A Polícia Militar prendeu uma mulher procurada por tráfico de drogas na Vila Nova, em Rio Claro. Durante a ação, os policiais cumpriram mandado de prisão em aberto e detiveram a suspeita.
Em outra ocorrência, a Guarda Civil Municipal (GCM) capturou um foragido pelo mesmo crime no bairro Cidade Nova.
Para se inteirar mais acerca dessas e demais informações alusivas ao setor policial, assista ao vídeo com o repórter Ademir Sartori.
Ari Antonio Vanin – 63 anos. Faleceu dia 28, às 00h36, nesta cidade. O extinto deixou viúva Omara de Lourdes Frasnelli Vanin, as filhas Suelen, Silze c/c Rafael, os netos Bianca, Luca e Lorenzo. Foi sepultado no Cemitério Memorial Cidade Jardim (Funerária João de Campos).
Salvador Madureira Filho – 70 anos. Faleceu dia 25, nesta cidade. Era solteiro. Deixou os filhos Eduardo e Paulo. Foi sepultado no Cemitério Memorial Cidade Jardim.
Andreia Aparecida Fernandes Ferreira – 51 anos. Faleceu dia 27, nesta cidade. Era viúva. Deixou os filhos Bruna, Lucas e Beatriz. Foi sepultada no Cemitério São João Batista.
Teresinha Merida – 78 anos. Faleceu dia 26, em Piracicaba. Era divorciada. Deixou os filhos José Luis, Isabel e Thiago. Foi sepultada no Cemitério Parque em Limeira.
Neste sábado (29), em Rio Claro, espera-se um dia de sol com algumas nuvens ao longo do período. As temperaturas devem variar entre mínima de 19°C, registrada no início da manhã, e máxima de 31°C à tarde. A umidade relativa do ar deve oscilar entre 45% e 100%, indicando um ambiente relativamente úmido nas primeiras horas do dia, com redução ao longo do período. Não há previsão de chuva para hoje.
Para domingo (30), a previsão indica um cenário semelhante, com sol e aumento de nuvens pela manhã. Há a possibilidade de pancadas de chuva à tarde e à noite, com estimativa de precipitação em torno de 1,3 mm, o que representa uma chance de 65% de ocorrência de chuva. As temperaturas devem variar entre 20°C e 32°C, mantendo o padrão de calor observado no dia anterior. A umidade relativa do ar deverá variar entre 46% e 95%, sugerindo um ambiente úmido, especialmente nas primeiras horas do dia. Informações do Portal Climatempo.
A Reforma Administrativa que será implantada mais uma vez na Prefeitura de Rio Claro vai gerar uma economia de R$ 3 milhões ao ano, afirma o prefeito Gustavo Perissinotto (PSD). O projeto de lei já tramita na Câmara Municipal e será votado em breve pelos vereadores. A chegada da proposta ocorre ao mesmo tempo em que foi aprovado o reajuste de 4,56% nos salários dos servidores municipais – fato motivo de protesto pelo baixo índice de aumento.
A reestruturação de cargos no poder público ocorre quase um ano após o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) declarar inconstitucionais a Reforma de 2021, também no Governo Gustavo, que criou 373 cargos comissionados e alterou a estruturação de pouco mais de 310 funções de confiança/gratificadas exclusivas para servidores de carreira.
Na nova Reforma, Gustavo alega que há avanço econômico ao reduzir o quantitativo de cargos. O número reduz de 373 os cargos comissionados “puros” para 295 (-20%). As funções de confiança, exclusivas para concursados, reduzem de 188 para 166 (-10%). Já as funções gratificadas, também exclusivas para concursados, serão reduzidas de 171 para 37, uma queda de 80%.
Por exemplo, diretores (hoje 80) se tornarão “supervisores” de departamentos, num total de 79 cargos com salários de R$ 6.375,68 mensais. Assessores serão um total de 100 (salários de R$ 2.758,71) – hoje são 240 cargos. Quatro novas secretarias estão sendo criadas para “acolher” a base governista: 1 – Defesa da Pessoa com Deficiência; 2 – Mulher; 3 – Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Urbano; 4 – Relações Institucionais. Também a Corregedoria Geral do Município é uma nova pasta que está sendo criada.
Dos cargos comissionados “puros”, ainda, continuará também a exigência de serem ocupados por servidores concursados na ordem de 20%. Uma polêmica que já está sendo alvo de vereadores da oposição é a criação do “status” de secretaria municipal para o Fundo Social de Solidariedade. O órgão, que tem como titular a primeira-dama do município, passará a pagar um salário para a mesma: R$ 18 mil. A alegação é de que se verificou essa mesma legislação em outras cidades, como em Santa Gertrudes.
