Representante do Ministério da Cultura participa de encontro em Rio Claro

O município de Rio Claro recebe na noite desta terça-feira, 15, o coordenador-geral de orientação e capacitação a estados, distrito federal e municípios do Ministério da Cultura, Fábio Riani Costa, “Binho”.

O representante do Ministério da Cultura estará em Rio Claro para um encontro para falar sobre política nacional Aldir Blanc de fomento à cultura e de outros assuntos sobre gestão pública de cultura.

“Será uma ótima oportunidade para os representantes dos diversos setores culturais de Rio Claro se informarem sobre o assunto, tirarem dúvidas e receberem orientações sobre novos projetos culturais”, afirma a secretária municipal da Cultura, Nathália Spatti.

O encontro terá início às 19 horas e é aberto a todos os interessados. Não há necessidade de inscrição.

Whirlpool celebra 35 anos de presença em Rio Claro com compromisso em inovação, sustentabilidade e incentivo social

A fábrica da Whirlpool em Rio Claro, ativa desde 1990, tornou-se um dos pilares da operação global da companhia.

Enquanto Rio Claro celebra sua história de mais de 170 anos, a Whirlpool, detentora das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, comemora também um grande marco: 35 anos de presença na cidade que se consolidou como uma das principais para a Companhia no mundo. Há mais de três décadas, a empresa de eletrodomésticos fortalece a conexão com a região a partir de investimentos em inovação, sustentabilidade e impacto social na comunidade.

A unidade de Rio Claro, pólo estratégico da Companhia no país, contribui significativamente para a economia local, empregando milhares de trabalhadores, e fabrica anualmente milhões de produtos, entre lavadoras, fogões, fornos e cooktops. Esses itens são distribuídos principalmente para o mercado nacional e também exportados.

A relevância da unidade é evidenciada por um investimento de cerca de R$ 200 milhões, iniciado em 2024, destinado à modernização das linhas produtivas, ao desenvolvimento de novas tecnologias e à capacitação profissional, garantindo a continuidade de sua operação de vanguarda.

Sustentabilidade e Inovação na Prática

A agenda ESG da companhia é uma realidade na operação de Rio Claro. A unidade se destaca por operar com 100% de energia limpa e certificada, atingir um índice de 98% de recirculação de água com a reutilização integral de seu efluente industrial tratado, e manter o importante marco de “Zero Resíduos para Aterro” desde 2015. Além disso, a fábrica integra o sistema de logística reversa da Whirlpool, promovendo o descarte adequado de eletroeletrônicos em todo o país.

Compromisso com a Comunidade e a Educação

Em 2023, os projetos sociais e culturais apoiados pela empresa, como o “Cinema no Parque” e a Orquestra Filarmônica de Rio Claro — patrocínio da Companhia desde 2019 —, beneficiaram diretamente mais de 120 mil pessoas na cidade. Um destaque é o Instituto Consulado da Mulher, ação social de apoio às mulheres empreendedoras, que foi criada em Rio Claro e já impulsionou o empreendedorismo feminino para mais de 41 mil mulheres em todo o Brasil.

A Companhia também estabeleceu uma parceria com a nova Fatec Rio Claro. A colaboração em cursos de vanguarda, como Inteligência Artificial e Gestão ESG, inclui mentorias, equipamentos e estágios, conectando a formação acadêmica às reais demandas da indústria.

Comprometida com o desenvolvimento da sociedade, dos seus colaboradores e da companhia, tem investido em iniciativas como a Fábrica dos Sonhos e a Fábrica do Futuro, ambientes construídos com o foco em melhoria contínua e inovação.

“É uma grande satisfação fazer parte da história de Rio Claro. Ao longo dessas três décadas construímos um ecossistema que movimenta a economia, apoia a cultura, promove a educação e impacta positivamente milhares de famílias.”afirma Vinícius Tokuda, Diretor da Unidade de Rio Claro da Whirlpool Corporation.

Sobre a Whirlpool Corporation

A Whirlpool Corporation (NYSE: WHR) é uma das principais empresas de eletrodomésticos e está em constante busca para melhorar a qualidade de vida em casa. Como a maior fabricante de eletrodomésticos com sede nos Estados Unidos, a empresa está impulsionando inovações significativas para atender às necessidades dos consumidores, que estão em constante evolução, por meio de seu icônico portfólio de marcas, incluindo Whirlpool, KitchenAid, JennAir, Maytag, Amana, Brastemp, Consul e InSinkErator. Em 2024, a empresa reportou aproximadamente $17 bilhões em vendas, com quase 90% delas nas Américas, contando com 44.000 funcionários e 40 centros de pesquisa e tecnologia. Mais informações sobre a empresa podem ser encontradas em WhirlpoolCorp.com.

