Carlo Burigo é técnico do Ceapla/Unesp/Prefeitura de RC

O mês de julho chegou ao fim neste Domingo. Foram 31 dias sem chuvas, porém essa estiagem vem de mais tempo. Desde o dia 31 de maio, o município não registra chuva considerável acima dos 10 mm.

A média esperada para o mês era de 26,4 mm, que fechou zerado. Para agosto, que começa amanhã, a expectativa é de que a estiagem continue.

A estação mais fria do ano segue até o dia 22 de setembro e para o período inteiro o previsto é que chovam 110 milímetros. Ou seja, teríamos que ter um mês de agosto bem atípico, o que contraria a previsão.

No inverno todo de 2021, choveu apenas 46,8 milímetros (veja gráfico abaixo com as estatísticas de chuva na estação desde 1994. O inverno mais chuvoso no município foi no ano de 2009, quando choveu 246,8 milímetros. Já o mais seco foi em 2011 com 27,8 milímetros).

“O último ano em que fechamos o mês de julho sem chuvas foi em 2017. Em 2018 foram apenas 2,7 milímetros, 2019 ficamos em 25,6 mm, já em 2020 uma nova queda, cujas estatísticas apontaram 8,2 mm e por fim no ano passado 21,4 mm”, disse Carlo Burigo, técnico da estação Ceapla/Unesp/ Prefeitura de Rio Claro.

Inverno ‘quente’

Apesar da passagem de uma frente fria neste fim de semana, a média de temperatura neste inverno, que começou no dia 21 de junho, está acima da média 4,3 graus (média máxima 3 graus acima e média mínima 5,3 graus acima).

A realidade é bem diferente do ano passado. No dia 20 de julho de 2021, o município registrou temperatura negativa de 1,4 grau.

Preocupação

O tempo seco agrava uma realidade que preocupa autoridades e a população: as queimadas e incêndios.

A Defesa Civil alerta para alguns cuidados a serem seguidos como não jogar pontas de cigarro pela janela do veículo em estradas, não soltar balões nem fazer fogueiras, além de manter os terrenos sempre limpos.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Papai Noel chega domingo no Parque Lago Azul