Reconstrução da cozinha do Abrigo segue em obras

Fabíola Cunha

Reconstrução da cozinha do Abrigo segue em obras
Reconstrução da cozinha do Abrigo segue em obras

O Abrigo São Vicente prepara para os dias 11 e 12 de abril a tradicional quermesse e leilão, que visa arrecadar fundos para as obras na cozinha da entidade, que passar por completa reestruturação.

O padre Éverson Damian Lunardi, coordenador do Abrigo, explica que diariamente são preparadas cerca de 600 refeições, consumidas pelos 98 idosos (5 refeições diárias), 60 funcionários e também os voluntários. Segundo ele, a nova cozinha é construída de acordo com as orientações da Vigilância Sanitária. “A cozinha tem que ter uma sala especial para o preparo dos alimentos, separando vegetais de carnes, por exemplo, tem que ter uma sala para higienizar equipamentos, uma dispensa, refeitório. É quase que construir um abrigo novo”, diz. Lunardi foi entrevistado no Jornal da Manhã da Rádio Excelsior Jovem Pan dessa terça-feira (31).

No dia 11, sábado, a quermesse acontece depois da missa das 19h, oferecendo quitutes como cuscuz, pastel, espetinho, doces, bombons, bebidas, frango à passarinho, além de shows de cantores locais. No dia 12, domingo, haverá leilão de gado, a partir das 15h, seguido de quermesse.

Para Nardi é importante realizar a quermesse no próprio Abrigo, pois leva a festa para os idosos que ali residem, que raramente participam de atividades como essa.

Além disso, eventos como esse suprem a necessidade de renda que os repasses municipais e estaduais não conseguem: “O repasse do Estado chega a 10% dos nossos gastos e quando a situação fica difícil as doações caem muito as doações, em janeiro e fevereiro elas caíram muito, mas ‘engordamos as vacas’ antes, para não sofrermos”, avalia.

Formado em 1911 como realização das obras da associação Vicentina e coordenada pelo padres Orionitas a partir de 1950, o Abrigo São Vicente fica na Rua 1, nº 270, Centro. Informações sobre esse evento e outras atividades podem ser obtidas pelo fone (19) 3524-3188.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.