Jucielen Romeu: boxeadora rio-clarense que é orgulho do esporte

Atleta de Rio Claro se tornou hexacampeã brasileira de boxe este ano e a terceira melhor atleta do Copa do Mundo da categoria, onde conquistou medalha de ouro nos 57kg

A atleta rio-clarense Jucielen Romeu continua dando orgulho para o esporte municipal, estadual, nacional e internacional. A jovem, revelada pela tradicional academia MM Boxe, no bairro Cidade Nova, tem conquistado cada vez mais títulos na categoria e levando o nome de Rio Claro aos mais altos níveis de competições.

Para este aniversário da Cidade Azul, o JC conversou com a atleta que acaba de ganhar mais uma medalha de bronze, na última semana, no World Boxing Challenge, na República Tcheca, e que se tornou em abril hexacampeã brasileira no Campeonato Brasileiro de Boxe, em maio, e a medalha de ouro na Copa do Mundo da modalidade, realizada em abril.

“Minha carreira hoje está muito bem, posso dizer que estou me sentindo na minha melhor fase, muito madura e com mais conhecimento de tudo. Esse 6° título de campeã brasileira só reforça o meu potencial e deixa claro que ainda sou a melhor atleta do Brasil na minha categoria”, comentou à reportagem do Jornal Cidade.

Segundo Jucielen, os treinamentos seguem firmes, intensos e visando o campeonato alvo desse ano que será o mundial em setembro, e também seu maior objetivo para esse ano. “Quero fazer esse ciclo muito bem, medalhar em todos os campeonatos, e chegar melhor do que já estou para as próximas Olimpíadas”, acrescenta.

Os Jogos Olímpicos, inclusive, foram disputados por Juci no ano passado, em Paris. Sempre na disputa da categoria dos 57kg, a atleta rio-clarense chegou às quartas de final, sua melhor posição na mais importante competição mundial, ficando na quinta colocação. Vale lembrar que a boxeadora conta com dois títulos Pan-Americanos, em 2019 conquistou a prata e o ouro em 2023, e foi campeã sul-americana em 2022, dentre muitos outros títulos estaduais e nacionais.

“Cria” da MM Boxe, celeiro de estrelas do esporte no interior paulista, mais precisamente na Cidade Azul, Jucielen fala sobre o carinho com o local e com sua cidade-natal, Rio Claro. “Eu me sinto muito feliz em ser referência de uma grande atleta para minha cidade, mesmo não morando em Rio Claro há alguns anos. Eu me sinto pertencente e sempre que posso vou visitar minha família, a minha academia MM Boxe, os amigos e é pra onde quero voltar quando minha carreira como atleta se encerrar, e eu já tiver conquistado meus objetivos como atleta e também pessoais”, finaliza.

Rio Claro comemora 198 anos com festa na Avenida Amaral Gurgel

A cidade de Rio Claro completa 198 anos e comemora a data com uma programação musical gratuita nesta terça-feira, 24 de junho, organizada pela Prefeitura Municipal. Os eventos serão realizados a partir das 14h, na Avenida Amaral Gurgel, em frente ao aeroporto municipal (Aeroclube), na região sul da cidade.

A população de Rio Claro e região poderá participar de uma tarde e noite de celebrações com atrações musicais variadas. Não haverá cobrança de ingresso, e o espaço também contará com brinquedos infláveis para crianças, tornando o ambiente familiar e inclusivo.

A programação definida pela prefeitura começa às 14h com a abertura oficial. Em seguida, sobem ao palco os seguintes artistas e grupos:

  • 15h – Pagode do JF
  • 17h – DJ Gabi Galhardoni
  • 17h30 – Pagode Santo Dia
  • 19h – DJ Gabi Galhardoni
  • 19h30 – Samba da Aninha
  • 20h – Night Glow
  • 21h – DJ Baba

Com mais de 208 mil habitantes, Rio Claro é uma das principais cidades do interior paulista, reconhecida por sua história, forte identidade comunitária, diversidade cultural e relevância econômica no estado. O aniversário é celebrado como um momento de união e lazer entre os moradores.

