Rio Claro conta com 1.700 pessoas com o vírus da Aids em tratamento

Ramon Rossi

Levantamento solicitado pelo JC às Prefeituras apontou que o município ararense lidera o número de casos confirmados de pessoas infectadas com o vírus da Aids, o HIV nos quatro primeiros meses de 2019. Araras contabilizou 10 casos, seguido de Rio Claro, 7 e Leme, 6.

Lembrando que Araras possui, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 131.282 habitantes. Enquanto, Leme, 101.184 habitantes e a ‘Cidade Azul’, 201.952 habitantes.

Em relação à sífilis – doença infectocontagiosa, sexualmente transmissível – Rio Claro lidera com 50 casos. Depois vem Araras com 32 e Leme com 20.

Serviço público

Para tentar combater os números na cidade, a Prefeitura de Araras oferece exames e tratamentos gratuitos em parceria com as unidades básicas de saúde. Como no SAE (Serviço de Atenção Especializada de Araras) composto pelo CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento). Por lá são disponibilizados testes rápidos de HIV e sífilis. Qualquer pessoa pode realizar o teste gratuito, desde que apresente o documento de identidade com foto. O resultado sai em 15 minutos.

A estrutura do local disponibiliza ainda consultório médico, sala para coleta de sangue, farmácia, sala de acolhimento e aconselhamento, consultório psicossocial, sala de reunião e treinamentos dos funcionários.

O local também oferece cuidados de enfermagem; orientação e apoio psicológico; atendimentos em infectologia, ginecologia, pediatria e odontologia; controle e distribuição de antirretrovirais; orientações farmacêuticas; realização de exames de monitoramento; distribuição de insumos de prevenção; atividades educativas para adesão ao tratamento e para prevenção e controle de DSTs e Aids.

1º quadrimestre de 2019

ARARAS

HIV: 10

SÍFILIS: 32

LEME

HIV: 6

SÍFILIS: 20

RIO CLARO

HIV: 7

SÍFILIS: 50

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.