O colaborador é cronista, poeta, autor teatral e professor de redação.

Jaime Leitão

Como entender o comportamento humano? Como saber se o monstro interior presente em cada ser não vai explodir um dia e se manifestar em um ato hediondo, devastador, completamente incontrolável?

A maioria das pessoas sublima esse lado tenebroso trabalhando, criando obras de arte ou extravasando essa região obscura praticando esporte ou tendo algum hábito que satisfaz o espírito inquieto de cada um, seja assistindo a filmes, lendo livros, sendo criativo nas mais diversas atividades.

A notícia trágica do assassinato de três crianças, duas meninas e um menino, com menos de dois anos, uma professora e uma auxiliar de ensino, na manhã desta terça-feira, em uma creche na cidade de Saudades, nos deixa horrorizados.

Fico pensando o que passava na cabeça de um jovem de 18 anos na hora em que invadiu a escola, carregando um facão, uma espécie de adaga, segundo um policial, e passou a esfaquear quem ele encontrava pela frente.

Como imaginar que em uma cidade de 10.000 habitantes, localizada no Oeste de Santa Catarina, perto de Chapecó, a manhã fria e azul teria a sua paz interrompida por alguém enlouquecido, disposto a matar crianças e adultos, com uma ferocidade assustadora?

Cidade de nome poético, Saudades. Creche com nome não menos poético: Aquarela. Quem estava na escola ou nas imediações ouviu os gritos de socorro e tentou salvar algumas crianças tomadas pelas cenas de terror presentes.

O trauma das crianças e também das professoras não se apagará nunca. Precisarão de apoio psicológico durante anos ou décadas. Assim mesmo nada apagará a memória de quem viveu diretamente esses momentos de terror. Cada vez mais o horror se apresenta nos locais onde parecia impossível que ele estivesse presente.

Ser humano? Imprevisível. Alguns carregam história de vida complicada, uma infância de bullying na escola. Não sei se é o caso desse jovem, mas nada justifica um ataque dessa natureza.

Como viver bem em um mundo tão pesado e vulnerável a comportamentos que ferem a vida, destroem a alegria, a beleza da infância, de forma inesperada e absurda?

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.