Eskröta grava clipe “A Bruxa” no antigo Horto Florestal

Com mais de 60 mil visualizações e lançado há pouco mais de um mês, o clipe “A Bruxa”, da banda thrash metal Eskröta, da cidade de Rio Claro, foi gravado na Floresta Estadual “Edmundo Navarro de Andrade”, o antigo Horto Florestal. Em conversa com a reportagem do JC, a baixista da banda, Tamy Leopoldo, falou sobre a ideia da gravação no local e do empenho desprendido para toda esta realização.

“A ideia de gravar o clipe “A Bruxa” na Floresta Edmundo de Navarro, veio logo quando terminamos de gravar a música. Tínhamos certeza que seria uma das melhores músicas do nosso CD, e pensando nisso, trouxemos uma equipe direto de Recife para as gravações. George Luccas e Maíra vieram de longe com a missão de tornar esse clipe único!”, conta.

Tamy fala sobre as decisões tomadas e o motivo pelo qual o local foi escolhido a dedo para o trabalho. “Decidimos gravar no horto porque o lugar seria perfeito para o que buscávamos! Muita natureza, árvores, um cenário incrível que remete também à grandes clássicos de terror. Além disso, conhecemos desde criança a lenda sobre uma bruxa ter morado no local, a famosa lenda da Bruxa do Horto, o que tornou a experiência mais legal ainda’, relata.

AUTORIZAÇÃO

O trio, formado por Tamy Leopoldo no baixo, Yasmin Amaral no vocal e guitarra e Jhon França na bateria, precisou conseguir autorizações para a gravação.

“Foi necessário uma documentação para que tudo pudesse ser feito dentro do antigo Horto, inclusive uma documentação específica para gravarmos durante o período noturno. A equipe precisou assinar termo de responsabilidade sobre ataques de animais como javaporco e onças, também foi preciso alugar um gerador imenso para conseguir gravar as imagens à noite. E fomos acompanhados por uma equipe de funcionários da Floresta”, explica.

Sobre as imagens de uma fogueira que aparecem no videoclipe, foram gravadas na chácara de uma amiga de Tamy, para preservar a floresta. A curadoria de figurinos e maquiagem ficou por conta da própria banda e a equipe de filmagens foi reduzida, se limitando a um total de oito pessoas.

Em Ajapi, moradora dá voz por toda Rio Claro

Valdirene de Andrade, líder comunitária, celebra os 198 anos da cidade com amor, ação e compromisso pelo bem coletivo

Aos 198 anos que são completados nesta terça-feira, 24 de junho, Rio Claro carrega histórias de progresso, desafios e, sobretudo, de pessoas que acreditam na força da comunidade para transformar realidades. No Distrito de Ajapi, um nome se destaca como sinônimo de luta e amor pela cidade: Valdirene de Andrade, moradora há 25 anos, figura conhecida por sua participação ativa e constante no debate público.

Líder comunitária respeitada, Valdirene tem presença marcante nas páginas do Jornal Cidade, seja cobrando autoridades ou participando de ações em prol de melhorias para Ajapi e para o município como um todo. “Rio Claro representa minhas raízes, minha história e a esperança de um futuro melhor para todos. Escolhi me dedicar ao progresso da cidade porque acredito que mudanças começam onde a gente vive. As necessidades da comunidade de perto me motivam a agir e buscar soluções junto com as pessoas”, resume ela ao falar sobre seu vínculo com a cidade.

Seu envolvimento nasceu da vivência diária com os problemas locais e da crença de que mudanças começam onde se vive. Um dos episódios mais marcantes de sua trajetória ocorreu em novembro de 2017, quando liderou, ao lado de amigos, uma manifestação pacífica na vicinal que liga Ajapi a Rio Claro. A ação chamou atenção da Prefeitura para a precariedade da via, palco de diversos acidentes, alguns fatais. “Foi um momento de união e consciência coletiva que marcou”, relembra.

Durante a pandemia da Covid-19, Valdirene encabeçou uma corrente de solidariedade que arrecadou 1.500 cestas básicas destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade em Ajapi e bairros da cidade. A ação, mantida até hoje de forma voluntária, é um dos exemplos de como a mobilização social pode fazer diferença na vida de centenas de pessoas.

