Renê Mainardi é artista visual com pesquisa em artes plásticas, cinema e fotografia; graduado em Comunicação Social e Artes Plásticas, especialista em Cinema pela EICTV

Vivian Guilherme

A residência do artista multimídia Renê Mainardi tem novo endereço a partir deste mês. Isso porque o rio-clarense embarca para o México, onde deve participar de diversos eventos e ministrar alguns cursos na Cidade do México. Segundo o artista, ele deve realizar um projeto de fotoperformance junto à artista mexicana Ruth Vigueras Bravo.

Intitulado “Por la mierda de lo amor”, o trabalho deve abordar, por meio dos conceitos da fotografia e da performance, frustrações e inquietações sobre relações amorosas presentes na sociedade contemporânea. Os artistas já trabalharam em outras ocasiões juntos no Brasil e na República Dominicana.

“Eu e Ruth criamos uma relação de amizade muito forte nas ocasiões em que trabalhamos juntos e nos identificamos na forma de trabalhar. Essa proposta surgiu quando a artista esteve no Brasil e ambos estávamos vivendo conflitos amorosos. Vamos tentar expor um pouco nesse trabalho que realmente a arte imita a vida”, descreveu Mainardi.

O resultado da criação dos artistas poderá ser visto no México no mês de agosto e no Brasil em setembro, no formato de exposição em espaços públicos. Em seu período de residência artística pelo país, o artista também ministrará uma série de palestras sobre fotografia e performance-arte na Universidad Nacional Autónoma do México na Faculdade de Artes e Desenho.

O ARTISTA

Renê Mainardi é artista visual com pesquisa em artes plásticas, cinema e fotografia. No entremeio, as suas pesquisas fotográficas vem se especializando na utilização da fotografia em suportes e meios visuais distintos. Graduado em Comunicação Social e em Artes Plásticas. Especialista em Cinema pela EICTV em Cuba. Entre suas pesquisas fotográficas, vem se destacando na fotografia de performance-arte, participando de festivais no Brasil e no mundo.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.