Foto – Arquivo

Divulgação

Rotatória da Avenida 29 com a Rua 9 e Via Kennedy, uma das principais entradas do município de Rio Claro. (foto arquivo)
Rotatória da Avenida 29 com a Rua 9 e Via Kennedy, uma das principais entradas do município de Rio Claro. (foto arquivo)

Com uma frota que ultrapassa 164.500 veículos automotores, Rio Claro, que tem população de quase 200 mil habitantes, vem recebendo importantes investimentos e obras para mais segurança ao trânsito. Nesta semana, a prefeitura anunciou mais duas intervenções.

Nessa segunda-feira (23) serão feitas mudanças em caráter experimental nas duas rotatórias da Rua 14 com a Avenida Saburo Akamine. Os acessos existentes nas rotárias serão fechados com prismas de concreto e cavaletes para sinalizar e alertar os motoristas sobre as alterações no trajeto. Se a modificação for avaliada tecnicamente como positiva pela Secretaria de Mobilidade Urbana, a obra será feita de forma definitiva no decorrer dos próximos meses.

A outra mudança será feita a partir da terça-feira (24). Haverá alteração da mão de direção na região de acesso ao Terminal Rodoviário Intermunicipal, no bairro Jardim Mirassol. As mudanças serão feitas na mão de direção no final da Avenida 3, altura das ruas 15 e 17, na via paralela à Avenida Tancredo Neves. O local passará a ter sentido único de direção centro-bairro, acompanhando o mesmo sentido da Avenida Tancredo Neves.

A mudança de mão de direção dará mais fluidez e segurança ao trânsito. Aquela região concentra redes de lanchonetes, agências bancárias, churrascaria, posto de gasolina, hotéis, centro comercial e dá acesso a rede atacadista de supermercados. Com a mudança será permitido o estacionamento de veículos somente do lado esquerdo da via.

Novo trecho de via no Cervezão

A prefeitura também está agindo em outras frentes para melhorar o trânsito em pontos movimentados da cidade. Na região de acesso ao Jardim Cervezão, na região norte, o município iniciou os procedimentos técnicos e operacionais para abertura de um novo trecho de via pública.

O prolongamento da Rua M-10 ficará entre a Avenida M-15 e Avenida Paulista. O trabalho está sendo realizado em conjunto pelas secretarias de Obras, Mobilidade Urbana e de Paisagismo.

A limpeza da área já foi iniciada e em seguida deverá ser construída uma boca de lobo para escoamento de águas da chuva. A previsão é de que os trabalhos sejam finalizados nas próximas semanas. O prolongamento da Rua M-10 terá 100 metros de extensão por oito metros de largura e ficará paralelo à Rua M-9, que dá acesso ao Pronto Atendimento do Cervezão.

Já para a região nordeste está sendo preparada a remodelação e ampliação da rotatória da Rua 6-A com Avenida 50-A. O projeto está pronto, foi discutido e aprovado pela comunidade e as obras deverão ser iniciadas em breve.

Além disso, o Departamento de Trânsito vem substituindo em média 100 placas de sinalização por mês. A revitalização das pinturas de solo também é feita de maneira constante em toda a cidade.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.