Frente fria avança e derruba temperaturas em Rio Claro e região

Uma frente fria avança sobre o estado de São Paulo nesta quarta-feira (28), provocando aumento da nebulosidade e ocorrência de chuvas isoladas com trovoadas ao longo do dia, conforme o IPMet. As temperaturas já começaram a cair.

Na quinta (29) e sexta-feira (30), com o deslocamento da frente fria para o oceano Atlântico, uma massa de ar frio de origem polar deve atuar sobre o centro-sul do Brasil. O sistema trará céu com pouca nebulosidade e queda acentuada nas temperaturas, incluindo Rio Claro e região.

No campus da Unesp, a temperatura mínima registrada hoje foi de 17,3°C. A máxima prevista deve variar entre 27°C e 29°C, segundo dados da estação Ceapla-Unesp e prefeitura de Rio Claro.

Homem que vivia em situação de rua é encontrado morto em calçada

Em patrulhamento pela Rua 11 com a Avenida 29, uma equipe da GCM de Rio Claro avistou na tarde desta terça-feira (27) um indivíduo na calçada. A equipe tentou realizar contato com o mesmo, porém, verificou que ele não apresentava sinais vitais. O Samu foi acionado e o médico constatou o óbito. A perícia foi acionada e a vítima identificada como Edson Santos Pinheiro de Brito, natural de Araraquara, que vivia em situação de rua. No registro da Guarda Civil Municipal consta também que Edson havia sido atendido horas antes na UPA da Avenida 29.

Após batida, carro colide contra bomba de combustível em posto na Visconde

Veículos colidiram fora do posto, mas avançaram até as bombas, atingindo funcionárias. Mulheres foram socorridas e estão estáveis; danos serão cobertos por seguro, diz proprietário

Um acidente de trânsito envolvendo dois veículos aconteceu na manhã de terça-feira (27) e resultou na colisão contra uma bomba de combustíveis de um posto localizado na Avenida Visconde do Rio Claro, com a Av. 1 e a Rua 12.

Duas frentistas que trabalharam no local no momento do acidente foram atingidas pelos veículos, que colidiram ainda fora do posto, mas avançaram até o local, foram socorridas e passaram por exames. O estado de saúde das mulheres era considerado estável, segundo o que foi apurado pela reportagem.

O local foi limpo e os danos materiais serão reparados pelo seguro, conforme confirmou o proprietário do estabelecimento.

Ajapi recebe mutirão contra a dengue nesta quarta-feira

Mutirão recolhe materiais que acumulam água e combatem a dengue; moradores devem colocar itens inservíveis na frente de casa até as 8h. Em 2025, já foram removidas 870 toneladas de potenciais criadouros do Aedes

Equipes da prefeitura de Rio Claro estarão nesta quarta-feira (28) a partir das 8 horas no distrito de Ajapi para grande mutirão de limpeza. Os moradores devem colaborar colocando em frente de suas residências, até o início da manhã, todo material inservível, como pneus velhos, latas, móveis quebrados, garrafas e outros itens que possam acumular água.

Será o 12º mutirão feito pela prefeitura em 2025 e até agora quase 870 toneladas de materiais foram removidos, entre os quais, muitos potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. No mutirão realizado dia 21 de maio na Vila Cristina e São Miguel, 65 toneladas de materiais foram levados para o descarte correto.

A iniciativa é parte dos esforços da prefeitura no combate ao mosquito Aedes aegypti. Além do cata-bagulho, a ação da prefeitura inclui limpeza de terrenos e a recolha, também nos espaços abertos, de materiais que possam ser criadouros do Aedes aegypti. Os agentes de combate a endemias fazem vistorias nas residências e orientam a comunidade sobre prevenção à dengue.

Trabalho semelhante já foi realizado no Jardim Santa Elisa (67,6 toneladas de materiais recolhidos) Floridiana (56,6 toneladas), Jardim América (55 toneladas), Parque Universitário (90 toneladas), bairro Mãe Preta (84 toneladas), Bela Vista (93 toneladas), Vila Alemã (101 toneladas), Vila Nova (85 toneladas), Arco-íris (53 toneladas) e Cervezão (119 toneladas).

