Investigado por matar vereador no ES é preso no Alan Grey pela Polícia Civil de RC

A Polícia Civil de Rio Claro, por meio da DIG, em trabalho conjunto com equipes da Polícia Civil do Espírito Santo, deu cumprimento a mandado de prisão temporária em desfavor de um indivíduo de 26 anos, natural de Cariacica, no Espírito Santo.

A prisão é resultado do trabalho investigativo das equipes policiais, que permitiu a identificação e localização do criminoso. A diligência ocorreu simultaneamente com o cumprimento de outros mandados de prisão no estado do Espírito Santo, na operação “Lista Negra 2”. De acordo com o apurado, o investigado preso no Alan Grey, zona rural de Rio Claro, seria um dos autores do homicídio que vitimou o vereador Leomar Cazotti, de 43 anos, durante a campanha eleitoral de 2024, ocasião em que concorria à reeleição para a Câmara Municipal de Governador Lindenberg, no Espírito Santo.

Durante o cumprimento foi apreendido um aparelho celular, que será objeto de análise pela equipes capixabas. Após ser cientificado da decisão judicial que pesava em seu desfavor, o investigado foi recolhido ao setor carcerário, onde permanecerá à disposição da Justiça.

O crime
Leomar foi assassinado a tiros na Fazenda Bernabé, em Governador Lindenberg, Noroeste do Espírito Santo. Segundo a Polícia Militar, dois indivíduos chegaram de moto no dia 30 de agosto de 2024, e o que estava na garupa atirou contra o parlamentar que morreu na hora. No momento do crime, ocorria um encontro político com a presença de outros candidatos que também disputariam o pleito.

Vereador Leomar Cazotti foi assassinado em agosto de 2024

Paciente de Rio Claro será indenizado após demora em diagnóstico de apendicite

No caso registrado em 2019, o paciente se dirigiu à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Avenida 29, com fortes dores abdominais. No entanto, dias depois precisou passar por cirurgia de emergência

O Tribunal de Justiça de São Paulo manteve decisão da Vara da Fazenda Pública de Rio Claro que condenou a Fundação Municipal de Saúde a indenizar o paciente José Fernando da Silva, de 38 anos, que sofreu complicações devido à demora no diagnóstico de apendicite na UPA da Avenida 29 no ano de 2019, no Governo Juninho da Padaria. As reparações foram fixadas em R$ 50 mil, por danos morais, e R$ 25 mil, por danos estéticos.

Na época, o autor foi à UPA da 29 com fortes dores abdominais. Diante da suspeita de inflamação no apêndice, os profissionais afirmaram que a confirmação só poderia ser feita através de ressonância magnética, não disponível na unidade. O paciente foi medicado e liberado. No dia seguinte, voltou à UPA se queixando de dores e mais uma vez liberado. Três dias depois, foi internado e encaminhado à cirurgia de emergência. Por intercorrências da operação, passou por outras duas cirurgias. Nesse período emagreceu 15 quilos, precisou usar fraudas, ficou impossibilitado de se locomover e de trabalhar e ficou sem fonte de renda por vários meses, sobrevivendo com a ajuda de familiares.

Em seu voto, o relator do recurso, desembargador Nogueira Diefenthäler, destacou que a falha do ente público, reiterando que, além da demora no diagnóstico, nenhum profissional procurou amenizar a situação com informações e auxílios. “Inadmissível que a ré se demita de seus deveres alegando a prestação de um bom serviço, haja vista que, em razão da desídia estatal, [o autor] veio a sofrer os danos alegados, de ordem moral, estética e de ordem material”, acrescentou.

A Farol JC procurou a Secretaria Municipal de Comunicação e pediu um posicionamento. Em nota, foi informado que “trata-se de decisão em segundo grau de jurisdição. Contudo, o processo ainda não transitou em julgado, cabendo recurso para as instâncias superiores, o que está sendo verificado pela Procuradoria Judicial da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro. O processo é de 2019 e não diz respeito a situação relativa à gestão atual”, comunica.

