Antonio Archangelo

As notícias veiculadas pelas redes sociais que apontam demissões em massa na unidade da Whirlpool em Rio Claro foram negadas pela empresa nessa quarta-feira, 6 de julho. Procurada, a assessoria de comunicação da empresa informou que “não há fundamento nas notícias veiculadas nas redes sociais”.

Segundo a Whirlpool, não existem demissões em massa na cidade de Rio Claro. “O que existe, no momento, é a adoção de férias coletivas para a necessária manutenção dos equipamentos para o início das atividades no segundo semestre”.

Em 2012, impulsionada pela redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para os produtos da linha branca aquecendo o mercado de eletrodomésticos, as empresas que produzem esses equipamentos criaram novos postos de trabalho e aumentaram o número de contratações.

A Whirlpool Latin America, que atua no Brasil com as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, anunciava a criação de 1.000 novos empregos diretos, gerados pela redução de IPI nas unidades da fábrica em Rio Claro e Joinville. Na época, a Whirlpool afirmava que “a redução do IPI tem contribuído amplamente para movimentar a economia. Em primeiro lugar, traz um benefício real aos consumidores, que adquirirem produtos mais eficientes e de alta essencialidade”.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.