Alho negro: Uma nova cor e um novo sabor

171

Favari Filho

Um bom prato precisa de um bom tempero e para incrementar ainda mais o sabor nada melhor que o alho, cuja origem data entre quatro e seis mil anos em algum lugar entre o continente asiático e a Europa mediterrânea. Existem muitas espécies do condimento e, para saber um pouco mais, a reportagem do Especial Gastronomia conversou com Angelo Tegon, produtor do alho negro, que falou sobre a cor que apresenta um novo paladar na culinária.

Com sabor adocicado, levemente defumado e frutado, “o alho negro é resultado de um processamento do alho comum”, esclareceu Tegon. O que impressiona, ainda segundo o entrevistado, são os aromas caramelados como café, balsâmico, cacau e shoyo. O processo de feitura é sem nenhum aditivo, ou seja, “as cabeças de alho são mantidas em estufa de três semanas a um mês. Nesse período, a temperatura e a umidade são controladas para que possibilitem atingir a coloração e o ponto ideal de maturação”.

Produtor explica processo de produção do tempero e fala das propriedades que são benéficas para a saúde
Produtor explica processo de produção do tempero e fala das propriedades que são benéficas para a saúde

 

 

COMBINAÇÃO

O alho negro combina bastante com massas, frutos do mar, carne, canapés, saladas, risotos e sobremesas e, além de possuir um sabor único, é ótimo para sua saúde. O processo de envelhecimento e fermentação, segundo Angelo Tegon, aumenta todos os benefícios do alho convencional. Cabe lembrar que o tempero possui um elevado índice de antioxidantes, que chega a ser duas vezes maior que o encontrado no alho convencional. Portanto, experimente!

 

[box]

MASSA COM ALHO PORÓ E ALHO NEGRO

INGREDIENTES:

500 gramas de penne;

1 colher sopa de azeite;

2 cebolas pequenas;

2 talos de alho poró;

300 gramas de creme de leite fresco;

2 cabeças de alho negro;

Tomate cereja;

Sal e pimenta do reino.

MODO DE FAZER:

Coloque a massa para cozinhar e siga as instruções da embalagem. Derreta a manteiga, refogue a cebola e o alho poró até ficarem transparentes. Adicione o creme de leite e acerte o sal e a pimenta. Deixe ferver por dois minutos. Quando a massa estiver no ponto, misture ao molho de alho poró e coloque os tomates e o alho negro. Tampe a panela. Espere cerca de três minutos. Sirva a massa com medalhão de filé com molho de vinho.

 

[/box]

Qual sua opinião? Deixe um comentário: