Prédio da FMS de Rio Claro

A Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro emitiu na tarde desta terça-feira (26) uma nova nota sobre a situação dos atestados médicos emitidos pela rede pública na cidade.

Toda a questão teve início após a denúncia de comercialização dos atestados, o que teria anúncio até nas redes sociais. A queixa chegou à Câmara Municipal através do vereador Rafael Andreeta, que cobrou apuração do caso por parte da FMS.

Na tarde da última segunda (25), através do seu departamento jurídico, a Fundação havia anunciado a suspensão da emissão dos atestados, o que foi esclarecido em nova nota enviada na data de hoje. Confira, na íntegra, o material encaminhado à imprensa nesta terça (26).

“A Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro esclarece que, na segunda-feira (25), ao ser informada sobre a denúncia, imediatamente tomou providências necessárias para esclarecer a situação e evitar fraudes. A Fundação de Saúde registrou boletim de ocorrência para que as autoridades policiais façam a investigação dos fatos. A fundação também deu início a processo administrativo para apuração interna do assunto. Nesta terça-feira (26) estão sendo recolhidos todos os blocos timbrados até então utilizados para emissão de atestados médicos. Os atestados, já a partir desta terça-feira, passaram a ser emitidos por sistema informatizado, com cópia impressa disponibilizada para o paciente. Nos próximos dias será implantada certificação digital e QRcode nos atestados médicos emitidos pelas unidades da Fundação de Saúde. A Fundação Municipal de Saúde reforça que os atestados médicos continuam sendo emitidos, sem que haja prejuízo aos pacientes. Para esclarecer eventuais dúvidas sobre a legalidade de atestados médicos, a Fundação de Saúde disponibiliza o e-mail [email protected], que está publicado no site da Fundação de Saúde”.

O Grupo JC de Comunicação deixou aberto o espaço em seus programas para que a Fundação Municipal de Saúde prestasse esclarecimentos à população, porém a resposta foi de que, no momento, não serão concedidas entrevistas sobre o assunto.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.