A proposta vai tramitar em regime de urgência na Câmara Municipal. A expectativa é de que seja votado ainda no mês de abril. Paralelamente a isso, a Procuradoria-Geral do Município aguarda decisão da ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), no que diz respeito à lei anterior que foi julgada inconstitucional.
Nesta semana, a ação na Bela Vista recolheu quase 93 toneladas de materiais
Equipes da prefeitura de Rio Claro comparecerão na próxima quarta-feira (2) a partir das 8 horas no bairro Mãe Preta para grande mutirão de limpeza. Os moradores devem colaborar colocando em frente de suas residências, até o início da manhã, todo material inservível, como pneus velhos, latas, móveis quebrados, garrafas e outros itens que possam acumular água.
Será o sexto mutirão feito pela prefeitura em 2025 e até agora 451 toneladas de materiais foram removidos, entre os quais, muitos potenciais criadores do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Nesta semana o trabalho foi feito na Bela Vista, com 93 toneladas de materiais levados para o descarte correto.
A iniciativa é parte dos esforços da prefeitura no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Além do cata-bagulho, a ação da prefeitura inclui limpeza de terrenos e coleta, também em espaços abertos, de materiais que possam ser criadosuros do Aedes aegypti. Os agentes de combate às endemias fazem vistorias nas residências e orientam a comunidade sobre prevenção à dengue.
Trabalho semelhante já foi realizado na Vila Alemã (101 toneladas de materiais removidos), Vila Nova (85 toneladas), Arco-íris (53 toneladas) e Cervezão (119 toneladas).
Vale destacar que, de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 70% dos criadouros do mosquito da dengue estão dentro das residências, por isso a população precisa estar alerta com as condições de sua residência e quintal, para evitar qualquer reservatório de água parado.
Rio Claro registrou nesta sexta -feira (28) a sexta morte por dengue neste ano no município. A informação foi divulgada pela Vigilância Epidemiológica em boletim que também aponta 1.684 casos da doença neste ano. O boletim anterior, divulgado na terça -feira, registrou 1.580 casos de dengue. As ações preventivas nos bairros continuam intensificadas. Na quarta -feira (2) o bairro Mãe Preta recebeu grande mutirão de limpeza e ações de combate à doença.
Os principais sintomas da dengue são: dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, queda abrupta na temperatura do corpo, sangramento, dificuldade ou sonolência, tontura ou desmaio, pele fria e pálida, diminuição da quantidade de urina, dificuldade de respirar, dificuldade para andar, choro persistente em crianças. Esses sintomas podem aparecer a partir do terceiro dia da doença e indicar uma forma grave da doença. Numa situação dessas, é preciso procurar o serviço de saúde imediatamente.
Acusado disse que conhecia a vítima e confessou esfaqueamento após suposta briga por drogas. Leia os detalhes do depoimento
Em uma ação rápida, a Polícia Civil de Rio Claro solucionou o crime ocorrido na madrugada desta sexta-feira (28) e que teve como vítima Antônio Donizeti Freschi, 64 anos. Ele foi encontrado esfaqueado dentro da residência em que morava na Rua 10, bairro Vila Olinda.
O preso, é um homem de 33 anos que confessou o assassinato e contou que já conhecia a vítima. O JC teve acesso ao depoimento e a versão que ele contou. Ele alegou que trabalha em uma empresa no horário das 16h às 2 da manhã e quando faz hora extra saí às 4 da manhã no máximo e que na tarde de quinta-feira (27) não compareceu ao trabalho e que ficou pela rua usando drogas após ter uma recaída: “Fui na casa do Freschi (idoso) que conheço pelo apelido de Dondeco por volta das 2 da manhã desta sexta e levei 3 pedras de crack e ficamos usando juntos. Eu já o conhecia há cinco anos, trabalhei com ele de servente e já estive na casa dele outras vezes. Quando acabou ele queria que eu fosse buscar mais porém eu me neguei porque precisava ir embora pra minha mulher não desconfiar afinal já estava na hora de eu sair do trabalho e chegar em casa. O Freschi se revoltou e disse que não poderia ficar na abstinência e partiu pra cima de mim, me esmurrou, tentou me enforcar e pegou uma faca. Cortou a palma das minhas duas mãos e o meu pé. Foi nesse momento que a faca caiu no chão e eu peguei ela”, revelou o autor.
