Divulgação 

Os dados coletados pela estação agrometeorológica de Rio Claro já estão disponíveis online. Para ter acesso às informações, atualizadas a cada 20 minutos, sobre temperatura, umidade relativa do ar, precipitação e radiação solar no município, basta entrar no endereço www.ciiagro.org.br/ema/index.php?id=262. É a primeira estação meteorológica da região rural de Rio Claro, fica na escola municipal agrícola Engenheiro Rubens Foot Guimarães e foi entregue à comunidade na segunda-feira (12) pelo prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, na segunda-feira (12).

“Esse é mais um exemplo de parceria da prefeitura levando benefícios à comunidade”, comentou Juninho, lembrando que o equipamento foi cedido sem custos a Rio Claro pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC), vinculado ao governo estadual, a partir de ação da unidade local da Casa da Agricultura do Estado.

O diretor da Casa da Agricultura de Rio Claro, Enéas Fergusson, destacou o novo momento que o setor rural está vivendo desde janeiro, com a chegada do atual governo municipal. “O diálogo está mais ágil, com muito menos burocracia”, comentou. “Nesses primeiros cinco meses deste ano já foi feito mais que nos quatro anos anteriores”, completou.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Emílio Cerri, a instalação da estação de coleta de dados na região rural representa uma facilidade a mais no acesso aos dados sobre clima e atmosfera, essenciais para o cultivo e outras atividades desenvolvidas no campo. “Toda a sociedade se beneficia, especialmente os produtores rurais”, disse.

Na mesma linha, o diretor da escola agrícola, Carlos Alberto de Goes Junior, destacou a estação agrometeorológica como exemplo de tecnologia em favor da sociedade. “É ótimo que os produtores rurais de Rio Claro tenham acesso a essa ferramenta”, disse. O evento de segunda-feira contou ainda com a presença do secretário municipal de Educação, Adriano Moreira, do secretário de Meio Ambiente, Antonio Penteado, e do diretor municipal de Silvicultura, Sérgio Litholdo.

De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Mobilidade Urbana, o município conta com outra estação meteorológica automática no Bairro do Estádio e outras quatro estações meteorológicas convencionais no Jardim Condutta, Jardim Santa Maria, Vila Operária e Inocoop.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.