Com um olhar atento aos desafios do presente, ela aponta a falta de moradias populares, a necessidade de segurança 24h em Ajapi e a demanda por mais políticas públicas nos bairros afastados como prioridades. Na cidade como um todo, faz um apelo pela valorização da saúde. “Os governantes deveriam tratar com mais prioridade, como pede a necessidade da população”, reforça.

Para Valdirene, o futuro de Rio Claro precisa ser mais justo e inclusivo, com oportunidades iguais e valorização das periferias. E deixa um recado direto: “Não espere um cargo ou reconhecimento para começar a agir. Se cada um fizer a sua parte com amor e compromisso, Rio Claro será cada vez melhor para todos”, conclui.

Dia do padroeiro tem celebrações nesta terça na Matriz São João Batista

O padroeiro de Rio Claro, São João Batista, é celebrado nesta terça-feira (24) com programação na Igreja Matriz localizada na Rua 6, entre as Avenidas 3 e 5, no Centro. A primeira celebração aconteceu às 7 horas, com a Santa Missa sendo presidida pelo pároco, padre Renato Luís Andreatto. A recitação do Terço está marcada para às 9 horas.

No final do dia, às 18 horas, será celebrada a Missa Solene de São João Batista (presidida por Dom Devair Araújo da Fonseca – Bispo Diocesano de Piracicaba). A programação religiosa também contou com o tradicional Tríduo em Homenagem a São João Batista, celebrado no sábado (21), domingo (22) e segunda (23).

Quermesse

Na parte festiva, a quermesse do padroeiro prossegue nesta terça-feira (24) na Praça da Liberdade. A festa de São João Batista, que teve início em 7 de junho, terá seus últimos dias de realização neste sábado (28) e domingo (29), sempre a partir das 19 horas. A quermesse conta com variado cardápio de comidas e bebidas típicas, e música ao vivo todas as noites.

Segundo os organizadores, a festa conta com mais de 200 voluntários que trabalham nas barracas e bastidores, revezando os dias, “para que os atendimentos possam ser fraterno, amoroso e prestativo, antes, durante e pós festa”. No cardápio, pratos tradicionais e destaques como os caldos.

Na florada roxa, ipês encantam moradores de Rio Claro e viram pontos de visitação

Neste aniversário de 198 anos, a cidade de Rio Claro está novamente “decorada” de roxo. A florada dos ipês transforma em pontos de visitação algumas avenidas e praças do município, como na Avenida 40, no Alto do Santana, e na Rua 2, no trecho do Centro Cultural Roberto Palmari, na Vila Operária. Um outro exemplar que também chama bastante a atenção fica na Avenida Visconde, na altura da Avenida 6.

O cenário florido da Avenida 40, aliás, é o que ilustra a capa da edição comemorativa ao aniversário de Rio Claro preparada pelo Jornal Cidade, disponível nas bancas. A fotógrafa Ana Julia Guerreiro Galvão, deslumbrada com a paisagem, registrou as imagens do marido, o vendedor Rafael Santantonio e o filho de casal, Benício.

Segundo o ecólogo Tadeu Olivetti, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, “o frio ajuda a estimular a florada do ipê roxo, como tivemos dias de frio intenso no início de junho, eles estão agora em sua plenitude. Trata-se de uma árvore nativa de nossa região, que sempre embelezam Rio Claro em seu aniversário, com maior ou menor intensidade, dependendo das condições climáticas naquele ano”.

Observando as árvores, em alguns casos a impressão é de que são flores rosa, mas Olivetti esclarece que a variação de tonalidade é comum, mas todos são ipê roxo. “O ipê rosa é o último a florescer no ano, entre setembro e outubro. Um especialista consegue facilmente distinguir. Para quem não estudou essa área, há realmente uma dificuldade em identificar. A cidade de Rio Claro é premiada, ela recebe de presente de aniversário a florada do ipê roxo”, acrescenta.