Canil Municipal de Rio Claro reforça posse e adoção responsável

Que o Canil Municipal de Rio Claro realiza um importante trabalho isso não é segredo. São dezenas de animais, principalmente cães, que dependem deste serviço para não viverem nas ruas ou em situação de maus-tratos. Acontece que viver em baias também não é o ideal. Ideal mesmo seria ter um lar, com uma família, amor e cuidados. Basta passar pelos corredores do local para ver os olhares dos cães e ouvir os latidos do tipo: “Me leva com você”.

“Atualmente temos aqui 187 cães e 27 felinos. Acontece que a capacidade ideal para cães é de no máximo 103, ou seja, já estamos com mais de 80 além. Já os felinos ainda estamos dentro do esperado. É importante frisar que novos moradores não param de chegar. A mais recente, que recebeu o nome de Queijadinha, foi resgatada nas ruas do bairro Santa Elisa, com um tumor nas mamas”, conta Diego Reis que é assessor administrativo do Canil Municipal.

Os animais que são adotados saem do canil castrados, vacinados e com chip de identificação. O canil atende de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, e aos finais de semana e feriados das 7 às 12 horas. O endereço é Distrito Industrial, na Avenida das Indústrias com a Rua Alfa. O telefone para outras informações é o 3532-4115

Ao fazer a adoção é importante que a família esteja ciente das responsabilidades que terá no convívio e cuidados com o animal. Os interessados em adotar um cachorro ou gato devem apresentar documento pessoal e fotografias do espaço da residência onde o animal irá viver. Tudo isso será avaliado pela equipe do canil que dirá se é possível e viável a adoção. É necessário também levar guia ou caixa de transporte para que o animal adotado seja conduzido com segurança.

Alça de saída do bairro Mãe Preta será interditada nesta segunda-feira (14)

A Arteris Intervias informa que das 08h até 12h desta segunda-feira (14), interditará a alça de saída do bairro Parque Mãe Preta, em Rio Claro/SP, na altura do km 63 da Rodovia Wilson Finardi (SP-191), sentido a Rodovia Washington Luís (SP-310), para estudos técnicos com o equipamento viga benkelman.

A concessionária indica como rota alternativa para os motoristas que necessitarem utilizar o acesso interditado, seguir por dentro do município e utilizar a saída pela Avenida Brasil, na altura do km 66 da SP-191.

A intervenção faz parte do projeto de duplicação de 17,5 km da Rodovia Wilson Finardi (SP-191), entre os quilômetros 52,7 ao km 70,2, no trecho que interliga os municípios de Araras a Rio Claro. O investimento de aproximadamente R$ 169 milhões possibilitará, além da construção de novas faixas de rolamento, a implantação de um dispositivo de retorno, duas pontes de concreto e uma galeria.

Os motoristas devem obedecer à sinalização indicativa instalada na rodovia, e reduzir a velocidade nos trechos em obras, mantendo sempre uma distância de segurança do veículo à frente para evitar colisões. Programar a viagem com antecedência também é uma maneira eficaz para evitar transtornos, já que o tráfego poderá ficar mais lento em alguns pontos.

CDHU Móvel estará em Rio Claro de 23 a 26 de julho

Rio Claro recebe de 23 a 26 deste mês, na antiga estação ferroviária, unidade da CDHU Móvel, para tornar mais fácil aos mutuários da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) serviços como regularização de contratos e negociação de dívidas.

A iniciativa tem parceria com a prefeitura e o atendimento será feito apenas com agendamento prévio pelo telefone 0800 000 2348.

“É uma oportunidade para mutuários da CDHU tratarem de assuntos referentes a sua moradia de forma acessível, basta fazer o agendamento e comparecer à antiga estação ferroviária no dia e horário marcados”, reforça o secretário municipal de Habitação, Agnelo Matos.

Nos dias 23 (quarta-feira), 24 e 25 o atendimento será das 9 às 17 horas e no dia 26 (sábado), das 9 às 15 horas.

No CDHU Móvel, os mutuários poderão solicitar emissão de boletos, fazer acordos e reacordos de dívida, quitar ou amortizar financiamento, inclusive com o FGTS, regularizar contratos encerrados com dívidas parcelando em até 60 vezes, revisar o valor da prestação e obter novo financiamento por meio de portabilidade sem juros.

De acordo com o governo do estado, a CDHU Móvel também fará atendimento de regularização contratual, como transferência de titularidade e conversão de contrato, além de esclarecer dúvidas e fazer orientações de viés jurídico.

De acordo com a CDHU, é importante os mutuários ficarem atentos contra golpes aplicados em nome da entidade, uma vez que a CDHU não pede depósitos, transferências ou PIX, seja por carta, WhatsApp ou e-mail. Suspeitas de golpe podem ser denunciadas ao Alô CDHU (0800 000 2348) ou pelo endereço [email protected].