O depoimento segue com o acusado revelando o que teria feito dentro da casa da vítima: “Quando eu peguei a faca eu esfaqueei ele no peito. Se eu não fizesse isso ele me mataria. Eu saí correndo pelos fundos e não sabia que ele tinha morrido. Pulei um muro, corri por um telhado e entrei em uma área suja com um córrego. Foi quando eu fui abordado por dois homens que me pegaram e acharam que eu queria roubar a casa deles. Me bateram com um pedaço de pau, tiraram uma foto minha e foram embora. Eu então segui para a casa de um sobrinho meu onde troquei de roupa e avisei minha mulher que me levou até o hospital. Foi quando eu inventei a história de quando eu saí do trabalho eu fui roubado e esfaqueado. Tudo isso para a minha mulher não desconfiar e para me justificar para a polícia”, declarou.
Ainda na delegacia o autor contou que não roubou nada do idoso e que inclusive viu que o celular de Freschi estava carregando em uma tomada e que tocou algumas vezes. Disse que foi ao local única e exclusivamente para usar drogas e que já tinha feito isso com a vítima outras vezes. O autor foi preso por homicídio.
Com passagem em duas edições dos Jogos Olímpicos, Leonardo Macedo compartilha conhecimento em cursos federativos e reforça o desenvolvimento do boxe nacional
O técnico da MM Boxe, Leonardo Macedo, se dedicou nas últimas semanas a cursos de formação de treinadores pelas Federações de Boxe de São Paulo e de Minas Gerais. Leo, como é conhecido, é ex-técnico da Seleção Brasileira de Boxe e fez parte da equipe técnica do Brasil nas duas últimas Olimpíadas.
Foto: Divulgação
Foram realizados cursos em diferentes dias nas cidades de São Paulo, Juiz de Fora e Belo Horizonte, onde Leonardo deu aulas teóricas e práticas sobre a modalidade. Leo hoje é um dos principais treinadores do Brasil.
O professor tem em seu currículo sete anos na Seleção Brasileira, inúmeras competições internacionais e dois Jogos Olímpicos pelo Brasil. Além disso, tem vasta experiência com o trabalho na formação de atletas em Rio Claro.
Foram realizados cursos em diferentes dias nas cidades de São Paulo, Juiz de Fora e Belo Horizonte
“A MM Boxe pode se orgulhar de contar no seu plantel de treinadores com um profissional que atua na formação de outros professores, reforçando assim a qualidade do trabalho realizado em nosso ginásio”, comentou a academia tradicional do bairro Cidade Nova.
Além disso, a MM Boxe sempre reforça a importância de as federações estarem se organizando e trabalhando para a melhoria e desenvolvimento do boxe nacional.
Os rio-clarenses Léo Macedo e Jucielen Cerqueira durante treinamento na Austrália em preparação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024
A empresa já entregou mais de 15 mil chaves da casa própria
Em março, a Ecovita Construtora alcança um marco importante em sua trajetória: 15 anos de experiência no mercado imobiliário, realizando o sonho da casa própria.
Mais do que isso, são 15 anos “Construindo histórias de conquista”, como destaca a campanha institucional comemorativa lançada neste mês. A mensagem reforça a presença da construtora na vida das pessoas não apenas por meio da aquisição de um imóvel, mas também pela concretização de um sonho que se torna parte da história pessoal de cada um.
Como explica Rhaider Silva, gestor de Marketing da Ecovita: “Ao longo desses 15 anos, a Ecovita tem participado ativamente da vida de milhares de pessoas, e isso vai além dos nossos clientes, incluindo também colaboradores e parceiros. Temos orgulho de contribuir para a construção de inúmeras histórias de conquista.”
Este é mais um momento de expansão da construtora que, desde 2023, atua em Cuiabá. Além disso, a Ecovita está presente em mais de 50 cidades do estado de São Paulo. No total, são mais de 115 empreendimentos e 15 mil chaves entregues.
Um dos reconhecimentos que evidenciam sua relevância no setor da construção civil é a presença contínua na lista das 100 Maiores Construtoras do Brasil, segundo o Ranking Intec, ocupando a 40ª posição em 2025.
Fortalecimento Social, Ambiental e Corporativo
Com 15 anos de experiência, a Ecovita se destaca pela qualidade, executando e administrando todas as etapas da obra com responsabilidade social e preocupação ambiental — pilares que fazem parte de seu DNA e se fortalecem cada vez mais.
Ao longo dos anos, a construtora tem ampliado iniciativas para minimizar impactos negativos e contribuir com o desenvolvimento das comunidades onde atua. Entre suas ações estão a construção de áreas de lazer nos empreendimentos, o apoio a campanhas sociais em diversas cidades e a participação em projetos que fazem a diferença.