A beleza da florada atrai os moradores de Rio Claro para esses pontos de visitação. Muitos também divulgamos registros nas redes sociais, destacando a beleza na paisagem da cidade.

Celebrando a vida: histórias que repercutiram em Rio Claro

Hoje, dia 24 de junho, aniversário de 198 anos de Rio Claro, também é um dia muito especial para Ana Paula Santana. A moradora do bairro Consolação está celebrando 44 anos e a nova idade para ela chega como um renascimento depois do que ela enfrentou. O melhor presente que ela ganhou ao ‘apagar as velinhas’ foi a vida e a saúde.

Para o leitor(a) relembrar, Ana Paula apareceu em fevereiro de 2024 nas páginas do Jornal Cidade passando por uma situação muito delicada. O que era um sonho acabou se tornando um pesadelo. Ela que sempre lutou contra a balança optou pela cirurgia bariátrica em agosto de 2022. Na época ela pesava 96 quilos e por ter 1,52m já estava tendo problemas no joelho e na pressão arterial.

Fotos mostram Ana Paula em três momentos: antes da bariátrica, após a cirurgia com 36 quilos e agora

Após a operação e o período da dieta líquida, começou a ingerir alimentos sólidos e o organismo passou a não aceitar. Tudo o que ela comia, vomitava. No limite chegou a pesar 36 quilos. Não conseguia se manter de pé sem ajuda, ficou com problemas na fala e não conseguia escrever o próprio nome. Após longos períodos internada, outras cirurgias que não deram resultado e campanhas, em 2024 conseguiu reverter a bariátrica em um hospital em São José do Rio Preto.

O processo de recuperação foi lento e ainda acontece, mas Ana Paula hoje é uma nova mulher. Recuperou a autoestima, a alegria de viver e celebra: “Eu achava que não iria sobreviver. Tive que ter muita força e agradeço a todos que me ajudaram de alguma forma, que oraram por mim. Comemorar mais um ano de vida hoje é motivo de resiliência e conquista para mim”, concluiu.

VIDA SALVA POR TELEFONE

Com cinco anos de idade, Lorena Antunes de Sousa chama a atenção por onde passa por sua espontaneidade, inteligência, sorriso e carisma. Vaidosa, ela gosta de se produzir e não é a primeira vez que aparece no Jornal Cidade. Na realidade é a segunda vez. Na estreia, no ano de 2019, ela era uma bebê de apenas 19 dias que tinha dado um susto e tanto na família.

Na época a reportagem contou o drama vivido pela mamãe Carla Sousa que estava amamentando Lorena. Neste processo a recém-nascida engasgou e parou de respirar. Desesperada ela telefonou 193 e do outro lado da linha encontrou o bombeiro Diomarino que com muita responsabilidade, conhecimento e calma, orientou a família pelo telefone a como realizar o procedimento para o desengasgo de Lorena.

Na conversa, que você pode relembrar acessando o vídeo na página, o bombeiro pergunta quanto tempo a criança tem e se ela estava roxinha. A mãe passa as primeiras informações e Diomarino pede que a bebê seja colocada no braço, com o rostinho na palma da mão, virada para baixo. Na sequência orienta a fazer um movimento de levantar e abaixar o braço dando cinco tapinhas de leve nas costas da bebê com o rostinho da recém-nascida levemente voltado para baixo. Com ajuda, a mãe realiza os procedimentos e logo Lorena começa a chorar para o alívio de todos.

As duas primeiras fotos foram tiradas em 2019 quando Carla foi visitar o bombeiro Diomarino no quartel e levou a filha que ele ajudou a salvar. Lorena cresceu e agora está com cinco anos

Alguns dias depois, Carla fez questão de ir até o quartel do Corpo de Bombeiros, na Avenida Brasil, para fazer um agradecimento especial ao bombeiro que falou com ela ao telefone e conhecer outros profissionais. Lorena foi junto e posou para fotos ao lado dos heróis da vida real.

