Setor automotivo conta com tecnologia avançada e um futuro promissor, tendo maior automação e conectividade nos carros

Os avanços tecnológicos na indústria automobilística são notáveis e a cada dia montadoras trabalham para desenvolver processos de automação que não precisem mais da participação humana na direção do carro. Em busca de mobilidade, conforto, praticidade e segurança a tendência mundial é um futuro com veículos 100% autônomos, onde carros se dirijam sozinhos sem motoristas.

De olho também na sustentabilidade, já são comercializados veículos elétricos, híbridos ou com uso de combustíveis alternativos. Carros conectados (internet das coisas – IoT) e até táxis voadores (VTOLs – veículo elétrico de pouso e decolagem vertical) não são mais “ficção científica”.

Parece desafiador, mas já vivemos essa era de automóveis conectados e tecnológicos. Estudo da SBD Automotive prevê que a conectividade interna de veículos aumente para quase 96% até 2030 e uma projeção do Rocky Mountain Institute indica que no mesmo ano citado, os elétricos representarão quase 90% da frota mundial.

Uma boa parte dos carros ainda são manuais, dependendo totalmente do motorista para dirigir, acelerar ou frear. Mas, devido ao avanço tecnológico, já existem hoje veículos com direção assistida e com automatização parcial ou condicionada, possibilitando ao motorista desfrutar de recursos como assistência de centralização da pista para manter o carro na faixa e o controle de velocidade adaptativo, sistema que mantém uma velocidade pré-definida pelo motorista acelerando e freando o carro sozinho para manter o automóvel a uma distância segura do carro à frente.

Foi-se o tempo em que o câmbio automático chamava a atenção e o painel eletrônico deixava os motoristas deslumbrados. A tecnologia automotiva vem evoluindo a passos largos, hoje motoristas contam com uma central multimídia que reúne diversas funcionalidades, fazendo uma verdadeira conexão entre os ocupantes e o veículo.

Anteriormente no ShowCar falamos sobre a tecnologia do Nivus e do Fastback, dessa vez fomos até a Honda conhecer o carro mais vendido da marca aqui em Rio Claro que, segundo o vendedor Emerson Cano, foi um dos mais emplacados no último trimestre (julho, agosto e setembro).

Emerson conta que o HR-V Touring possui todas as funcionalidades em ascensão, tecnologias cada vez mais habituais em carros importados e nacionais. E detalha itens do carro que não imaginávamos existir anos atrás.

blank
blank
blank

É possível espelhar o seu celular (Apple CarPlay e Android Auto) na central multimídia de 8” sem precisar usar fio. Na tela também é projetado a câmera de ré com três vistas (plana, profunda e de cima para baixo) e a câmera LaneWatch, localizada no retrovisor direito para auxiliar na redução de pontos cegos.

Carregar celular não precisa mais de cabo, é feito por indução. O banco do motorista ganhou ajuste elétrico, os limpadores de para-brisas acionam automaticamente através do sensor de chuva, a chave tem sensor presencial (Smart Entry) e faz programação para ligar o carro e ligar o ar condicionado sem estar dentro do carro, também dá pra ligar o veículo apertando um botão (Start Stop).

O ar condicionado é digital Dual Zone, permitindo que passageiro e motorista escolham temperaturas distintas, também tem ventilação exclusiva para os ocupantes do banco traseiro. A alavanca freio de mão dos carros antigos virou botão elétrico (função Brake-Hold), com um simples toque o motorista aciona o moderno freio de estacionamento eletrônico.

Que tal faróis com acendimento e ajustes automático, abrir e fechar porta malas com o pé ou ainda ter piloto automático que mensura a distância entre carros, acelera e freia sozinho, faz controle de faixa mantendo o carro centralizado na rodovia e quando detecta pedestres ou ciclistas, aciona a frenagem de emergência parando o carro imediatamente?

Os modelos de veículos atuais têm muita tecnologia e o nível de competitividade entre as montadoras é acirrado, fazem de tudo para conquistar a atenção do consumidor.

Mais em Showcar:

Civesa apresenta Novo Chevrolet Spin 2025

iCar: o aplicativo de viagens original de Rio Claro