CER Princesa Victória recebe impressora 3D do Rotary E-Club of Latinoamérica

Equipamento produz órteses personalizadas para crianças

O Rotary E-Club of Latinoamérica, distrito 4195 (México), fez, nesta quinta-feira, 26, a entrega de impressora 3D ao Centro Especializado em Reabilitação (CER) Princesa Victória, mantido pela Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro.

A impressora 3D será colocada em funcionamento em parceria com o projeto AFO Solidária e a Empresa Júnior do Colégio Puríssimo.

De acordo com Carlos Augusto Báccaro, presidente da Comissão de Imagem Pública e responsável pelo projeto do Rotary E-Club of Latinoamérica, o equipamento permitirá a produção de órteses personalizadas para crianças atendidas pelo CER Princesa Victória, promovendo mais conforto, autonomia e qualidade de vida para quem precisa usar órtese. Profissionais do CER, sob o comando do fisioterapeuta Ediclei de Souza Alves, serão habilitados para a utilização da impressora. “Forneceremos os trabalhos da empresa Júnior Puríssimo, bem como a formação aos profissionais do CER”, afirma o responsável pela empresa, Filippi Ongarelli.

Essas órteses são dispositivos médicos essenciais para proporcionar suporte, imobilização e correção de deformidades no pé e tornozelo, sendo frequentemente indicadas para pacientes que necessitam de estabilização e alinhamento devido a condições neurológicas, ortopédicas ou traumáticas.

As órteses suropodálicas fabricadas por impressão 3D apresentam diversas vantagens, como personalização precisa, maior conforto, leveza e redução de custos. O processo é mais rápido do que o convencional, permitindo ajustes e reposições mais ágeis.

O Projeto AFO Solidária busca não apenas fornecer órteses a quem necessita, mas também capacitar os profissionais da área, promovendo a autonomia e a expansão do uso de tecnologias acessíveis para a reabilitação infantil.

Vereadores aprovam multa para quem fizer mau uso de ‘bebê reborn’

Vereadores de Rio Claro aprovam projeto que multará em R$ 2,3 mil quem fizer uso das bonecas para se obter vantagens destinadas às pessoas com criança de colo

A Câmara Municipal de Rio Claro aprovou na quarta-feira (25), em segunda discussão, o projeto de lei que passa a autorizar multa àquelas pessoas que se utilizarem dos chamados “bebês reborn” para obter vantagens destinadas a quem estiver com criança de colo, como em filas preferenciais, por exemplo. A proposta do vereador Emílio Cerri (Podemos) segue agora para sanção do prefeito Gustavo Perissinotto (PSD), o que deve ocorrer nos próximos dias.

O projeto foi apresentado no mês passado pelo parlamentar em meio a uma febre nacional envolvendo as bonecas realistas. Há a previsão do pagamento de uma multa para aquela pessoa que for “descoberta” fazendo mau uso do “bebê reborn” no colo: R$ 2,3 mil. Em caso de reincidência a multa será em dobro, podendo ser encaminhado relatório ao Ministério Público para apuração de eventuais ilícitos.

De acordo com o documento, considera-se benefício indevido qualquer tipo de atendimento prioritário, fila preferencial, assento reservado, acesso ou vaga exclusiva destinado por lei, regulamento ou norma interna de estabelecimentos públicos ou privados às pessoas que estejam acompanhadas de crianças de colo.

A fiscalização e aplicação das penalidades previstas competem aos órgãos municipais responsáveis pela ordem pública, como Procon e Vigilância Sanitária, podendo contar com apoio da Guarda Civil Municipal e denúncias de terceiros.

Segundo o vereador Emílio Cerri, autor da ideia, “o uso de bonecas para simular crianças de colo e, assim, obter vantagens em filas ou assentos preferenciais, além de imoral, prejudica o acesso de quem realmente necessita desses direitos. A medida busca garantir o respeito aos princípios da dignidade, da proteção integral e da prioridade absoluta às crianças”, declarou em justificativa.

Foto: Reprodução/Internet

O que é bebê reborn?

Bebê reborn é uma boneca hiper-realista feita artesanalmente para se parecer com um bebê de verdade. É produzida com materiais como vinil ou silicone, pintada manualmente, com detalhes como veias, dobrinhas e cabelos implantados fio a fio.

Rio Claro realiza neste final de semana a 79° Exposição Nacional de Orquídeas

Evento começa nesta sexta-feira e vai até domingo, no Claretiano Colégio

Os orquidófilos de Rio Claro e de dezenas de outros municípios brasileiros participarão neste final de semana da edição número 79 da Exposição Nacional de Orquídeas de Rio Claro.