A mamãe afirma hoje que nunca esqueceu a ajuda que recebeu e que sempre conta para a filha, que apesar de ainda não entender a dimensão do susto, desenvolveu verdadeira paixão pelo Corpo de Bombeiros: “Estou programando uma nova visita ao quartel, dessa vez com a Lorena já falando, andando. Acho que vai ser uma experiência muito legal para ela que já me disse que quer ir vestida com o uniforme dos bombeiros. Tenho muita gratidão não só pelo Diomarino que me atendeu no telefone naquele dia, mas a todos da corporação pelo incrível e humano trabalho que desempenham diariamente. Quero que minha filha cresça admirando cada dia mais os bombeiros”, disse Carla.

Rio Claro se despede de Romão Romin Junior, que morreu aos 42 anos

Familiares e inúmeros amigos se despediram nessa segunda-feira (23) de Romão Romin Junior, que tinha 42 anos de idade. Figura conhecida na cidade de Rio Claro, ele trabalhou por vários anos em uma loja de som, estética automotiva e acessórios em geral localizada no bairro Santana.

Em 2024 sofreu um grave acidente no mês de outubro no Jardim Floridiana e o Jornal Cidade noticiou que familiares pediam orações pela recuperação dele. Naquela época, segundo declaração do irmão Kleber Ralf Romin, foi apurado que Romão teria sofrido um mal súbito quando pilotava uma motocicleta e em razão disso colidiu o veículo contra o muro do Sesi. Como ele estava com aqueles capacetes abertos na frente acabou que bateu com muita força a cabeça. Foram três meses de internação até receber alta em janeiro e seguir uma nova batalha em casa.

Romão estava acamado, mas os familiares acreditavam com muita fé em sua evolução já que em determinados momentos se emocionava e por vezes sorria. Neste domingo (22) infelizmente ele teve uma piora e não resistiu. Ele deixou a mãe Silvia Helena, a esposa Ana Paula, o filho Luiz, a irmã por parte de pai Adriana, o irmão Kleber e demais familiares. Nas redes sociais ele recebeu muitas homenagens.

Rio Claro tem balões em Night Glow nesta terça-feira

Após receber grande público no sábado, o aeroporto de Rio Claro recebe nesta terça-feira, 24, mais uma edição night glow, espetáculo no qual os balões iluminarão o céu ao som de música, num grande show de cores e luzes. “É um evento que costuma atrair a atenção de toda a família, especialmente as crianças”, afirma o secretário municipal de Turismo, Guilherme Pizzirani. O evento terá início às 20h.

Quem for ver os balões também poderá participar dos shows musicais que serão realizados ao lado do aeroporto, a partir das 14 horas. Não há cobrança de ingresso e as crianças podem se divertir em brinquedos infláveis. No sábado, 21, começaram as disputas da Copa Brasil de Balonismo, um dos destaques nas comemorações dos 198 anos de Rio Claro (SP).

As provas de balonismo em Rio Claro têm a participação dos melhores pilotos do país em busca do título de campeão. Além dos balões de competição, a cidade também recebe balões de formato especial que prometem encantar o público de todas as idades.

A Copa do Brasil de Balonismo é organizada pela Confederação Brasileira de Balonismo. As atividades em Rio Claro não têm cobrança de ingresso. No ano passado, a etapa de Rio Claro da Copa do Brasil foi vencida por Fábio Pascoalino. Laís Pinho de Torres conquistou o título de campeã no Campeonato Brasileiro Feminino de Balonismo 2024, realizado em Rio Claro.

Escolas estaduais abrirão durante férias para almoço de alunos; inscrição é necessária

As escolas da rede estadual de São Paulo recebem, até a próxima sexta-feira (27), as inscrições para o almoço nas férias, que será ofertado em 3.700 unidades de ensino durante o recesso do mês de julho. Para que os estudantes recebam as refeições, os responsáveis pelos estudantes devem manifestar interesse por meio da Secretaria Escolar Digital (SED) ou diretamente nas escolas de seus filhos.

As férias do meio do ano ocorrem entre os dias 3 e 22 de julho e, neste período, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) vai abrir as unidades que ofertam a alimentação escolar de forma centralizada, ou seja, com contratos de cozinheiras e compras de insumos diretamente pela pasta, para alimentação destinada aos alunos da rede. 