O paciente foi representado pelas advogadas Luana Bortolotti e Michele Bortolotti. “Embora reconheçamos que nenhuma compensação pecuniária é capaz de mitigar integralmente o sofrimento vivenciado pelo requerente, o desfecho processual representa uma significativa conquista. Tal resultado não só contribui para a atenuação dos danos experimentados, mas também enfatiza a responsabilização da entidade pública. Espera-se que, a partir desta decisão, o ente público seja impelido a aprimorar a qualidade dos serviços prestados, pautando-se por maior empatia e solidariedade para com a vida dos cidadãos atendidos pelo sistema público de saúde. O caso em questão é um testemunho da importância da busca pela justiça diante de falhas que comprometem a saúde e a dignidade humana”, afirmaram as advogadas em nota à coluna.

CP contra Dalberto continua e convoca testemunhas na Câmara

A Comissão Processante (CP) que investiga denúncia com pedido para cassar o mandato do vereador suspenso Dalberto Christofoletti (PSD) decidiu, por unanimidade, continuar com a investigação. Em reunião nessa terça-feira (15), no plenário da Casa de Leis e com a presença de Dalberto e demais vereadores, os integrantes da CP votaram pela continuidade da apuração por suposta quebra de decoro parlamentar do acusado.

Na abertura, o presidente Diego Gonzales (PSD) ressaltou que seria feita a leitura da decisão da relatoria da CP, sob responsabilidade de Claudino Galego (Progressistas), quanto à decisão tomada após a instauração da Comissão com a análise da denúncia, de autoria do vereador Rafael Andreeta (Republicanos), e da defesa do vereador Dalberto. O membro da CP, Elias Custódio (PSD), deu apoio na leitura.

No relatório, Galego afastou as contra-argumentações da defesa de Dalberto no que se refere às acusações do mesmo contra as competências da Câmara em analisar o mérito da denúncia por falta de Comissão de Ética, a alegação de Dalberto de que os fatos apurados pela CP supostamente teriam ocorrido antes de ele ser vereador (enquanto secretário municipal), além de supostos erros processuais dentro da investigação da própria Comissão Processante.

Segundo a CP, o Legislativo tem a competência de investigação e que os fatos narrados na denúncia de Rafael ocorreram durante o mandato de Dalberto, paralelamente ao que o Gaeco investiga. Também, ressaltou que a acusação de erro processual quanto à formação da CP – quanto à convocação do suplente de Rafael – ocorreu após o período regimental para apresentação da defesa. Ainda, que pese caso tivesse sido enviada no prazo correto, ainda assim não mudaria o resultado para instauração da CP.

Por fim, a Comissão também alega que a quebra de decoro pode ter ocorrido diante do não cumprimento de medidas cautelares da Justiça, o que motivou sua prisão em maio – fato revertido posteriormente com a liberdade em junho. Ao final do relatório, Galego opinou pela continuidade da investigação. O membro Elias Custódio, assim como o presidente Diego Gonzales, acompanharam o relator por unanimidade.

Com isso, Diego convocou para os dias 22 e 29 de julho duas oitivas para que autor da denúncia, o denunciado, testemunhas de defesa possam depor. São eles: Rafael Andreeta (denunciante), Dalberto Christofoletti (denunciado), Fernando Cavalheiro (advogado de defesa), Lucinéia Adriana Machado Santos, Rita Chaves de Brito, Marcelo Renato de Nadai, Gustavo Ricardo da Silva e Renato Moreira de Almeida – todas testemunhas. As audiências ocorrerão a partir das 14h.

O que diz Dalberto

A defesa de Dalberto argumenta em nota ao JC que “a denúncia alega que o parlamentar descumpriu decisões judiciais, porém não apresentou qualquer prova sobre o fato. Também tenta usar processo judicial contra Dalberto que nem sequer teve sentença proferida. Dalberto não possui antecedentes criminais, nem condenação. Dalberto é funcionário público efetivo, lotado atualmente na Secretaria de Cultura de Rio Claro, portanto a sua presença na Secretaria até maio de 2025 se justifica no desempenho de sua função como gestor municipal e jamais de atos ilícitos. Fica evidente o uso de várias “fake news” como forma de perseguição política. (…) Ficam evidentes a denunciação caluniosa e os vícios formais insanáveis relatados e comprovados que impediram a legalidade da instalação da Comissão Processante. Apesar dos equívocos elencados, não deixamos de acreditar na Câmara Municipal de Rio Claro como a casa da democracia e em seus parlamentares como fiéis depositários da lei. O mandato do vereador Dalberto, em última análise, não é dele, mas sim do povo. Assim, só o povo poderia tirá-lo”, finaliza.

