Não é novidade… Ano de Copa do Mundo é ano de febre nas bancas de jornais. De quatro em quatro anos apaixonados por futebol correm e se mobilizam para completar o famoso álbum de figurinhas com cromos das seleções e jogadores participantes do maior evento do esporte que mora no coração dos brasileiros.

Em 2022, a correria veio um pouco mais tarde do que o normal, assim como a própria Copa, que acontecerá entre novembro e dezembro, mas desde que foi lançado, no fim de agosto, o álbum ganhou novamente o público e virou assunto entre colecionadores de várias idades. Além de trazer euforia para quem quer conseguir todas as figurinhas, a febre do álbum da copa traz alegria para quem ganha fôlego no comércio.

“A procura pelo álbum sempre é boa e esse ano está sendo boa de novo, até em relação a anos anteriores um pouco melhor. A Copa tem a magia para quem gosta de colecionar as figurinhas. Aqui na banca ficamos contentes com isso”, comenta Reinaldo Zambone, da Banca da Matriz.

Uma das maiores graças para quem quer completar o álbum é fazer as trocas das figurinhas e, em Rio Claro, todo mundo sabe, que aos fins de semana, as praças do centro da cidade são sempre pontos de encontro ideais para os colecionadores.

“A gente vê sempre a moçada na praça, aos finais de semana o pessoal se reúne nas mesas que nós montamos na frente da banca para fazer as trocas. É um movimento, uma convivência muito legal, além de que dá uma revitalizada nas bancas”, afirma Reinaldo.

Além das praças, esse ano o Mercado Municipal também virou local de troca, sempre aos domingos de manhã, das 8 às 13 horas.

Apesar de não ser uma exclusividade da Copa do Qatar, o álbum continua ocupando seu lugar como objeto de desejo dos apaixonados por futebol, sejam as crianças, que ainda estão começando suas coleções, ou mesmo aqueles que já têm vários exemplares de copas anteriores.

“Quando eu era pequeno até que não colecionava, mas em 1990 eu já trabalhava e resolvi entrar na brincadeira, de lá pra cá esta é a 9ª Copa do Mundo e eu tenho o álbum de todas elas”, comenta o publicitário Frederico Maroco, que completa: “É muito gostoso o processo para completar o álbum, a sensação de abrir os pacotinhos, fazer as trocas pra conseguir aquela figurinha que está faltando, é muito prazeroso”.

Quem está no primeiro álbum, também se diverte em busca das figurinhas. É o caso de Anna Maria Aveno, que aos 7 anos, tem a ajuda dos papais para começar sua coleção. “Ela viu os amiguinhos na escola e veio pedir pra fazer também. Nós incentivamos, ajudamos, mas é ela que vai atrás, que está colando, que abre os pacotes. Fazemos questão dela sentir que o álbum é dela”, diz o pai Régis.

Seja pela tradição, pela empolgação, ou até mesmo pela paixão, o que importa é que muitas pessoas querem completar o álbum para aumentar ou começar as suas coleções.

Figurinhas Extras

Grande novidade deste ano, as figurinhas extras, bem mais raras que as tradicionais, atraíram ainda mais pessoas na corrida pelos pacotes de cromos. Dos cards básicos aos lendários, de ouro, os principais nomes do futebol mundial estão sendo caçados pelos colecionadores. A figurinha dourada do Neymar, por exemplo, chegou a ser colocada à venda por mais de 9 mil reais na internet.

Mercado Municipal terá troca de figurinhas novamente neste Domingo

Neste domingo (11), o Mercado Municipal de Rio Claro novamente terá atrações para os consumidores. Das 8 às 13 horas, os colecionadores de figurinhas poderão comprar ou trocar figurinhas do álbum da Copa do Mundo de Futebol do Catar.

A troca de figurinhas aos domingos no Mercadão começou há semanas e tem reunido grande número de pessoas.

As pessoas que forem ao Mercadão, localizado na Avenida Visconde com ruas 8 e 9, participarão de sorteio de brindes e ouvirão música ao vivo, com Orlando Rodrigues. As crianças terão espaço para brincadeiras.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Esportes:

Shopping Rio Claro tem ponto de troca de figurinhas da Copa

Rio Claro enfrenta Bauru nos playoffs