Nas outras cerca de 1.300 escolas estaduais, a alimentação é fornecida pelas prefeituras, por meio de convênio com a Educação. Neste caso, a decisão de oferecer a alimentação nas férias fica a critério dos municípios.

Durante o recesso escolar, nos dias de semana, o almoço será servido entre as 11h e 13h30. A equipe de nutricionistas da Seduc-SP prepara sugestões de cardápio, visando manter a oferta de refeições balanceadas também durante o mês de julho. 

É preciso que cada escola tenha conhecimento dos interessados na alimentação escolar com antecedência, para que o almoço seja preparado de acordo com a demanda, evitando desperdício de alimentos, por isso pais e responsáveis devem registrar interesse nas refeições até a próxima sexta-feira (27).

Saúde: UPA deve ser evitada em casos de não urgência, orienta Prefeitura

A Prefeitura de Rio Claro vem trabalhando e aprimorando as ações para que a população tenha cada vez mais qualidade nos atendimentos de saúde. Um dos pontos principais para alcançar este objetivo é a procura pelo serviço certo no local certo, o que envolve o atendimento de demandas não urgentes nas unidades de saúde dos bairros.

Nos últimos quatro anos, o município teve aumento gradativo no número de atendimentos sem agendamento prévio nas unidades de saúde da família e unidades básicas de saúde. Em 2021 foram 16.774 atendimentos deste tipo; em 2022 foram 25.448 atendimentos; em 2023 o número chegou a 33.594; e em 2024 foram 34.217 atendimentos de demanda espontânea, mais que o dobro na comparação com 2021.

Os atendimentos agendados também aumentaram. Em 2021 as unidades de saúde da família e unidades básicas de saúde realizaram 117.870 consultas agendadas; em 2022 foram 149.853; em 2023 o número subiu para 186.022; e em 2024 foram feitas 192.002 consultas agendadas.

“Quando o caso não é urgente o atendimento deve ser na unidade de saúde perto de casa, onde o paciente recebe atendimento adequado à necessidade dele, de modo que o serviço ganha qualidade e há desafogo nas UPAs”, observa Marco Aurélio Mestrinel, presidente da Fundação de Saúde.

Avanços

A Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro disponibilizou em sua página na internet documento de prestação de contas do quadriênio 2021-2024, em que detalha avanços e desafios no setor de saúde pública do município. O informativo pode ser acessado na página inicial do site www.saude-rioclaro.org.br.

“O relatório apresenta um panorama detalhado das ações desenvolvidas pela Fundação Municipal de Saúde, dos resultados alcançados e dos desafios persistentes, reafirmando o compromisso com a universalidade, a integralidade e a qualidade dos serviços de saúde em Rio Claro”, destaca Marco Aurélio Mestrinel, presidente da Fundação de Saúde, acrescentando que a análise reflete o esforço contínuo para alinhar gestão, inovação e respostas às demandas da população, fundamentais para o aprimoramento do sistema de saúde no município.

Com dados e estatísticas dos diversos setores que compõem a estrutura de atendimentos da Fundação de Saúde, o documento técnico apresenta para a comunidade ações que vem sendo desenvolvidas no setor de saúde. O material foi produzido para fácil leitura e conta com gráficos e imagens que auxiliam na apresentação das informações.

Rio Claro recebe a 1ª Festa do Dia do Povo Mineiro

Foi aprovado, recentemente, pela Câmara Municipal, a lei de autoria do Vereador Claudino Nunes Pereira (Claudino Galego/PP), que instituiu o “Dia do Povo Mineiro” no calendário oficial do município, a ser comemorado anualmente no dia 23 de junho. A aprovação foi comemorada por lideranças comunitárias e representantes de entidades culturais ligadas à comunidade mineira local.

E para marcar a data com muita festa, a 1ª Festa do Dia do Povo Mineiro acontece nesta segunda-feira (23), a partir das 19h, na Rua 2, no bairro Jardim Progresso 2. Serão diversas atrações como Grupo Love Som, formado por Orlando Lima e Rosevaldo Araújo, Fabiano, o pancadão do forró e a dupla Pizada Quente, além de vasto cardápio mineiro.