Rio Claro registra óbito por febre maculosa

A Vigilância em Saúde aguarda resultados de exames do Instituto Adolfo Lutz. Outras três pessoas tiveram a doença confirmada como causa da morte

A Secretaria de Saúde de Campinas foi notificada na noite desta terça-feira, 13 de junho, da morte da adolescente de 16 anos que estava internada em um hospital privado no município com suspeita de febre maculosa.

Ela compareceu ao mesmo evento, no dia 27 de maio, do qual participaram outras três pessoas que morreram em consequência de complicações da doença. A festa aconteceu na Fazenda Santa Margarida, no distrito de Joaquim Egídio (região Leste da cidade), local provável de infecção.

Em razão das confirmações, a ocorrência configura-se como um surto de febre maculosa localizado. O distrito de Joaquim Egídio é mapeado como área de risco para a doença.

A adolescente foi hospitalizada na última sexta-feira, 9 de junho. O caso dela já havia sido notificado à Vigilância em Saúde como suspeito de febre maculosa, dengue, leptospirose ou meningite. No entanto, a família só referiu o evento da Fazenda Santa Margarida nesta terça-feira, 13 de junho, ao ver a repercussão na imprensa. O material coletado está em análise no Instituto Adolfo Lutz. Por isso, a causa da doença ainda não foi confirmada.

Casos confirmados

O piloto de Jundiaí (SP), Douglas Costa, e a namorada, Mariana Giordano, morreram e tiveram os casos confirmados como febre maculosa a causa do óbito. Foto: Reprodução/Instagram.

Mais cedo, na tarde da terça-feira, a Secretaria de Saúde confirmou que a doença causou as mortes de um empresário de 42, de Jundiaí, e de uma mulher de 28 anos, de Hortolândia.

Na noite de segunda-feira, 12 de junho, a pasta tinha confirmado a mesma causa para a morte da namorada do empresário, uma dentista de 36 anos, moradora de São Paulo.

O empresário, a namorada dele e a moradora de Hortolândia morreram no mesmo dia, em 8 junho.

Medidas

Foto: Eduardo Lopes/PMC.

A Prefeitura desencadeou uma série de ações de prevenção, informações e mobilização contra a febre maculosa na Fazenda Santa Margarida e entorno.

A Fazenda Santa Margarida só poderá fazer novos eventos após apresentar um plano de contingência ambiental e de comunicação.

Os responsáveis pela fazenda foram notificados sobre a importância da sinalização quanto aos riscos da febre maculosa.

Na manhã desta quarta-feira, 14 de junho, o prefeito de Campinas, Dário Saadi, convocou reunião em caráter emergencial com toda a área de saúde do município para discutir medidas de enfrentamento à febre maculosa. Às 11h45, o prefeito dará uma coletiva à imprensa para anunciar as providências.

Tags: ,

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.