Bate-papo Cultural é um evento aberto ao público e será realizado na sede do Arquivo (Foto: arquivo JC)

Atividade

A 80ª edição do projeto Bate-papo Cultural acontece com palestra e lançamento do livro “Libertas entre sobrados – Mulheres negras e trabalho doméstico em São Paulo (1880-1920)”, da historiadora Lorena Féres da Silva Telles. O evento será realizado no Arquivo Público e Histórico de Rio Claro, aberto à comunidade, nesta terça feira, a partir das 20h.

Graduada, mestre e doutoranda em História pela USP, Lorena Telles apresenta a metodologia que adotou para pesquisar o trabalho doméstico em São Paulo durante o século XIX, antes e depois da Abolição da Escravatura, analisando a relação entre mulheres negras e a profissão de empregada doméstica.

Segundo a autora, o livro remete ao período da Abolição no Brasil. “Comecei a pesquisar os processos de vagabundagem, como eram chamados na época. São históricos referentes às mulheres presas por vadiagem, considerada uma contravenção, registrados após a extinção da escravatura”, conta Lorena.

Conforme os registros policiais, tratava-se de mulheres desempregadas, bêbadas ou que somente estavam pelas ruas. A extrema miséria se confundia com vagabundagem e prostituição que, agravadas pelo racismo, culminavam em prisão.

Após a palestra será aberta uma discussão sobre o tema. Os interessados poderão adquirir o livro “Libertas entre Sobrados” no local pelo preço de R$ 40,00. O Bate-papo Cultural oferece certificado de participação e inclui sorteios de kits com produtos do Arquivo.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.