O grupo de voluntários SOS Horto Florestal Navarro de Andrade realiza domingo (21) plantio de 150 mudas de árvores na Floresta Estadual de Rio Claro. A atividade tem início às 8 horas e deve se estender por toda a manhã. O grupo está mobilizado há quatro anos e desde o ano passado vem fazendo plantios em áreas devastadas da Feena. O mutirão de domingo conta com apoio da prefeitura, que está cedendo trator e ajudou no preparo da área para o plantio.

O SOS Horto Florestal tem à frente os voluntários Carol Mortari, Yolanda Seraphim, Alexandre Carrilli e Marcelo Borba. Reúne vários setores da sociedade, como a Unesp, OAB, setor público municipal e setor privado, entre outros. “Começamos a nos articular a partir de uma série de incêndios que atingiram a floresta há alguns anos durante um período de forte estiagem”, explica Borba, destacando que toda a ação realizada pelo grupo tem autorização do governo do estado, que administrada a área por meio da Fundação Florestal.

Em outras duas ocasiões o SOS Horto Florestal Navarro de Andrade plantou cerca de 300 mudas na floresta, 200 perto do estacionamento e outras 100 em um ponto de difícil acesso da área verde. “Se contarmos os replantios necessários para a manutenção desse trabalho, já plantamos quase mil mudas”, observa Marcelo Borba, frisando que os voluntários arcam com custeios de maior parte das operações de plantio, como limpeza e adubo.

Para o plantio desse domingo, a prefeitura também providenciou substrato, que é material que serve de suporte onde as plantas fixam as raízes. “Atitudes como essa têm todo o nosso apoio, pois nos auxiliam no programa de arborização da cidade, que no ano passado recebeu mais de 7.000 árvores”, comenta o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção, Emílio Cerri. Entidades privadas também colaboram com o grupo, fornecendo materiais como estacas.

De acordo com os organizadores, todos estão convidados a participar do plantio desse domingo, que será feito em trecho da floresta nas imediações da Vila Bela, perto do campinho de futebol.

 

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.