Escola Estadual Dr. Marco Aurélio, em Goiás. Foto: Reprodução/Twitter.

FRANCISCO LIMA NETO (SÃO PAULO, SP, FOLHAPRESS)

Um adolescente de 13 anos esfaqueou três colegas na manhã desta terça-feira (11), em Santa Tereza de Goiás (GO), a 372 quilômetros de Goiânia. As informações são da SSP (Secretaria de Segurança Pública) de Goiás.

O menor usava uma touca ninja, conhecida como balaclava, uma faca e uma machadinha, de acordo com Stanislao Mont’Serra Garcia, delegado regional de Porangatu, responsável pela área de Santa Tereza de Goiás.

O palco da violência foi o colégio estadual Dr. Marco Aurélio, no centro, e ocorre 15 dias após um adolescente de 13 anos matar uma professora na escola Thomazia Montoro, em São Paulo.

“O menor, de posse de uma balaclava, de uma faca, de uma machadinha e de outros materiais, foi ao colégio, lançou uma bombinha na sala de aula e, com o estrondo, seus colegas saíram para o corredor, quando então ele começou a desferir golpes de faca vindo a acertar três colegas”, explicou o delegado.

Após acertar os colegas, de acordo com Garcia, o adolescente perseguiu uma professora, que conseguiu fugir e se trancar em uma sala. Nesse momento, um auxiliar de limpeza conseguiu detê-lo até a chegada da polícia.

O estudante que promoveu o ataque não tem histórico de violência junto à comunidade escolar, ressaltou a Secretaria de Educação.

As vítimas foram socorridas imediatamente e o estado de saúde delas é regular, sem ferimentos graves, de acordo com a Secretaria de Segurança. Uma delas já recebeu alta.

O adolescente autor do ataque foi apreendido e encaminhado para a Delegacia de Porangatu. O delegado afirmou que o agressor vai responder por ato infracional análogo a três tentativas de homicídio.
Na casa do menor foram apreendidos materiais e anotações que, segundo Garcia, indicam que o adolescente estava planejando o ataque há algum tempo.

Também nesta terça, a Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia de Rio Verde, identificou e apreendeu o responsável por um perfil que fazia ameaças de massacre em duas escolas públicas de Rio Verde. Trata-se de um adolescente de 16 anos.

Nas postagens, segundo a Secretaria de Segurança Pública, o menor afirmava que mataria pessoas em duas escolas. O adolescente ainda postava foto de armas, causando pavor em pais, alunos e professores, ressalta a secretaria.

O aparelho celular que ele usava para acessar as redes sociais e publicar as ameaças foi apreendido.

A pasta da segurança afirmou que as forças policiais de Goiás estão com máxima atenção e trabalham nas redes atrás de pessoas que possam praticar ou fomentar esse tipo de atentado, em especial o Batalhão Escolar e a Delegacia de Crimes Cibernéticos.

Na segunda (10), Polícia Civil de Goiás cumpriu mandado de busca e apreensão na casa de um menor de 14 anos de idade que incitava e fazia apologia a crimes de massacres em escolas.

A Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos cumpre hoje quatro mandados de busca e apreensão em Goiânia e Rio Quente.

Tags: , , ,

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.