Todo 1º de dezembro é marcado pelo Dia Mundial de Combate à Aids, em que toda sociedade volta-se à conscientização de prevenção à doença.

Em Rio Claro, o Serviço Especializado em Prevenção e Assistência (SEPA), da Fundação Municipal de Saúde, convida para uma roda de conversa nesta sexta-feira (1º), às 14h, toda população interessada em entender melhor quais os métodos eficazes contra o vírus HIV. A participação é gratuita e acontece no ambulatório, na Avenida 19 esquina da Rua 10, bairro Consolação. Na oportunidade, será abordado com destaque um novo método disponibilizado pelo Ministério da Saúde. É o PREP (Profilaxia Pré-Exposição Sexual).

Entenda

De acordo com a coordenadora Neide Outeiro Pinto, existe hoje a prevenção combinada contra o HIV/Aids. “É quando juntamos várias estratégias para obter a prevenção. Preservativo, teste rápido de diagnóstico, PEP (Profilaxia Pós-Exposição Sexual) – quando existe uma relação sexual de risco, em até 72h depois é possível tomar esse remédio durante um mês e se prevenir”, explica.

Agora, o ministério lançou três mil tratamentos por meio do PREP. “É para aquelas pessoas que certamente irão se expor ao risco. É um grupo de alta vulnerabilidade, como transexuais, homens que fazem sexo com homens, homossexuais e profissionais do sexo. Essas garotas de programa acabam tendo dificuldade em negociar o uso do preservativo, o ambiente em que fazem programa não dá condições. Dentro da questão da vulnerabilidade, cada caso será estudado individualmente. A pessoa inicia o tratamento anterior à exposição. Pessoas de outros grupos que queiram utilizar o método passarão por um estudo e negociação para usar a prevenção de outra forma”, detalha a coordenadora.

A eficácia do tratamento já foi comprovada, no entanto, as doses (três mil) serão distribuídas para todo o país conforme dados estatísticos de cada cidade. Até o momento, não há previsão para que Rio Claro receba o medicamento. O assunto será debatido no encontro desta sexta-feira.

Casos em RC

Segundo os dados estatísticos do Serviço Especializado em Prevenção e Assistência (SEPA), de 2009 a 2017 são 1.484 pessoas de Rio Claro convivendo com o HIV/Aids. A faixa etária mais comum dessas pessoas em tratamento é entre os 20 e 40 anos. Vale lembrar que todo posto de saúde oferece o teste rápido gratuito.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Notícias:

Programa combate lentidão na abertura de empresas

Brasil: número de mortes por ataques de cães cresce 27%