Número abrange os meses de janeiro a julho de 2017; já, em 2016, 39 escorpiões foram localizados em Rio Claro

Laura Tesseti

O Centro de Zoonoses de Rio Claro atua de forma bastante efetiva na orientação e na prestação de serviços para a população. E no caso dos escorpiões não seria diferente. “Em 2016, 34 acidentes envolvendo os escorpiões foram registrados em Rio Claro, já neste ano, até o mês de julho, 14 casos. Sobre os escorpiões capturados, em 2016 foram 39 e, em 2017, de janeiro a julho, 57”, fala Elaine Knothe, profissional do Zoonoses.

A especialista explica que na região existem três espécies de escorpiões. “Por aqui encontramos o escorpião amarelo, considerado um dos mais perigosos e infelizmente é muito comum na nossa região. Temos também o chamado de escorpião marrom ou preto, e o bothriurus, que chega a até três centímetros e pode ser confundido com um filhote, mas não é. As duas espécies já citadas podem chegar a até sete centímetros de comprimento”, fala.

O departamento realiza a recolha dos animais e também faz vistoria quando necessária nos locais, assim como palestras em instituições de ensino e empresas. “Em casos de aparecimento de escorpiões, basta contatar o Centro de Zoonoses que realizamos os procedimentos necessários e damos as devidas orientações pelo telefone (19) 3535-4441. Nossos profissionais também ministram palestras”, finaliza.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.