A exposição será realizada no Claretiano Colégio, sem cobrança de ingresso. A abertura oficial será às 19 horas desta sexta-feira, 27, dia em que o público poderá visitar a exposição das 20 às 22 horas.

As vendas de orquídeas e insumos serão iniciadas logo às 8 horas desta sexta-feira e se estenderão durante os três dias do evento.

No sábado a visitação poderá ser feita das 8 às 21 horas, e no domingo, das 8 às 17. As pessoas que passarem pela exposição de orquídeas participarão de sete sorteios, sendo 4 no sábado às 11, 14, 17 e 20 horas e outros três no domingo às 10, 12 e 14 horas.

A exposição rio-clarense é uma das mais tradicionais do Brasil e é organizada pelo Círculo Rioclarense de Orquidófilos, com o apoio da prefeitura, nas comemorações do aniversário de Rio Claro.

Em décadas passadas a exposição era realizada no Jardim Público, no entorno do Lago do Índio. Em virtude do aumento de público e expositores, no ano 2000 foi transferida para a antiga estação ferroviária, onde permaneceu por anos, ganhando então novo espaço no Claretiano Colégio.

As orquídeas são tradição entre os rio-clarenses. A Orquídea Cattleya Ioddigesii Lindl é um dos símbolos municipais estabelecidos em lei, juntamente com a Bandeira, o Brasão de Armas, o Hino, o Gabinete de Leitura e o Jardim Público.

Comerciante de Rio Claro relata 6 furtos em um prazo de 15 dias

Dono de sorveteria na Avenida 27 afirma que nem consegue mais dormir à noite. “Sentimento de impunidade”, diz proprietário

A falta de segurança mais uma vez volta a se destacar na cidade de Rio Claro desta vez com o relato impressionante do proprietário de uma sorveteria que fica localizada na Avenida 27, esquina da Rua 8.

Caio Godoi procurou a reportagem do Jornal Cidade para expor uma situação que tem tirado o seu sono: os constantes furtos em seu estabelecimento.

“Em um prazo de 15 dias, entraram seis vezes no meu comércio sempre com o mesmo ‘modus operandi’. O indivíduo, que pelas imagens gravadas é o mesmo, pois nem a roupa não troca, quebra a janela e os vidros e invade o local onde vai até o caixa em busca de dinheiro e depois antes de sair ainda pega sorvetes. Essa é uma realidade que não só eu, mas outros estabelecimentos da minha região estão enfrentando e eu pergunto até quando? Até tenho alarme no meu comércio, mas quando é acionado o criminoso sai em questão de segundos e até a central me avisar e eu chegar o bandido já está longe”, conta Caio.

Com o comércio perto da sede da Guarda Civil Municipal de Rio Claro e também da 1º Cia e delegacia, Caio afirma sentir uma sensação de impunidade: “Já não consigo nem dormir à noite, o psicológico fica abalado e os gastos com reparos só aumentam. Agora vou colocar grades. Está cada vez mais difícil para o empreendedor trabalhar. Esses criminosos fazem já sabendo que não dá em nada, porque se a gente agir com as próprias mãos quem vai preso sou eu. Peço mais atenção em rondas nesta área porque esse indivíduo está agindo com frequência”, finaliza Caio Godoi.

POLÍCIA: cão da raça pit monster ataca três pessoas e investe contra policiais na Vila Indaiá

Um cão da raça pit monster atacou três pessoas e avançou contra policiais militares na Avenida 14-A, na Vila Indaiá, em Rio Claro, nessa quarta-feira (26). A Polícia Militar foi acionada e precisou utilizar arma de choque para conter o animal.

Segundo o policial que atendeu à ocorrência, o chamado inicial informava apenas uma vítima com ferimento na perna. No local, a equipe encontrou uma pessoa ferida no braço, e testemunhas relataram que outras duas também haviam sido atacadas.

Durante o atendimento, o cão demonstrou agressividade e investiu contra os policiais. No primeiro disparo de arma de choque, o animal se afastou, mas logo retornou. Um segundo disparo o atingiu, provocando uma breve imobilização, e ele fugiu pela via.

Minutos depois, o tutor apareceu e conseguiu conter o cão definitivamente. Após avaliá-lo, afirmou que não seria necessário atendimento veterinário.

