Com entusiasmo e muita energia, inclusive vinda das cores da vestimenta, psicóloga recebeu reportagem do JC em casa e falou que ‘só envelhece quem vive. Seja aos 50, 60, 70 ou mais’

Dona de uma carreira consolidada na cidade de Rio Claro, a psicóloga Maristela Maria Marcondes Ferreira Antonio, de  62 anos, que resolveu empreender depois dos 60, disse que é preciso buscar aquilo que gosta. “Não é só dinheiro. É prazer também. E autocuidado”, citou. Para ela, que assumiu os grisalhos durante a pandemia da covid-19, a melhor idade é qualquer idade. “Vai depender muito de como você vive e vai enxergar isso”.

Nome completo: Maristela Marinho Marcondes Ferreira Antonio 

Idade: 62 anos

Profissão: psicóloga clínica

Relacionamento: casada com Wilson Roberto Antonio

Filhos: Ivan e Murilo

Neto: Leonardo

JC – A vida renasce depois dos 50?

Maristela – A vida renasce em qualquer idade! Seja aos 30, 40 como nos 70, 80. Tudo vai depender de como você encara os seus dias, objetivos e sonhos. A perspectiva que você tem e dá para sua vida no momento em que o mundo estará. A vida pode renascer após os 50, 60 se aprendermos a lidar e aceitar as limitações que teremos como consequência da idade e o desgaste do corpo e mente. Sabendo aceitar certas limitações podemos reaprender e adequar nossa rotina e priorizar a qualidade de vida sem esquecer de se divertir e curtir as pessoas importantes e que amamos.

JC – Dizem que não há vida boa nessa idade sem três coisas: saúde física, saúde mental e independência financeira. Concorda?

Maristela – Concordo. Há necessidade de cuidarmos da saúde física para fortalecermos o corpo e retardarmos o desgaste. Independência financeira é importante para continuarmos com liberdade para regermos nossas vidas sem depender de familiares e mantermos a dignidade. Saúde mental então é primordial! Conservando o bom senso, usando a sabedoria e tendo uma boa dose de bom humor, driblamos as doenças mentais, tendo disposição para continuar independente financeiramente e buscar melhorar a saúde física.

JC – Qual a importância da família em sua vida?

Maristela – Ah, na minha vida a família é tudo! Tenho orgulho da família que eu e meu marido formamos. Foram eles que me deram força para trabalhar, amar, ter auto estima boa, vontade de viver. O ânimo para enfrentar as dificuldades e construir realidades. Através deles eu me amo. Ver o afeto e a admiração que tem por mim mostra que consegui vencer! E com a chegada do netinho minha vontade de melhorar e viver mais cresceu! Não seria nada sem eles.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.