Vale destacar que, de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 70% dos criadouros do mosquito da dengue estão dentro das residências, por isso a população precisa estar alerta com as condições de sua residência e quintal, para evitar qualquer recipiente de água parada.

VÍDEO: empresas promovem campanha por segurança no trânsito

Em entrevista à rádio Jovem Pan News, Carlos Hideki Prates e Elenice de Souza Oliveira falaram sobre a campanha “Na Avenida Brasil, a vida passa primeiro”, que busca conscientizar trabalhadores e outras pessoas que circulam pela região do Distrito Industrial sobre a importância da segurança no trânsito.

Alunos da escola Joaquim Ribeiro participam do programa Hub nas Escolas

Programa da Prefeitura, em parceria com Unesp, Sebrae e Diretoria de Ensino, oferece mentorias e metodologias para alunos da rede pública e particular. Iniciativa prepara jovens para o mercado de tecnologia e inovação

Alunos da escola estadual Joaquim Ribeiro, em Rio Claro, participaram na segunda-feira (26) de atividades do programa Hub nas Escolas, realizado pela prefeitura por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Desde junho até setembro serão realizados em escolas curso de metodologia e mentorias para o desenvolvimento de projetos. No mês de outubro os alunos apresentarão seus trabalhos na Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Rio Claro e Região.

O Hub nas Escolas é um programa desenvolvido pelo Hub Rio Claro e Centro de Inovação Tecnológica, e tem como principal missão incentivar o público jovem no desenvolvimento de projetos relacionados à ciência, empreendedorismo, inovação e tecnologia. O programa reúne escolas de ensino médio da rede pública e particular de Rio Claro.

A prefeitura realiza o programa com parcerias. A Unesp-Rio Claro contribui com capacitações focadas em metodologias de projetos inovadores, ampliando o conhecimento acadêmico dos participantes. O Sebrae-SP se une ao programa para capacitar os estudantes na idealização e desenvolvimento de projetos empreendedores. Já a Diretoria de Ensino de Limeira fortalece a integração entre a educação pública e o setor privado, alinhando a formação dos alunos às demandas do mercado.

POLÍCIA: prisões por estelionato, tráfico e furto marcam ações policiais

Uma mulher foi presa por estelionato durante patrulhamento no Jardim Novo Dois, em Rio Claro. No Bairro do Estádio, a polícia deteve um homem por tráfico de drogas e uma mulher por posse ilegal de entorpecentes.

No Jardim Centenário, um homem foi preso ao tentar furtar fios de cobre em uma empresa local. Em Cordeirópolis, outro indivíduo foi detido após tentativa de agressão dentro de uma sorveteria.

Homem sofre acidente grave após moto enroscar em fios caídos em via mal iluminada

Carlos Eduardo, 42 anos, ficará 4 meses afastado. Prefeitura diz que cabos são de responsabilidade de empresas; saiba como denunciar riscos

O técnico de enfermagem Carlos Eduardo de Lima, de 42 anos, sofreu um acidente no dia 24 de abril, no período da noite, no momento em que transitava com sua motocicleta em direção ao bairro Alan Gray, para buscar sua filha e levá-la ao hospital.

“Eu moro no bairro São Miguel, sai de casa para buscar minha filha e levá-la até o hospital por conta de uma dor de garganta, mas quando estava transitando pela Avenida Brasil, próximo a altura de uma empresa que trabalha com tubos e conexões, um poste de iluminação estava apagado, impossibilitando a visão dos fios caídos no chão. No momento que passei, um dos fios pegou no retrovisor da moto e quase no meu pescoço e acabei caindo no chão”, relata.

Sentindo muita dor e não conseguindo levantar, o homem foi socorrido por um motorista de caminhão que passava pelo local e outros três jovens, que acionaram o SAMU e o Corpo de Bombeiros.

Em casa há poucos dias, após duas cirurgias já que quebrou a tíbia e a fíbula, ambas na perna esquerda, o técnico de enfermagem terá que ficar afastado do trabalho por quatro meses e sem colocar o pé no chão por pelo menos dois.