Uma das vítimas, junto ao tutor, compareceu à delegacia para registrar a ocorrência. O Instituto Médico Legal foi acionado para examinar a vítima ferida. O caso segue em apuração, e a Polícia Civil deve investigar se houve negligência por parte do tutor quanto à contenção do animal em via pública.

Falecimentos: confira a necrologia de 27/06/2025

Carmen Aparecida Biancone Borim – 92 anos. Faleceu dia 26, às 05h02, nesta cidade. Era viúva de Emilio Borin. Deixou familiares e amigos. Foi sepultada no Cemitério São João Batista (Funerária João de Campos).

Donizete Moises – 62 anos. Faleceu dia 25, às 22h24, nesta cidade. Deixou os filhos Aline c/c Adriano, Camila c/c Rian, Milena c/c Maique, Rafael, Angélica c/c Marcelo, 10 netos, dois bisnetos. Foi sepultado no Cemitério Memorial Cidade Jardim (Funerária João de Campos).

Aristeu Luca – 77 anos. Faleceu dia 25, às 16h57, em Santa Gertrudes. Deixou viúva Isabel Aparecida Luca, os filhos Andre c/c Marli, Adriano, Andreia, Luan c/c Lethicia, quatro netos. Foi sepultado no Cemitério São Joaquim em Santa Gertrudes (Funerária João de Campos).

Divino Marcelino da Silva – 79 anos. Faleceu dia 25, às 18h50, nesta cidade. Deixou viúva Margarida Maria Cassamassimo Dias Avelino, os filhos Edna c/c Rodrigo, Elisangela, Elias c/c Ana, Elizeu c/c Cristiane, sete netos, dois bisnetos. Foi sepultado no Cemitério Memorial Cidade Jardim (Funerária João de Campos).

Helio Maziero – 73 anos. Faleceu dia 23, nesta cidade. Era casado. Deixa a filha Liria. Foi sepultado no Cemitério São João Batista.

Marcos Benedito Dias Jacinto – 53 anos. Faleceu dia 23, nesta cidade. Era solteiro. Foi sepultado no Cemitério São João Batista.

Ivone Aparecida Barbosa – 82 anos. Faleceu dia 24, nesta cidade. Era solteira. Foi sepultado no Cemitério São João Batista.

Luzia do Carmo Camargo – 72 anos. Faleceu dia 25, nesta cidade. Era viúva. Deixou os filhos Simone, Luciana, Lucineia, Pedro e Nelson (in memoriam). Foi sepultado no Cemitério São João Batista.

Daniel Terencio Ferreira – 57 anos. Faleceu dia 25, nesta cidade. Era solteiro. Foi sepultado no Cemitério São João Batista.

Reinaldo Rogerio Honorio – 51 anos. Faleceu dia 26, nesta cidade. Era divorciado. Deixa os filhos Pedro e Yasmin. Foi sepultado no Cemitério São João Batista.

Frente fria provoca nebulosidade e chuvas nesta sexta-feira em Rio Claro

Segundo o IPMet, uma frente fria avança rapidamente pelo oceano nesta sexta-feira (27), próxima ao litoral paulista, provocando aumento da nebulosidade e possibilidade de chuvas isoladas no decorrer do período com chance de trovoadas em alguns pontos.

Em Rio Claro, as temperaturas permanecem estáveis. A mínima registrada nesta manhã no campus da Unesp foi de 17,8 °C, e a máxima prevista para hoje é de 28 °C. No fim de semana, com o afastamento da frente fria, o tempo volta a ficar firme, com pouca nebulosidade e sem previsão de chuva. As temperaturas devem oscilar entre 14 °C e 17 °C nas mínimas, e entre 28 °C e 30 °C nas máximas.

Meio Ambiente: Defesa Civil, Feena e PMAmb se unem em ação de fiscalização

Trabalho de fiscalização integrada aconteceu ontem em Rio Claro

Na tarde desta quarta-feira, 26, a Defesa Civil de Rio Claro e a Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (Feena) em conjunto com a Polícia Ambiental, realizaram a primeira ação de fiscalização integrada na unidade de conservação. A ação contou com a participação da equipe de vigilância e bombeiros civis da Feena, representantes da Defesa Civil municipal, além do apoio da Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo, contando com cinco viaturas e 11 integrantes.

O principal objetivo da operação foi identificar pontos críticos dentro da área da unidade de conservação e orientar moradores do Bairro dos Lopes quanto ao uso inadequado do fogo para a limpeza de terrenos, prática comum na região, porém, considerada perigosa e irregular, especialmente neste período de estiagem.