Mais de 1 milhão de aposentados serão ressarcidos por desconto ilegal

Agência Brasil

O Ministério da Previdência Social já contabiliza 1,4 milhão de aposentados aptos a receber o ressarcimento pelos descontos indevidos feitos por entidades associativas. A expectativa é que todos que tenham aderido ao acordo com o governo federal recebam de volta os recursos a partir do dia 24 de julho.

Os números atualizados foram apresentados nesta quarta-feira (16) pelo ministro Wolney Queiroz, durante o programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

“Hoje já temos 27% de adesão. É um número expressivo porque começou na sexta-feira [dia 11]. Vamos pagar 100 mil pessoas por dia. Em 10 dias, serão 1 milhão pessoas. Então, em menos de 15 dias, vamos zerar [essa conta]”, disse o ministro.

Acordo

Queiroz lembra que, para isso, é necessário que os interessados se dirijam aos Correios ou acessem o aplicativo, e que concordem com o acordo.

“Vale lembrar que quem aderir primeiro, recebe primeiro”, disse. “Fazemos, portanto, um apelo: façam a adesão ao acordo para agilizarmos o pagamento”, acrescentou.

Segundo o ministro, cerca de 4,2 milhões já acessaram o sistema. Desse total, 1,4 milhão estão aptos a receber o reembolso. O prazo final para que o aposentado inicie o processo de ressarcimento será 14 de novembro.

Durante o processo, o aposentado será consultado para informar se autorizou ou não o desconto. Caso não tenha autorizado, caberá à associação provar que o desconto foi autorizado.

“Basta dizer que não reconhece a adesão. A partir daí, a associação terá 15 dias úteis para mandar os documentos. Caso não mande, e a maioria não manda porque não tem os documentos, automaticamente este aposentado estará apto para receber o ressarcimento. As pessoas precisam aceitar o acordo para, a partir do dia 24, o dinheiro chegar na conta”, explicou o ministro.

Vantagens

Segundo o ministro, há vantagens para quem aderir ao acordo. A primeira delas é não ser necessário, ao aposentado, gastar dinheiro com advogado. Outra vantagem é a possibilidade de o aposentado entrar com ações contra as associações que fizeram a cobrança indevida.

“[Ao aderir ao acordo,] ele se compromete a não entrar na Justiça contra o governo, mas ele pode entrar contra as associações. Por exemplo, se ele acha que merece receber uma ação por dano moral, ele pode entrar regressivamente contra as associações para receber esse dinheiro”, detalhou.

Ele explica que o governo está apurando para diferenciar as entidades associativas que são idôneas, das que não são. “Essas associações [não idôneas] só voltarão a funcionar após o pente fino que estamos fazendo. Vamos atrás de cada centavo dessas associações que fraudaram o INSS, para ressarcir o Tesouro. Inclusive já bloqueamos R$ 2,8 bilhões dessas associações, por meio de ações judiciais na justiça”.

Mecanismos de proteção

Wolney Queiroz disse que o caso acabou por levar o governo a reestruturar sistemas e rever critérios e controles de seus mecanismos. “Esse desconto foi um fato lamentável, mas vamos aproveitar para deixar um legado. Estamos reestruturando sistemas que já existem e precisam ser revitalizados, como a Ouvidoria, a Corregedoria e o Controle Interno”.

Segundo Queiroz, foi apurado, inicialmente, que 9 milhões de aposentados tiveram algum desconto. Alguns deles por poucos meses; outros, por anos.