Questionada sobre a situação do local, a falta de iluminação e os fios soltos, a Prefeitura respondeu que a “responsabilidade pelos cabos em postes é das empresas que gerenciam os serviços a eles relacionados. Em caso de risco iminente, as pessoas podem fazer contato com a Ouvidoria Municipal (3526-7145), Guarda Civil (153) ou Defesa Civil (199).

Frente fria avança e deve provocar queda acentuada nas temperaturas

Segundo o IPMet, o tempo segue estável nesta terça-feira (27) em Rio Claro, com céu parcialmente nublado e ausência de chuva. As temperaturas entram em elevação, enquanto os índices de umidade relativa do ar permanecem baixos.

Na quarta-feira (28), uma nova frente fria deve atingir o Estado de São Paulo, provocando aumento de nebulosidade e possibilidade de chuvas com trovoadas isoladas a partir da tarde, especialmente no oeste paulista. As temperaturas começam a cair. Com o avanço do sistema em direção ao oceano Atlântico, entre quinta (29) e sexta-feira (30), uma massa de ar frio de origem polar atuará sobre o centro-sul do país, reduzindo significativamente a nebulosidade e provocando acentuada queda nas temperaturas. Na madrugada de sexta-feira (30), os termômetros poderão registrar mínimas entre 5°C e 7°C.

Nesta terça-feira (27), a temperatura mínima registrada no campus da Unesp foi de 12,6°C. A máxima prevista deve variar entre 29°C e 31°C. As informações são da estação Ceapla-Unesp e prefeitura de Rio Claro.

Falecimentos: confira a necrologia de 27/05/2025

Maria Ilda Bispo Soares – 81 anos. Faleceu dia 20, nesta cidade. Era solteira. Deixou os filhos Clemente, Jose, Nilton, Eugenio, Maria Gloria, Leandro, Maria Aparecida, Evandro, Manuel, Joanice e Junior Celio. Foi sepultada no Cemitério Memorial Cidade Jardim.

Haroldo Modesto de Abreu – 63 anos. Faleceu dia 20, nesta cidade. Era divorciado. Deixou os filhos Fabio e Vanessa. Foi sepultado no Cemitério São João Batista.

Luiz Carlos Maia – 51 anos. Faleceu dia 21, nesta cidade. Era casado. Deixou os filhos Maycon e Mikael. Foi sepultado no Cemitério São João Batista.

Nair Castanho – 76 anos. Faleceu dia 21, nesta cidade. Era solteira. Foi sepultada no Cemitério São João Batista.

Marcos Moreira dos Santos – 58 anos. Faleceu dia 22, nesta cidade. Era divorciado. Deixou os filhos Maicon, Ariane, Henrique, Rebeca, Vitória e Tiago (in memoriam). Foi sepultado no Cemitério São João Batista.

Paulo Roberto Cardoso – 65 anos. Faleceu dia 23, nesta cidade. Era casado. Deixou a filha Juliana. Foi sepultado no Cemitério São João Batista.

Joseja de Araújo Souza – 88 anos. Faleceu dia 24, nesta cidade. Era casada. Foi sepultada no Cemitério São João Batista.

Manoel Leonardo de Vasconcelos – 87 anos. Faleceu dia 24, nesta cidade. Era viúvo. Deixou as filhas Maria Jose e Glicia. Foi sepultado no Cemitério São João Batista.

Severino Jose de Barros – 88 anos. Faleceu dia 25, nesta cidade. Era viúvo. Deixou os filhos Jose Severino, Maria Rejane, Eliane Maria, Valdijane, Breno Jose e Maria Edjane (in memoriam). Foi sepultado no Cemitério São João Batista.

Otaviano Pereira de Melo – 78 anos. Faleceu dia 26, nesta cidade. Era casado. Deixou os filhos Valdmilson, Sandra, Roberto, Valmir (in memoriam), Claudete (in memoriam) e Eneias (in memoriam). Foi sepultado no Cemitério São João Batista.

Clovis José Ferreira – 68 anos. Faleceu dia 25, nesta cidade. Era casado com a Zenilda Pereira Ferreira. Deixou os filhos Alex c/c Diana, Alexandre, Amélio, Clovis c/c Carolina, Clayton, Patrícia c/c Nadir, Dionatan c/c Simone, Jorge c/c Yasmin e Gilson c/c Rosália, netos, bisnetos, demais familiares e amigos. Foi sepultado no Cemitério Memorial Cidade Jardim (Grupo Memorial Planos e Assistência Funeral).