A iniciativa faz parte de um planejamento estratégico de fiscalização desenvolvido para o combate aosƍ incêndios florestais e à preservação ambiental. Segundo os organizadores, ações como esta serão intensificadas ao longo dos próximos meses, com foco na prevenção de queimadas e conscientização da população.

De acordo com as autoridades envolvidas, a parceria tem se mostrado fundamental para a proteção da floresta e o fortalecimento da educação ambiental nas comunidades do entorno.

Região: morte de jovem leva à prisão de policiais militares

Justiça afastou de funções operacionais outros quatro agentes. Caso aconteceu em abril, na cidade de Piracicaba

Na terça-feira desta semana, dois policiais militares foram presos temporariamente e outros quatro, afastados de funções operacionais em virtude das investigações sobre a morte de um jovem alvejado em abril deste ano no bairro Vila Sônia, em Piracicaba. Além de efetuarem as detenções, as autoridades cumpriram seis mandados de busca e apreensão nas apurações sobre o crime de homicídio e também de coação no curso do processo. Os trabalhos são resultados de atuação conjunta entre MPSP e Corregedoria-Geral da Polícia Militar.

As medidas foram autorizadas pela Vara do Júri e Execuções Criminais da Comarca de Piracicaba em decorrência de representação formulada pelo Ministério Público nos autos do Procedimento Investigatório Criminal instaurado para apuração dos fatos.

As investigações prosseguirão até a completa e rigorosa apuração dos fatos, com a adoção de todas as providências legais cabíveis.

A Promotoria de Justiça Criminal de Piracicaba reafirma seu respeito à Polícia Militar do Estado de São Paulo, instituição composta majoritariamente por profissionais íntegros e comprometidos com a legalidade, e parceira constante do Ministério Público no enfrentamento à criminalidade. Ao mesmo tempo, ressalta que todos estão submetidos ao Estado de Direito, sendo inafastável a apuração rigorosa de eventuais condutas ilícitas, independentemente da identidade dos investigados, em consonância com o papel constitucional do Ministério Público na defesa da ordem jurídica e no controle externo da atividade policial.

Jovem é morto com tiro na cabeça por policial em Piracicaba; OAB cita ‘excesso’ da PM, que fala em resistência. Foto: Arquivo Pessoal/Reprodução OAB Piracicaba

O caso

Gabriel Júnior Oliveira Alves da Silva tinha 22 anos e morreu após ser baleado na cabeça. Na época, a PM afirmou que o rapaz baleado resistiu à abordagem e ameaçou a equipe com uma pedra, que foi apreendida. Ainda segundo a corporação, o disparo o atingiu na cabeça. Já a esposa de Gabriel, que está grávida de 7 meses, afirmou que ela e o marido estavam comprando milho quando foram abordados pelos policiais sem motivo aparente. Gabriel segurava um refrigerante enquanto ela esperava o milho ficar pronto. Segundo ela, um policial a puxou pelo cabelo enquanto outro agrediu o marido.

Comissão Processante que pode cassar Dalberto tem novo sorteio na Câmara Municipal

Câmara Municipal faz novo sorteio para Comissão Processante que vai investigar e poderá cassar mandato de Dalberto Christofoletti (PSD)

A Câmara Municipal de Rio Claro realizou na noite dessa quarta-feira (25) um novo sorteio para formar a Comissão Processante que vai investigar se o vereador suspenso Dalberto Christofoletti (PSD) quebrou decoro parlamentar durante as investigações de acusação de corrupção na Secretaria Municipal de Cultura, que chegou a resultar, inclusive na sua prisão em maio. Ele está em liberdade há mais de uma semana após decisão da Justiça.

Esse sorteio ocorreu novamente em razão de um erro ocasionado após orientação da própria Procuradoria Jurídica da Casa de Leis e, com isso, foi necessário refazê-lo. Desta vez, a CP foi parar nas mãos da própria base do prefeito Gustavo Perissinotto (PSD) e de colegas de partido do parlamentar investigado e que foi suspenso das funções no mês passado.

Diego Gonzales (PSD) foi novamente sorteado e será presidente da Comissão Processante. Júlio Lopes e Paulo Guedes, ambos do Progressistas, foram sorteados, mas declinaram. Com isso, Elias Custódio (PSD) também foi sorteado e foi eleito membro. E o terceiro integrante sorteado foi Claudino Galego, do Progressistas, assim como da primeira vez. Ele foi eleito relator, novamente.