“O governo, então, enviou, a todos, um alerta sobre o desconto”, disse o ministro ao lembrar que o prazo máximo que o governo pode pagar é cinco anos.

Segundo ele, com a ajuda dos Correios, que preparou seus funcionários para fazer atendimentos presenciais a esse público, será possível atender um número ainda maior de aposentados.

Região Norte

Devido à dificuldade de locomoção para populações que vivem na Região Norte, o governo vai implementar uma busca ativa nessas localidades, o que inclui comunidades indígenas e quilombolas, além de pessoas com mais de 80 anos.

“Eles já estão automaticamente inscritos para recebimento do reembolso. Mas faremos também busca ativa por meio do PrevBarco [embarcações da Previdência Social que fazem atendimentos em comunidades da região]”, complementou.

PGR pede condenação do ex-presidente Bolsonaro e mais sete réus por golpe de Estado

Divulgação

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu nessa segunda-feira (14) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e de mais sete réus do núcleo 1 da trama golpista. A manifestação foi enviada ao ministro Alexandre de Moraes, por volta das 23h45, e faz parte das alegações finais, a última fase antes do julgamento dos acusados, que deve ocorrer em setembro deste ano.

No documento, que tem 517 páginas, o procurador-geral, Paulo Gonet, defende que Bolsonaro e os demais réus sejam condenados pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado. As penas máximas para os crimes passam de 30 anos de prisão. Além de Bolsonaro, a PGR pediu a condenação dos seguintes réus:

Walter Braga Netto, general de Exército, ex-ministro e vice de Bolsonaro na chapa das eleições de 2022; General Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional; Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência – Abin; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de segurança do Distrito Federal; Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Paulo Sérgio Nogueira, general do Exército e ex-ministro da Defesa; Mauro Cid, delator e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. Em caso de condenação, Cid deverá ter a pena suspensa devido ao acordo de delação premiada assinado com a Policia Federal (PF) durante as investigações.

Bolsonaro

Na manifestação, o procurador-geral descreveu o papel do ex-presidente Jair Bolsonaro na trama golpista. Segundo ele, Bolsonaro figura como líder da organização criminosa e foi o “principal articulador e maior beneficiário” das ações para tentar implantar um golpe de Estado no país em 2022. Nas palavras de Gonet, o ex-presidente instrumentalizou o aparato estatal e operou em “esquema persistente” de ataque às instituições públicas e ao processo sucessório após o resultado das eleições presidenciais.

Coral Municipal: inscrições para novos integrantes e pianistas vão até o dia 1º

O Coral Municipal de Rio Claro recebe inscrições até dia 1º de agosto para novos participantes coralistas e também disponibiliza três vagas para pianistas que tenham uma razoável ou boa leitura para treinar música de câmera e posteriormente acompanhar o coral em suas apresentações.

Todos os interessados terão aulas preparatórias gratuitas. Os cantores terão aulas de técnicas vocais que envolvem respiração, ressonância, postura e interpretação. Os pianistas terão aulas de aperfeiçoamento em leitura e prática de música de câmera.
As aulas e as preparações para os pianistas também serão gratuitas. Para ambos, a exigência é de idade mínima de 18 anos.

Os interessados devem comparecer de segunda à sexta-feira no Casarão da Cultura, na Avenida 3 número 568 , esquina com a Rua 7, das 8 às 17 horas, e falar com Claudionor.

Intercâmbio: 133 alunos de Rio Claro farão as provas de seleção

Uma seleção de alunos de 15 escolas estaduais de Rio Claro disputa a oportunidade de um intercâmbio no programa Prontos pro Mundo.

No total são 133 estudantes divididos nas escolas Marciano Toledo Piza, Nelson Stroili, Chanceler, Joaquim Ribeiro, João Baptista Negrão Filho, Batista Leme, Heloisa Marasca, José Cardoso, Olidon Correa, januário Sylvio Pezzotti, Joaquim Ribeiro, Oscalia Goes, Zita de Godoy, José Fernandes e Delcio Baccaro.

Eles estão na lista de 26 mil estudantes que farão as provas de seleção do programa Prontos pro Mundo e concorrerão às 500 vagas de intercâmbio para um país de língua inglesa no primeiro semestre de 2026.