Luiz Carlos Casagrande – 70 anos. Faleceu dia 25, nesta cidade. Era casado com a Helena Aparecida Ortegosa Casagrande. Deixou os filhos Marcel, Luiz Felipe c/c Patricia, Cyntia, Luiz Fernando, netos, demais familiares e amigos. Seu velório dar-se-á hoje, dia 27, das 7h às 11h no Municipal em Rio Claro e o sepultamento acontece às 15h no Cemitério Parque dos Ypês, em Jundiaí (Grupo Memorial Planos e Assistência Funeral).

Alzira Zangalo Carrasco, Dona Alzira – 91 anos. Faleceu dia 26, às 03h21, nesta cidade. Era viúva de Eduardo Carrasco Casquet. Deixou os filhos Luiz c/c Ligia, Eduardo c/c Ana, Antonia c/c Domingos, Maria c/c Marcilio, 11 netos, 11 bisnetos. Foi sepultada no Cemitério Memorial Cidade Jardim (Funerária João de Campos).

Zeneide de Souza, Zé – 55 anos. Faleceu dia 25, às 22h50, nesta cidade. Deixou irmãos, sobrinhos, cunhados. Foi sepultada no Cemitério Memorial Cidade Jardim (Funerária João de Campos).

Aparecido Jose Teco, Teco – 68 anos. Faleceu dia 25, às 22h45, em Santa Gertrudes. Deixou viúva Maria Celia Teco, os filhos Gisele c/c Rafael, Noeli c/c Michael, Natalia c/c Anderson, três netos. Foi sepultado no Cemitério de Santa Gertrudes (Funerária João de Campos).

Luiz da Silva, Foguinho – 70 anos. Faleceu dia 25, às 21h30, nesta cidade. Deixou viúva Teresinha de Jesus da Silva, os filhos Juliana c/c Alexsandro, Samanta c/c Erik, Davi c/c Felipe, Jose Luiz c/c Reisa, quatro netos. Foi sepultado no Cemitério São João Batista (Funerária João de Campos).

Odila de Camargo, Dona Odila – 82 anos. Faleceu dia 25, às 22h10, nesta cidade. Deixou os filhos Maria Izabel c/c Jose Silva, Maria Antonia c/c Wilson, Celina Andrea c/c Rodrigo, Rosangela (in memoriam), Antonio Marcos (in memoriam), quatro netos, três bisnetos. Foi sepultada no Cemitério Memorial Cidade Jardim (Funerária João de Campos).

Aparecido Melchior, Lari Larai da Cesp – 82 anos. Faleceu dia 25, às 15h05, nesta cidade. Era viúvo de Nilza Aparecida Albiasetti Melchior. Deixou os filhos Rodnei c/c Rosimere, Ronaldo c/c Renata, dois netos, irmãos e sobrinhos. Foi sepultado no Cemitério Memorial Cidade Jardim (Funerária João de Campos).

Oswaldo Jorge – 88 anos. Faleceu dia 25, às 13h40, nesta cidade. Deixou viúva Alexandrina Cardoso Jorge, os filhos Martha, Magda c/c Nelson, Claudia c/c Celso, Lilian, as netas Patricia e e Rafaela. Foi sepultado no Cemitério São João Batista (Funerária João de Campos).

José Aparecido de Araujo, Pastor Araújo/Ratinho – 65 anos. Faleceu dia 25, às 06h00, nesta cidade. Deixou viúva Cicera Conceição Albuquerque de Araujo, a filha Talita c/c Daniel, irmãos, cunhados, sobrinhos. Foi sepultado no Cemitério Memorial Cidade Jardim (Funerária João de Campos).

Armando Marcelino Bastos – 85 anos. Faleceu dia 25, às 06h30, nesta cidade. Era viúvo de Maria de Lourdes Rais Bastos. Deixou cunhados e sobrinhos. Foi sepultado no Cemitério São João Batista (Funerária João de Campos).

