Lucas Calore

Atenção, famílias que têm cães e gatos em casa. Neste fim de semana começam os trabalhos de vacinação antirrábica (contra a raiva) na zona urbana de Rio Claro promovidos pela Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro.

De acordo com Josiel Hebling, gerente do Centro de Controle de Zoonoses do município, a expectativa é de vacinar em média 20 mil animais até o início do mês de abril.

Entre julho e novembro de 2015, os agentes vacinaram 2.767 cães e 897 gatos na zona rural da cidade. O cronograma foi paralisado no fim do ano passado, porque o CCZ não havia recebido as novas doses da vacina do Ministério da Saúde, o que ocorreu somente há cerca de 10 dias.

Donos de animais devem levar cães e gatos para serem vacinados
Donos de animais devem levar cães e gatos para serem vacinados (Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/AgBr)

Os animais de grande porte (equinos e bovinos) também precisam ser vacinados contra a raiva. Neste caso, os proprietários devem adquirir as doses de vacinas – disponíveis em agropecuárias – e providenciar a aplicação nos animais.

Vale lembrar que as equipes do Zoonoses irão, aos finais de semana, diretamente aos bairros de toda a Cidade Azul para realizar a vacinação nos bichos de estimação.

Quem desejar antecipar a vacina pode levar o animal de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30, na sede do CCZ, que fica na Rua Alfa, nº 347, no Distrito Industrial. A programação completa pode ser conferida no site www.cczrioclaro.wordpress.com. Em caso de chuva, os trabalhos serão remarcados.

Sinais da raiva

Os sinais da doença variam conforme a espécie. Quando a raiva acomete animais carnívoros, com maior frequência eles se tornam agressivos (raiva furiosa) e, quando ocorre em animais herbívoros, sua manifestação é a de uma paralisia (raiva paralítica). Em todos os animais costumam ocorrer os sintomas: dificuldade para engolir, salivação abundante, mudança de comportamento, hábitos alimentares e paralisia das patas traseiras. Nos cães, o latido torna-se mais rouco.

DIA 13/02 (SÁBADO)

VILA VERDE  AV. 1 C/ RUA 19

VILA INDUSTRIAL  4 C/ AV. 1 (PONTO DE ÔNIBUS)

CHÁCARA RUPIARA (MANHÃ – 9:00 ÀS 12:30 HORAS)  DOS ESTUDANTES C/ AV. 7 e R. 4

RESIDENCIAL (TARDE – 13:00 ÀS 16:00 HORAS) R. 3A C/ AV. 84A e 86A (PRAÇA DO HOTEL TERTULIOS)

FLORENÇA (MANHÃ – 9:00 ÀS 12:30 HORAS) – PORTARIA

RECREIO DAS ÁGUAS CLARAS (TARDE – 13:00 ÀS 16:00 HORAS) – PORTARIA

AMÉRICA  Av. 54A C/ R. 4A e 5A (PRAÇA)

VILA CRISTINA  JOSÉ FELÍCIO CASTELLANO (U.B.S.)

 

DIA 14/02 (DOMINGO)

ARCO ÍRIS / JD. VILAGE 9 C/ R.16 (ESCOLA JOSÉ CARDOSO)

ARCO ÍRIS  6 C/ R. 3 (QUADRA POLIESPORTIVA)

VILA SÃO MIGUEL  9A C/ AV. 72A e 74A (ESCOLA SYLVIO DE ARAÚJO)

VILA SÃO MIGUEL  ANEL VIÁRIO C/ AV. 70A

MÃE PRETA  R. 12 C/ AV. 1 (P.S.F.)

BANDEIRANTES – R. 14 C/ ESTRADA DA BOMBA (ANTIGO C.R.A.S. BANDEIRANTES)

 

ENTREVISTA

Confira entrevista com Josiel Hebling para a Rádio Excelsior Jovem Pan News clicando no player abaixo.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Parceria CIEE/Conecta abre vagas para jovens

Rio Claro tem 975 casos de dengue