CDHU

A CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo – empresa do Governo Estadual, vinculada à Secretaria Desenvolvimento Urbano e Habitação, é o maior agente promotor de moradia popular no Brasil. Tem por finalidade executar programas habitacionais em todo o território do Estado, voltados para o atendimento exclusivo da população de baixa renda – atende famílias com renda na faixa de 1 a 10 salários mínimos.

RC já registra neste ano 14 mortes por SRAG, diz Saúde

A síndrome respiratória aguda grave, conhecida pela sigla SRAG, é uma condição caracterizada por uma infecção respiratória severa que ocasiona em dificuldade para respirar e lesões nos pequenos sacos de ar nos pulmões responsáveis pelas trocas gasosas (alvéolos pulmonares), o que compromete a oxigenação do sangue.

A queda nas temperaturas e o inverno favorecem os casos e segundo dados da Secretaria da Saúde do Governo do Estado de São Paulo há situações que se tornaram irreversíveis para pacientes em Rio Claro que evoluíram a óbito neste ano.

Até o momento, na 28ª semana epidemiológica, Rio Claro registrou 70 casos de SRAG sendo que 30 pacientes precisaram de internação na UTI e destes, 14 não resistiram e morreram. Dos infectados, 27 são do sexo feminino e 43 masculino.

A faixa etária mais afetada está entre 60 e 79 anos com 19 casos (7 mulheres e 12 homens). Depois aparecem as pessoas entre 40 e 59 (14 casos), seguidos dos pacientes com mais de 80 anos (11 casos). Na lista aparecem crianças menores de um ano (10 casos), de 20 a 39 anos (9 casos), de 1 a 4 anos (5 casos) e de 5 a 9 anos (2 casos).

Alguns dos sintomas mais comuns da síndrome respiratória aguda grave (SRAG) são:

– Dificuldade para respirar;

– Sensação de peso no peito;

– Lábios com cor arroxeada (roxo);

– Febre persistente;

– Perda de apetite.

Prevenção

A SRAG é uma possível consequência de diferentes doenças contagiosas, como a gripe e a Covid-19, porém nem toda pessoa com alguma dessas infecções irá desenvolver a síndrome. Assim, uma das principais formas de prevenção à SRAG é evitar essas doenças, o que pode ser feito das seguintes maneiras:

– Manter uma alimentação saudável, rica em proteínas, verduras e legumes, ajuda a fortalecer o sistema de defesa do corpo (imunológico);

– Vacinar-se contra doenças que podem levar a esse quadro, como a gripe e a Covid-19,

– Evitar o contato próximo com pessoas infectadas por doenças respiratórias;

– Higienizar as mãos, principalmente antes das refeições: aplicar uma quantidade suficiente de sabão nas palmas, esfregar bem todas as partes (dedos, costas das palmas e unhas) por cerca de 20 segundos e enxaguar com água;

– Usar máscara em ambientes fechados ou com pessoas doentes.

Dirigir em dias com neblina requer atenção redobrada de motoristas

Com as baixas temperaturas, a incidência de neblina pode aumentar em várias localidades, sendo muito importante que os usuários redobrem a atenção.

“Em condições de baixa visibilidade, a pressa deve ser deixada de lado, já que o campo de visão do motorista fica limitado e, consequentemente, o tempo de reação precisa ser maior”, orienta Rogério. Ele reforça ainda a importância de manter uma distância segura do veículo à frente para evitar colisões traseiras”, afirma o superintendente de Operações da Eixo SP, Rogério Rodrigues.

Outro ponto destacado pelo superintendente de Operações é o uso correto dos faróis. “Em trechos com neblina, o ideal é utilizar o farol baixo, nunca o alto, porque a luz intensa reflete nas gotículas de água suspensas e prejudica ainda mais a visão”, adverte. O uso do pisca-alerta deve ser restrito a situações em que o veículo estiver parado, nunca em movimento, para não confundir os demais condutores e evitar acidentes.

Rogério orienta ainda que, ao perceber a formação de neblina, o motorista deve evitar manobras bruscas, como ultrapassagens e frenagens repentinas. A condução deve ser suave, com atenção redobrada à sinalização e aos limites de velocidade estabelecidos para o trecho.

Evite o acostamento

Caso o nevoeiro seja muito denso, a ponto de comprometer a visibilidade, o recomendado é procurar um local seguro fora da pista para aguardar a melhora das condições. Entre os locais indicados estão os postos de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), postos de combustíveis, bases da Polícia Militar Rodoviária ou qualquer área distante da rodovia. O acostamento só deve ser usado em situações de emergência absoluta.

Vacina de tétano ainda é esquecida; reforço deve ser aplicado em adultos

A dose de reforço da vacina de tétano deve ser tomada a cada 10 anos. Porém, muitos adultos esquecem de voltar ao posto para completar e atualizar a carteirinha de vacinação, o que pode causar problemas, especialmente, em acidentes, até mesmo domésticos e corriqueiros do dia a dia.

O Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) procura conscientizar as pessoas que buscam o posto de vacinação para se imunizar contra gripe / vírus influenza e de Covid-19. E com o poder da informação dos profissionais de saúde, houve um aumento de 230% na aplicação da vacina dTpa (difeteria, tétano, coqueluche) entre 2023 para 2024, passando de 285 aplicações para 943.

Vale lembrar também que o aumento ocorreu porque a vacina foi disponibilizada para profissionais da saúde. “Os pacientes dificilmente nos procuram para a vacinação contra o tétano isoladamente, a menos que tenham se acidentado”, explica a enfermeira Cecilia Bueno.

O tétano é causado por feridas contaminadas pela bactéria, que podem ser por objetos sujos e/ou enferrujados, por meio da terra contaminada pela bactéria ou até mesmo por cortes e queimaduras que não foram limpas adequadamente. A doença causa sintomas graves de espamos e rigidez musculares, especialmente no pescoço. Pode causar dificuldades respiratórias, irritabilidade e dores.

POLÍCIA: mulher é presa com arma de fogo escondida em estepe durante operação do BAEP, no Jardim das Palmeiras

Na manhã de sexta-feira (11), por volta das 7h40, uma mulher foi detida em flagrante por agentes de segurança do 10º BAEP da Polícia Militar enquanto dirigia um veículo com uma arma escondida, no Jardim das Palmeiras.

A prisão aconteceu durante diligências para apurar uma denúncia anônima sobre o transporte de armas.

Fiação é furtada de escola municipal

A Guarda Civil Municipal atender, na noite de sexta-feira, uma ocorrência de furto na Escola Municipal Antônio Maria Marrote.

Segundo registo, ao chegarem no local, foram recebidos pela diretora, que mostrou o ponto exato onde a fiação havia sido levada: do poste até o relógio de energia.

Polícia prende jovem com drogas e dinheiro em casa invadida no Boa Esperança

Segundo policiais, uma mulher foi presa por tráfico de drogas em uma residência invadida, na manhã de sexta-feira. Conforme o registro, a suspeita teria tentado fugir, entrando por um corredor, foi abordada e nada ilícito foi localizado, mas a mesma teria confessado que guardava o entorpecente em sua casa.

Duas pessoas morrem em colisão frontal na Rodovia Fausto Santomauro

Duas pessoas morreram e uma foi socorrida em estado grave em uma colisão frontal que aconteceu na madrugada de sábado (12), na Rodovia Fausto Santomauro (SP-127) – que liga Rio Claro a Piracicaba. Segundo o boletim, na altura do quilômetro 30, um automóvel Nissan que trafegava no sentido correto da rodovia se deparou com o automóvel VW Fox que trafegava pela contramão. Houve a colisão frontal. Morreram Erivelton Cristiano Jorge (condutor Nissan), João Nelson das Neves (condutor Fox). Um outro passageiro do Fox foi socorrido para o Hospital Fornecedores de Cana.

Final de semana de sol com muitas nuvens, mas sem chuvas em Rio Claro

O tempo em Rio Claro, neste sábado (12), será de sol com muitas nuvens durante o dia, com períodos de céu nublado. Já à noite, muitas nuvens, mas sem previsão de chuvas. A temperatura mínima prevista é de 12 °C e a máxima deve atingir 24 °C. A umidade relativa do ar varia entre 48 e 88%.

No domingo (13), o tempo segue praticamente igual ao sábado, com muitas nuvens durante o dia e período de céu nublado. E à noite, muitas nuvens, mas ainda sem previsão de chuvas. A previsão de mínima é de 14 °C e a máxima de 23 °C. Já a umidade do ar irá variar entre 50 a 89%.

As informações são do portal Climatempo.

Baep prende mulher ligada a facção criminosa no Jardim das Palmeiras

Policiais Militares do 10º BAEP interceptaram uma mulher de 24 anos, na condução de um veículo T-Cross, pessoa essa conhecida como sendo esposa do criminoso de vulgo “Léo Bode”, líder do grupo criminoso denominado  “Bonde do Magrelo”, vinculado a Facção Criminosa Comando Vermelho. Durante a busca veicular foi localizado um revólver no compartimento destinado ao estepe do veículo, tendo a condutora informado que recebera o armamento de seu marido para sua defesa própria. Findada a busca, a condutora foi encaminhada a Delegacia de Polícia do município, onde foi autuada por Posse Ilegal de Arma de Fogo, permanecendo recolhida e à disposição da Justiça.

Segundo o comando do CPI-9, o grupo criminoso denominado “Bonde do Magrelo”, vinculado a Facção Comando Vermelho, é responsável por inúmeros crimes cometidos no município, especialmente os homicídios e o Tráfico de Drogas.