Divulgação

Alunos do curso Técnico em Enfermagem do Senac Rio Claro estão recolhendo embalagens vazias de vidro com tampa plástica de maionese ou café solúvel para auxiliar o Banco de Leite Maria Aparecida Polastri Hartung da Santa Casa de Rio Claro. Os vidros arrecadados serão usados pelas doadoras do banco para a coleta de leite materno.

“A arrecadação foi iniciativa de alunos em projeto de final de módulo. Eles perceberam a necessidade que o Banco de Leite tinha e sugeriram a campanha, que começou em 11 de novembro e segue até 13 de dezembro com ponto de coleta na unidade escolar”, diz Paula Marcela Aguilar, docente do curso Técnico em Enfermagem.

Dentro do curso, os alunos são incentivados a observar problemas e propor soluções, por isso, a iniciativa foi ampliada. Os alunos divulgaram a arrecadação na unidade, escolas, supermercados e unidades do Programa Saúde da Família (PSF). Os vidros arrecadados serão esterilizados pelo Banco de Leite para utilização pelas doadoras e na pasteurização de leite recolhido.

A coordenadora da maternidade, Gabriela Breda disse que os vidros são usados para a coleta residencial e também para o fracionamento do leite arrecadado. O Banco de Leite da Santa Casa atende os bebês prematuros, que precisam ser alimentados com leite materno para ganhar peso antes de sair do hospital.

A técnica de enfermagem do Banco de Leite, Elaine Cristina Carvalho de Lima, disse que os bebês ficam na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal até atingirem dois quilos. “Temos dez doadoras mensais que recebem os vidros para fazer a coleta em casa”, afirma ela.

Serviço:
Senac Rio Claro
Endereço: Avenida Dois, nº 720 – Centro
Informações: www.sp.senac.br/rioclaro ou telefone (19) 2112-3400

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.