Agnelo Matos (PT) durante debate sobre o aumento do número de vereadores na Rádio Excelsior Jovem Pan AM

Antonio Archangelo/Coluna PolítiKa

Agnelo Matos (PT) durante debate sobre o aumento do número de vereadores na Rádio Excelsior Jovem Pan AM
Agnelo Matos (PT) durante debate sobre o aumento do número de vereadores na Rádio Excelsior Jovem Pan AM

Durante entrevista ao programa Hora da Verdade, da Excelsior Jovem Pan AM, o ex-presidente da Câmara Municipal, Agnelo Matos (PT), afirmou que a proposta de aumento do número de vereadores não aumentará o gasto com pessoal conforme determina a legislação federal.

Coautor do projeto que pretende ampliar de 12 para 19 cadeiras o legislativo, o petista citou a necessidade da mudança para ampliar a representatividade. “Este ano terá uma redução ainda mais forte nas gastos da Câmara após a Reforma que aprovamos, mas tenho certeza, que dá para ter 19 vereadores com o mesmo recurso que utilizamos ano passado”, se recordou.

Assinaram a proposta outros três vereadores: Raquel Picelli (PT), Dalberto Christofoletti (PDT) e Calixto (PRP). “A expectativa é que a proposta chegue para votação em 40 dias, após tramitação normal nas comissões internas do legislativo”, citou o vereador.

De outro lado, o líder da oposição Juninho da Padaria (DEM) rechaçou a proposta de ampliação do número de vereadores. Em entrevista nessa quarta-feira (25), Juninho citou as manifestações populares e defendeu a manutenção de doze vereadores para a próxima legislatura.

“É um contrassenso discutir esta questão agora, no momento em que a população sai às ruas”, citou o parlamentar. “Já temos nossa opinião formada e acho que dificilmente o projeto seja aprovado pelos vereadores”, fez uma previsão.

Cabe lembrar, que desde que o aumento de vereadores voltou a ser possível, após aprovação de uma Proposta de Emeda Constitucional, Rio Claro decidiu pela manutenção de doze cadeiras. Em 2011, a proposta de emenda à Lei Orgânica 01/2011, assinada pela Mesa Diretora, manteve a Câmara com 12 vereadores. Até 2004, a Câmara de Rio Claro contava com 19 cadeiras. O número foi reduzido sem que o repasse para o Legislativo diminuísse.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.