Representantes das Santas Casas e hospitais filantrópicos de todo o Brasil estiveram reunidos nesta quarta-feira, 20 de março, em Brasília, para discutirem assuntos ligados às linhas de crédito de FGTS, além de ações e programas do Ministério da Saúde. Convidados pelo presidente da Frente Parlamentar Mista, deputado federal Antonio Brito, a Santa Casa de Rio Claro esteve representada pelo vereador Yves Carbinatti. “Eu alinhei alguns outros compromissos que já estavam na minha agenda para poder atender ao convite já que a saúde pública e a Santa Casa e especial são assuntos de grande importância para o nosso município”, comenta Carbinatti.

Também estiveram presentes representantes da Caixa Econômica Federal, do BNDES e do Ministério da Saúde para debater a situação financeira e de gestão das instituições. O objetivo, segundo o coordenador da Frente, é a busca de novos recursos para as entidades com incentivos aos contratos hoje feitos pelo governo federal, estadual e municipal através do Sistema Único de Saúde – SUS. Também foi destaque, as dívidas das Santas Casas de todo o país que hoje já soma 22 bilhões.

No ano passado, através de medidas provisórias, o governo disponibilizou uma linha de financiamento com recursos do FGTS para rolagem das dívidas, porém, a medida ainda não foi regulamentada. Segundo Brito, nos últimos anos 218 instituições fecharam suas portas por dificuldades financeiras. “Sabemos que a Santa Casa de Rio Claro é um exemplo de gestão, porém, também sofre com a defasagem da tabela SUS está que causa um grande déficit”, explica o vereador.

O atual presidente da Confederação Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Brasil, Edson Rogatti, falou em nome dos federados e cobrou maior reconhecimento do governo federal pelos serviços prestados à população. Segundo ele, as Santas Casas são responsáveis por 60% dos atendimentos SUS e pediu agilidade na regulamentação da atual medida provisória.

Yves Carbinatti estará de volta à Rio Claro nesta sexta-feira, 22 de março e irá se reunir com os diretores da Santa Casa de Rio Claro para fazer um balanço sobre os temas abordados na reunião. “A saúde pública tem sido vítima de um descaso geral em todo o Brasil e como vereador preciso não apenas acompanhar, mas, ajudar e pressionar o poder público para que essas situações sejam resolvidas. A saúde é um direito do povo, previsto na constituição”, comenta.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.