Artista performático argentino, Gabriel Montero é um dos convidados do III Pocket Festival

Lourenço Favari

Artista performático argentino, Gabriel Montero é um dos convidados do III Pocket Festival
Artista performático argentino, Gabriel Montero é um dos convidados do III Pocket Festival

A Galeria Sechiisland realiza nesta sexta-feira (19), às 19 horas, a terceira edição do Pocket Festival, evento de performance-arte no qual são apresentados trabalhos de diferentes artistas. A entrada é franca.

Nesta edição se apresentam os performers Ana Roland e Lea Moraes, de Limeira; Thiago Buoro, de Rio Claro; e Gabriel Montero, da cidade de Quilmes, na Argentina. Os convidados vão realizar ações performáticas utilizando como elementos apenas o corpo, as roupas e pequenos objetos que caibam nos bolsos. “Esse é o conceito do festival. Trata-se de uma retomada da questão básica da performance, que é o corpo”, disse à reportagem o curador do evento e imperador vitalício da Sechiisland, José Roberto Sechi.

CONVIDADO

Natural de Quilmes, na Argentina, Gabriel Montero, 39, é artista performático há mais de 15 anos. De acordo com o programa do evento, sua obra começa com pintura, ‘arte objetual’ e instalação e vai derivando até centrar-se no corpo. Aborda como problemática o sujeito contemporâneo.

IMPORTÂNCIA

No momento em que a performance-arte ganha espaço no cenário artístico e começa a ser discutida no país, em função das várias ações performáticas nas capitais, Rio Claro garante sua contribuição para o segmento por meio das realizações da Sechiisland. “Trazer para Rio Claro estes artistas é uma oportunidade para o público ter um contato mais próximo com esta linguagem”, frisa Sechi.

O curador salienta o trabalho da sérvia Marina Abramović, que ajudou a difundir a arte no Brasil, com recentes apresentações. ”É um momento em que a performance cresce e ganha força”, garante.

FESTIVAL

Em sua terceira edição, o Pocket Festival já recebeu artistas de peso do universo da performance-arte. Entre eles, vale destacar os venezuelanos Ignacio Perez e Aidana Rico, além dos brasileiros Cecília Stelini (Campinas) e ZMario (Salvador).

NA CAIXA

Quem ainda não conseguiu ver a exposição “Na Caixa”, do rio-clarense Danilo Mônaco, pode aproveitar a ocasião e visitar as obras que estão no espaço e permanecem até o dia 28 de junho. A Sechiisland fica na Avenida M-29, 2.183, Jardim São João, Rio Claro.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.