A prova deve ser aplicada entre os dias 4 e 8 de agosto. Esta é uma das etapas para que a Educação conheça os intercambistas do próximo ano.

De acordo com as regras do Prontos pro Mundo, estão habilitados a participarem das provas, os estudantes que:

Estão matriculados na 1ª série do Ensino Médio neste ano;

Fizeram as provas do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) em 2024, quando eram estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental;

Ter registrado ao menos 90% de frequência escolar no ano passado;

Conquistaram o certificado no nível 3 (ou superior) no curso de inglês online oferecido pela Secretaria da Educação.

Educação de Jovens e Adultos está com inscrições

Para oferecer uma jornada educacional acessível e enriquecedora aos que buscam concluir a Educação Básica e não tiveram a oportunidade de finalizá-la, o SESI Rio Claro oferece 250 vagas gratuitas para a Nova Educação de Jovens e Adultos (Nova EJA) e EJA Profissionalizante, presentes em 36 escolas da instituição no estado de São Paulo. Os interessados podem se matricular exclusivamente no site do SESI-SP www.sesisp.org.br, até o dia 25 de julho, para ingresso na turma que se iniciará em 4 de agosto.

A Nova EJA abrange o Ensino Fundamental anos finais (do 6° ao 9° ano) e o Ensino Médio (do 1° ao 3º ano), enquanto a EJA Profissionalizante, em parceria com o SENAI-SP, oferece certificação profissional em um dos cursos disponíveis no programa: Almoxarife, Assistente de RH, Assistente de controle de qualidade, Controlador e programador de produção, Costureiro sob medida, Desenhista de moda, Inspetor de Qualidade e Operador de computador.

Vale reforçar que o tempo de conclusão nos dois programas dura até 12 meses, variando de acordo com o estágio de cada aluno. Em ambos, 80% dos estudos serão a distância, proporcionando flexibilidade aos alunos, enquanto os restantes 20% ocorrerão em encontros presenciais. A idade mínima para ingresso no Ensino Fundamental Anos Finais é de 15 anos; já o Ensino Médio, a partir dos 18 anos de idade. Dando prioridade aos trabalhadores da indústria, o SESI-SP busca atender ao maior número possível de indivíduos ligados ao setor. Telefones de contato: 0800 876 8894 – atendimento das 8h às 21h30, de segunda a sexta.

Equipe Palmares promove Julho das Pretas no sábado

Em homenagem ao Julho das Pretas – Dia Municipal da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha (Lei Municipal nº 4.251/2011) e ao aniversário de 47 anos do MNU – Movimento Negro Unificado, a equipe Palmares promove programação especial em Rio Claro neste sábado (19), a partir das 14 horas, na Philarmônica.

O evento deste ano tem como tema Mulheres Negras, Vozes e Memórias. Segundo a organização, trata-se de “um convite para ouvirmos, compartilharmos e exaltarmos as trajetórias e conquistas das mulheres negras em nossa sociedade”.

Na programação contam apresentação cultural com o grupo de dança Dandaras, lançamento do I Livro Griot do MNU- Memória de Vida e de Luta da Idosidade Negra, com a presença de alguns dos co-autores e roda de conversa Mulheres Negras- Vozes e Memórias.

A realização do evento é da equipe Palmares, Prefeitura de Rio Claro, Grupo Reencontro, Feira das Pretas, Grupo Bailar, e Conselho de Griot´s.

Participe!

A programação é aberta à comunidade. A Philarmônica fica na Rua 05, 914, esquina com a Avenida 5, no Centro de Rio Claro/SP.

Defesa Civil, Feena e PMAmb se unem em nova operação em RC

Na tarde desta terça-feira, 15 a Defesa Civil de Rio Claro e a Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (FEENA) em conjunto com a Polícia Ambiental realizou a segunda ação de fiscalização integrada na unidade de conservação.

A ação que recebeu o nome de “Impacto Força Total” concentrou os trabalhos nos bairros, Conduta, Vila Paulista, Orestes Giovanni, São Miguel, Vila Industrial e Bairro dos Lopes.