Câmara Municipal suspende mandato de Dalberto após prisão na operação do Gaeco

A Câmara Municipal, através de ato da Mesa Diretora, suspendeu nessa segunda-feira (26) o mandato do vereador Dalberto Christofoletti (PSD), que foi preso na última sexta-feira (23) após a continuidade da Operação Apropriação Cultural, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público.

De acordo com o presidente do Poder Legislativo, José Pereira (PSD), o Tribunal de Justiça notificou a Casa formalmente quanto à prisão do parlamentar – agora suspenso das atividades diante da prisão preventiva autorizada pelo TJ-SP.

No sábado (24), Dalberto passou por audiência de custódia e a Justiça manteve a sua prisão. Ele foi transferido para o CDP “AEVP Renato Gonçalves Rodrigues”, na cidade de Americana. Segundo apurou o Jornal Cidade, a defesa de Christofoletti teve acesso aos autos do processo somente nessa segunda-feira. Diante disso, deve se manifestar acerca da detenção posteriormente.

Ao longo da sessão ordinária ainda de hoje (26), poucos vereadores se manifestaram sobre o assunto – a maioria preferiu o silêncio no plenário. Moisés Marques (PL) e Rafael Andreeta (Republicanos) apresentaram pedidos para que houvesse a suspensão do mandato de Dalberto – fato que já aconteceria naturalmente, diante da manifestação do Tribunal de Justiça à Mesa Diretora que administra a Câmara Municipal. Ainda assim, ambos se manifestaram contra Dalberto no plenário da sessão.

O Artigo 81 do Regimento Interno da Casa de Leis prevê que a suspensão do exercício do mandato de qualquer vereador ocorrerá por ocasião de prisão do mesmo enquanto responde ao processo-crime, sem condenação transitada em julgado. Já o Artigo 82 prevê que a substituição do titular suspenso pelo suplente será mantida até o final da suspensão.

Desta forma, o presidente José Pereira anunciou que está convocando o primeiro suplente das últimas eleições na bancada. Trata-se de Eric Tatu, que concorreu também pelo PSD, e deverá ocupar a cadeira. O líder do PSD, Elias Custódio, se manifestou à reportagem sobre o episódio envolvendo o colega de partido.

“Primeiro a gente fica triste com essa situação, fere toda a Casa e todos os vereadores da Câmara Municipal. A gente se solidariza com a família que sofre muito num momento como esse. O posicionamento que tivemos foi pelo afastamento. A partir da próxima semana o suplente Eric Tatu vem para o Legislativo e vamos acompanhar o processo de Dalberto. Caso ele seja liberado ou absolvido, terá uma nova discussão se ele retornará aos trabalhos ou não”, finaliza.

Rodovia Anhanguera terá simulado de acidente com produto perigoso nesta quarta

A Arteris Intervias fará, nesta quarta-feira (28), a partir das 9h, um simulado de acidente com produto perigoso no dispositivo de retorno localizado no km 208,5 da Rodovia Anhanguera (SP-330), em Pirassununga, sentido interior-capital. Para garantir a segurança dos participantes e dos usuários, haverá interdição temporária da faixa direita da via principal, no sentido sul (interior-capital), além do fechamento da alça de retorno, onde a atividade será realizada.

O treinamento simulará uma colisão traseira entre uma Kombi e uma carreta-tanque carregada com etanol. O impacto provocará o rompimento do tanque, resultando no vazamento do produto perigoso, com risco potencial ao meio ambiente e à segurança de motoristas e equipes de atendimento.
A ação contará com a participação conjunta de órgãos e entidades como Corpo de Bombeiros de Pirassununga, Polícia Militar Rodoviária, Artesp, Cetesb, Defesa Civil, SAMU e Demutran, que irão atuar na aplicação dos protocolos específicos para acidentes envolvendo cargas perigosas.

“O treinamento contínuo das nossas equipes operacionais permitirá respostas mais rápidas e eficientes em situações de alta complexidade. Além de promover alinhamento com os órgãos públicos, essa preparação contribuirá para a mitigação dos impactos ambientais e a redução da gravidade das ocorrências”, explica Carolina Paschoalini, gerente de Operações da Arteris Intervias.

Durante o simulado, equipes da concessionária estarão no local para orientar os motoristas, e Painéis de Mensagem Variável (PMVs) móveis serão utilizados para alertas e informações aos usuários.