No sorteio da semana passada, o terceiro integrante diferente era Moisés Marques, do PL, que dessa vez não foi sorteado. Ele manifestou-se em desagravo ao novo sorteio, alegando contradições nas orientações jurídicas. Os vereadores José Pereira (PSD), presidente da Câmara Municipal, e Hernani Leonhardt (MDB), segundo secretário da Mesa Diretora, alegaram que a necessidade do novo sorteio foi baseado na recomendação da Procuradoria Jurídica da Casa de Leis, apesar do erro causado pelo próprio departamento anteriormente.

PEDIDO DE CASSAÇÃO

O pedido é do vereador Rafael Andreeta (Republicanos), que acusa o ex-secretário municipal de Cultura Dalberto Christofoletti, eleito vereador, de quebra de decoro parlamentar na Câmara Municipal ao interferir na pasta da Cultura, na Prefeitura de Rio Claro, mesmo enquanto vereador – apesar da investigação do Gaeco revelar interferência de Dalberto dentro do departamento. Ele é acusado de desviar quase R$ 815 mil dos cofres públicos do setor. “Temos que dar o exemplo aqui. Cassar o vereador que errou, é simples. Ele continuava, mesmo sendo vereador, frequentando a Secretaria de Cultura, tirando sarro da Prefeitura, do Ministério Público e da Câmara”, alegou Rafael Andreeta, autor do pedido da investigação.

Daae finaliza reparo em adutora na Av. Visconde

ETA 1 foi religada por volta das 10h e o fornecimento aos bairros abastecidos será normalizado até a tarde desta quinta-feira (26)

O Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro executou, na manhã desta quinta-feira (26), serviço de reparo em adutora de 150 milímetros, na Avenida 12 com a Avenida Visconde.

Para executar o reparo, foi necessário parar temporariamente a Estação de Tratamento de Água “José Maria Pedroso” (ETA 1) para despressurizar a tubulação.

A ETA 1 foi religada por volta das 10h. A previsão é que o fornecimento de água aos bairros abastecidos, nas regiões Norte, Sul e Central, além dos distritos de Assistência e Batovi, seja normalizado até a tarde desta quinta-feira (26).

A informação sobre qual ETA abastece seu imóvel pode ser consultada nas faturas.

O Daae ressalta que ter caixa d’água nos imóveis diminui os transtornos em ocasiões como esta.

Ao restabelecer o fornecimento de água, podem ocorrer casos pontuais de água escura, que devem ser relatados à Central de Atendimento da autarquia, no telefone 0800-505-5200, que atende 24 horas telefones fixos e celulares.

A água também poderá ficar com aspecto “esbranquiçado”, gerado por microbolhas, que somem depois de alguns segundos, sem prejuízo à qualidade da água.

Operação Inverno: como ajudar pessoas e animais em situação de rua durante o frio

Na terça-feira, foram acolhidas 65 pessoas em dois centros de Rio Claro

Para acolher pessoas em situação de rua durante este período de baixas temperaturas, a Prefeitura de Rio Claro está realizando a Operação Inverno e a comunidade pode colaborar. Quem presenciar pessoas em situação de rua passando frio deve avisar o Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas) pelo telefone 19 9 9387-7340. Os animais das pessoas em situação de rua também são acolhidos.O Seas pode ser acionado de segunda a sexta-feira das 8 às 22 horas e aos sábados, domingos e feriados das 18 às 22 horas.

Segundo a Prefeitura, na terça-feira (24) foram acolhidas 40 pessoas no antigo albergue, na Avenida 5, em trabalho conjunto com o Centro Verdade e Luz, e 25 pessoas na casa de passagem na Rua 6, onde o atendimento é feito ao longo de todo o ano.

Entrega de agasalhos para famílias da região do Panorama realizada no último dia 16

A queda na temperatura reforça a necessidade da colaboração da comunidade na doação de agasalhos para atender famílias de baixa renda. Em Rio Claro,os postos de arrecadação estão instalados no Paço Municipal (Rua 3, 945 – Centro), Barracão da Solidariedade (Rua 1B, 411 – Cidade Nova), Casarão da Cultura (Avenida 3, 568 – Centro), Centro Cultural (Rua 2, 2880) e Supermercado Covabra (Avenida Visconde com Rua 14). Quem quiser doar grande quantidade pode ligar para o telefone 3526-7171 e solicitar que o Fundo Social faça a retirada dos itens.