O principal objetivo da operação foi identificar pontos de pesca irregular, descarte de resíduos, queimadas irregulares e cortes no entorno da Feena além de ocupações irregulares.

A iniciativa faz parte de um planejamento estratégico de fiscalização desenvolvido para o combate aos incêndios florestais e à preservação ambiental. Segundo os organizadores, ações como esta seguirão intensificadas ao longo dos próximos meses, com foco na prevenção de queimadas e conscientização da população.

De acordo com as autoridades envolvidas, a parceria tem se mostrado fundamental para a proteção da floresta e o fortalecimento da educação ambiental nas comunidades do entorno.

Na primeira ação fiscalizatória os trabalhos se concentraram no bairro dos Lopes. Moradores foram orientados quanto ao uso inadequado do fogo para a limpeza de terrenos — prática comum na região, porém considerada perigosa e irregular, especialmente neste período de estiagem.

POLÍCIA: bando invade sítio em Rio Claro, rende caseiros e tenta roubar gerador

Cinco criminosos invadiram um sítio na região da Cachoeirinha, em Rio Claro, nessa terça-feira (15), renderam os caseiros e tentaram levar equipamentos da propriedade. Segundo a Guarda Civil Municipal, que atendeu a ocorrência, os assaltantes agiram com violência.

O caseiro foi surpreendido por um dos suspeitos enquanto cuidava das galinhas e imobilizado com um golpe conhecido como “mata-leão”. A esposa dele também foi contida ao tentar fugir. O casal teve os celulares roubados.

Os criminosos já haviam separado um gerador, que seria levado com o uso de cordas, quando foram surpreendidos pela chegada do proprietário do sítio. A presença dele assustou o grupo, que fugiu rapidamente. Três correram em direção a uma área de mata e dois seguiram rumo à rodovia.

A casa dos caseiros teve a porta arrombada, e a perícia foi acionada. A Polícia Civil investiga o caso. Até o momento, ninguém foi preso e não há imagens do crime, pois o local não conta com câmeras de segurança.

Três bairros recebem mutirão da dengue hoje

Equipes da prefeitura de Rio Claro estão hoje (16) desde às 8 horas no Jardim Regina Picelli, Residencial Gracioli e Jardim São Caetano para grande mutirão de limpeza. Os moradores devem colaborar colocando em frente de suas residências, até o início da manhã, todo material inservível, como pneus velhos, latas, móveis quebrados, garrafas e outros itens que possam acumular água.

Será o 16º mutirão feito pela prefeitura em 2025 e até agora 1.500 toneladas de materiais foram removidas, entre os quais, muitos potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. No mutirão realizado dia 2 de julho no bairro Cidade Jardim, 64,3 toneladas de materiais foram levados para o descarte correto.

A iniciativa é parte dos esforços da prefeitura no combate ao mosquito Aedes aegypti. Além do cata-bagulho, a ação da prefeitura inclui limpeza de terrenos e a recolha, também nos espaços abertos, de materiais que possam ser criadouros do Aedes aegypti. Os agentes de combate a endemias fazem vistorias nas residências e orientam a comunidade sobre prevenção à dengue.

Trabalho semelhante já foi realizado no Jardim Progresso (147,5 toneladas de materiais recolhidos), Araucária (quase 100 toneladas), no distrito de Ajapi (63 toneladas), na Vila Cristina e São Miguel (65 toneladas), Jardim Santa Elisa (67,6 toneladas), Floridiana (56,6 toneladas), Jardim América (55 toneladas), Parque Universitário (90 toneladas), bairro Mãe Preta (84 toneladas), Bela Vista (93 toneladas), Vila Alemã (101 toneladas), Vila Nova (85 toneladas), Arco-íris (53 toneladas) e Cervezão (119 toneladas). Vale destacar que, de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 70% dos criadouros do mosquito da dengue estão dentro das residências, por isso a população precisa estar alerta com as condições de sua residência e quintal, para evitar qualquer recipiente de água parada.