No âmbito da governança, o compromisso com o bem-estar das pessoas está refletido nos valores da empresa e em suas práticas diárias. Um dos destaques nessa área é a conquista, pelo segundo ano consecutivo, do selo GPTW (Great Place To Work).
Diante de tanta evolução, existem muitos motivos para celebrar esses 15 anos de contribuição para a realização de sonhos. A Ecovita mantém uma trajetória sólida, baseada na excelência, mas sempre atenta às inovações e oportunidades, reafirmando seu compromisso em fazer parte de cada vez mais “Histórias de conquista”.
Na madrugada desta sexta-feira (28) um idoso de 64 anos foi encontrado morto dentro da própria residência na Rua 10, Vila Olinda. O caso é investigado como latrocínio (roubo seguido de morte) e o corpo da vítima apresentava sinais de facadas.
Consta no boletim de ocorrência que a Polícia Militar foi acionada por volta das 03h43 para atender a um roubo no endereço. Quando a equipe chegou encontrou Antonio Donizete Freschi, 64 anos, sem vida, caído em decúbito dorsal e sangrando muito no espaço entre o quarto e a sala. A cozinha estava revirada e com sinais de luta corporal, com eletrodomésticos revirados e sangue pelas paredes.
Quando a perícia chegou foi possível constatar que o idoso foi atingido por golpes de faca, principalmente no tórax e pescoço. No local estavam a filha da vítima e um primo que mora ao lado. A filha relatou que recentemente o pai rompeu um relacionamento com uma mulher e que esta passou a chantageá-lo não sabendo dar mais detalhes sobre essa pessoa, mas que sabe que ela mora no bairro Santa Maria.
Já o primo que mora ao lado disse que na madrugada escutou o cachorro da vítima latindo muito e ao mesmo tempo notou que objetos eram quebrados na casa de Antonio. Diante da situação telefonou para o primo que não atendeu. Após isso ouviu barulhos de alguém andando no telhado e telefonou para a PM que ao chegar fez uma vistoria mas não localizou um possível invasor, apenas o idoso morto.
Durante a apresentação da ocorrência na delegacia, chegou a informação de que um indivíduo deu entrada em um hospital particular de Rio Claro com ferimentos a faca. Esse homem relatou que desceu da Van em que trabalha e foi abordado por um indivíduo que o esfaqueou e roubou seu celular. Um boletim foi registrado e a vítima ouvida. Será apurado se os casos têm ligação ou não.
Em relação ao idoso foi apurado que o celular dele desapareceu do local. Câmeras de segurança serão analisadas e a Polícia Civil já iniciou as investigações.
Ação da prefeitura já removeu 451 toneladas de potenciais criadouros do Aedes aegypti em 2025; 70% dos focos estão dentro de residências, segundo governo federal
O mutirão de combate à dengue realizado nesta semana no bairro Bela Vista, em Rio Claro, recolheu quase 93 toneladas de materiais, retirados de imóveis, ruas e avenidas do bairro.
No mutirão, agentes da Fundação Municipal de Saúde recolheram possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue e orientaram a comunidade sobre medidas de prevenção.
A Secretaria de Serviços Públicos realizou ações de limpeza, removendo lixo e entulho do bairro, além de fazer a capinação e corte de mato de espaços públicos. A comunidade também contou com o serviço de cata-bagulho para o descarte correto de móveis e materiais inservíveis.
Agentes da FMS vistoriam as residências e orientam a população durante a realização do mutirão de limpeza
Foi o quinto mutirão realizado pela prefeitura em 2025. Até agora, 451 toneladas de materiais foram removidos, entre os quais, muitos potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
Na semana passada trabalho semelhante foi realizado na Vila Alemã, de onde foram retiradas 101 toneladas de materiais. Na Vila Nova foram recolhidas 85 toneladas, no Arco-íris, 53 toneladas, e no Cervezão, 119 toneladas.
Com o período de chuvas, a população precisa redobrar cuidados para evitar criadouros do Aedes aegypti, transmissor da dengue. Dados do governo federal mostram que cerca de 70% dos criadouros estão no interior das residências. Qualquer recipiente que acumule água pode ser criadouros do mosquito.
Uma nova morte suspeita foi registrada, desta vez na Vila Santo Antônio, onde um homem de 52 anos foi encontrado em estado de decomposição. A causa do falecimento ainda é investigada pelas autoridades competentes.
Além disso, a Guarda Civil Municipal prendeu um traficante na região central e também registrou outro caso de tráfico de drogas no bairro Santa Maria.
Para saber mais a respeito dessas e de outras informações referentes ao setor policial, assista ao vídeo com o repórter Ademir Sartori.