Antonio Archangelo/Coluna PolítiKa

O Cade aprovou a fusão entre a Rumo Logística Operadora Multimodal S/A e a América Latina Logística (ALL)
O Cade aprovou a fusão entre a Rumo Logística Operadora Multimodal S/A e a América Latina Logística (ALL)

Em nota, a assessoria da América Latina Logística (ALL) confirmou a aprovação da fusão com a Rumo. A mudança poderá agilizar o processo de transferência das oficinas da área central de Rio Claro para a periferia, conforme projeto que tramita na esfera federal e na própria empresa.

“O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) acaba de anunciar a aprovação da fusão entre a Rumo Logística Operadora Multimodal S/A e a América Latina Logística (ALL). O negócio, que teve início em fevereiro de 2014, foi aprovado no âmbito do Tribunal do órgão antitruste, durante a 58ª Sessão Ordinária. Dentro do modelo de logística ferroviária e portuária integrada, a nova companhia atuará no transporte de grãos (soja e milho), açúcar, cítricos, celulose, fertilizantes, manufaturados e combustíveis. De acordo com a deliberação do plenário do CADE, deverão ser implementadas pela nova companhia medidas comportamentais”, disse.

“Nosso objetivo é aumentar a eficiência da operação ferroviária para a captação da maior quantidade possível de cargas, firmando contratos de longo prazo com os clientes e melhorando o nível do atendimento dos serviços”, afirma Marcos Lutz, CEO da Cosan.

“A operação não envolveu troca de recursos, mas somente a incorporação das ações da ALL pela Rumo”, cita a nota. O processo de fusão entre Rumo e ALL começou a ser definido em 24 de fevereiro do ano passado, quando a Cosan formalizou a oferta à ALL.

Em menos de três meses, os acionistas da ALL aprovaram a incorporação (08/05/14) e, em 21 de julho, a Rumo deu entrada na proposta de incorporação no Cade. Em 5 de novembro, a Superintendência-Geral (SG) do Cade classificou o caso como complexo, mesmo dia em que a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) aprovou a fusão sem restrições. Já no começo de dezembro (09/12), a SG transferiu a decisão final para o Tribunal do Cade, que aprovou a operação.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.