Moradores da Avenida M-19, localizada atrás da Lagoa Seca do Cervezão, têm casas invadidas por água e prejuízos após forte chuva registrada nesta segunda.

A água, segundo os moradores, chegou a 1,5 metros de altura e subiu de forma muito rápida. Ainda de acordo com eles, algo semelhante não ocorria há quase 10 anos.

Morador Luíz Bezerra mostra a altura que a água alcançou.

A BRK, empresa responsável pelo sistema de esgoto do município foi citada pelos moradores. Para eles esse alagamento ocorreu por conta da manutenção realizada pela empresa na região no final do ano passado.

A BRK informa que, no município de Rio Claro, opera o sistema de esgotamento sanitário.

O alagamento ocorrido após chuvas intensas na avenida M-19, relatado pelos moradores, não tem relação com o sistema de esgoto. O problema está relacionado ao sistema de drenagem de águas pluviais (drenagem de água de chuva), cuja operação e manutenção são realizados pelo Município.

A empresa destaca ainda que, no final do ano passado, executou uma obra de substituição de 15 metros de emissário de esgoto, após ocorrência de rompimento local. O material antigo era de concreto e foi trocado por PVC – material mais resistente a rompimentos. Esta obra é parte do sistema de esgoto, sem relação com o sistema de drenagem pluvial.

Técnicos da concessionária atuaram na região e o sistema de esgoto opera em condições normais.

Adicionalmente, a BRK reforça que as redes coletoras de esgoto foram dimensionadas para receber 99% de material líquido e somente 1% de sólido. Portanto, lixo como restos de alimento, papel higiênico, fraldas e fio dental, não devem ser descartados nas redes e em ligações residenciais, assim como a água de chuva dos imóveis.

Para qualquer necessidade relativa à operação do sistema de esgoto, a BRK disponibiliza atendimento gratuito 24 horas através do 0800 771 0001.

Uma equipe da Defesa Civil esteve na manhã desta terça-feira (10) no local e conversou com as famílias atingidas.

Tags: , ,

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Programa combate lentidão na abertura de empresas

Jucielen vence bicampeã nos EUA