Dos 76 anos que Belinha presenciou, 60 deles foram vividos dentro do salão de beleza entre cortes e penteados. Já nas horas vagas vai para a cozinha pilotar as panelas e cuidar das plantas no quintal. E guardar as tesouras está longe para a rio-clarense de coração

Nesta semana, a senhora miúda e boa de conversa recebeu a equipe do JC no salão de beleza em que é proprietária na Avenida 8, no Centro de Rio Claro. Maria Isabel se mudou para a Cidade Azul em 1965 e, com muito investimento no conhecimento, hoje também é técnica, estilista e visagista, além de ter feito vários cursos internacionais. A profissional vai falar sobre trabalhar feliz e realizada aos 76 anos de idade.

Raio X

Nome completo: Maria Isabel da Costa Tinos

Idade: 76 anos

Profissão: cabeleireira

Relacionamento: viúva de José Tinos 

Filhas: 4

JC – A vida renasce depois dos 50?

Maria Isabel – Na realidade, se você souber levar a vida, você continua do mesmo jeito, um pouco melhor, porque você se torna um pouco mais responsável.

JC -Dizem que não há vida boa nessa idade sem três coisas: saúde física, saúde mental e independência financeira. Concorda?

Maria Isabel – Concordo, pois só estou trabalhando com 76 anos por causa disso, pois é o que desejo para a minha vida. Com o tempo, ficamos mais responsáveis. Nós nos preocupamos mais com a saúde física e mental. Sempre estudei muito sobre a minha profissão, mas aos 60 anos, tentei fazer pedagogia, mas comecei mesmo foi fazer cosmetologia e estética. Além disso, fiz  muitos cursos profissionais em São Paulo, cursos caríssimos que ainda frequento. Tudo isso para melhorar o meu desempenho na profissão para atender melhor o meu cliente do salão e também meus alunos. Tenho uma família maravilhosa, que eu adoro. Eu quero que eles tenham um futuro melhor. Espero que Deus me dê, ainda, muita saúde. Aproveito o espaço para agradecer todas as pessoas que fizeram parte da minha jornada de trabalho. Essa profissão é gratificante. As pessoas nos procuram nas horas mais importantes de suas vidas. Somos gratos por isso!

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.