Animador de Rio Claro, Alan Camilo mora no Canadá há alguns anos e já trabalhou nas animações Smurfs 2, O Bicho vai Pegar, Era do Gelo, entre outras. O próximo trabalho a ser lançado é “Thor: Ragnarok”.

Vivian Guilherme

Morando no Canadá há alguns anos, o rio-clarense Alan Camilo tem um currículo invejável para qualquer aspirante na área da animação. Responsável pela animação de personagens como os ‘Smurfs’ e a ‘Era do Gelo’, os últimos trabalhos que levaram a assinatura do artista são ‘Cegonhas’, ‘Okja’ e o ainda inédito “Thor: Ragnarok”.

Em “Cegonhas: A História que não te Contaram”, filme da Warner Bros., lançado no Brasil em setembro do ano passado, Alan atuou como supervisor de animação. O longa de animação foi indicado a quatro prêmios, dos quais venceu três, dentre eles o Hollywood Film Awards e Heartland Film.

No filme sul-coreano/americano, “Okja”, Alan atuou como diretor técnico de animação, responsável pelas sequências do pasto, onde aparecem milhares de ‘piggos’. O filme teve grande repercussão principalmente por ter sido financiado pela Netflix, o que inviabilizou sua indicação à Palma de Ouro no Festival de Cannes.

O último trabalho do animador é “Thor: Ragnarok”, que estreia no Brasil em outubro deste ano. Ele explica que sua atuação nesses filmes é como animador. “Assim como um ator em um filme live-action, o animador é quem gera a performance, a atuação do personagem. No caso da animação CGI (Computer Generated Imagery), que é a mais utilizada atualmente, os personagens chegam à minha mão como se fossem fantoches, prontos para criar os movimentos, porém feitos no computador.”

TRABALHO

Alan conta que a oportunidade de trabalhar fora do país surgiu quando enviou seu portfólio para a Sony Animation Pictures e foi contratado. “Mas não foi tão simples assim”, adverte Alan, que revela ter trabalhado cerca de nove anos no Brasil e se dedicado muito para refinar seu trabalho, a ponto de chegar ao nível requerido pela Sony.

Fora do país, teve a oportunidade de trabalhar em diversos projetos, mas elenca uma “espécie de corrente de trabalhos” que considera mais importante em sua carreira, na qual a experiência que ganhou em um o levou a ser contratado para fazer o outro. Dentre eles estão ‘O Bicho vai Pegar 3’, ‘A Era do Gelo: Especial de Natal’, ‘Diablo III’, ‘Smurfs 2’, ‘MazeRunner’ e, atualmente, ‘Hotel Transylvania 2’.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.