Nesta semana, até o próximo sábado (15), a população de Rio Claro poderá conhecer um pouco mais sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Grupos de voluntários vão pintar símbolos de cada um dos ODS em pontos-chave da cidade. A ação faz parte de uma série de eventos que serão promovidos pela Whirlpool Corporation, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, com o objetivo de divulgar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU no país. 

Chamada de Rota dos ODS, a ação tem como proposta convidar a população de Rio Claro para conhecer os objetivos acordados por 192 países, signatários da Organização das Nações Unidas (ONU), para implantar o desenvolvimento sustentável e tornar o mundo melhor para esta e futuras gerações.  

A pintura da Rota é uma atividade preparatória para a chegada do projeto Caminhão Conhecendo os ODS, que será realizado em 10 de Agosto, com grande ação na Praça Central da cidade. O projeto é realizado pela NTICS Projetos e patrocinado pela Whirlpool Corporation. Além de Rio Claro, o Caminhão também será levado para Joinville (SC) e Manaus (AM), cidades onde a Companhia possui unidades fabris.

Para a pintura da Rota em Rio Claro, grupos de voluntários de escolas, universidades, associações, das secretarias municipais de Educação e de Meio Ambiente, além de coletivos da cidade, estão se organizando para as ações que vão ocorrer em locais como Jardim Público, Centro Público de Economia Solidária, Sala Verde no Lago Azul, Unesp, Estação das Artes e várias escolas da rede municipal de ensino. A primeira pintura foi realizada neste domingo (9) na Praça Central. 

“Pensamos nessa ação como uma forma de trazer para mais perto da realidade das pessoas os temas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Às vezes, parece que isso não tem nada a ver com a vida do cidadão comum, mas tem. Conhecer o que são os ODS é importante para que cada um possa fazer sua parte e contribuir para a evolução dos indicadores relacionados a saúde, educação, crescimento econômico, proteção do meio ambiente, entre outros”, explica Ana Carolina Xavier,  CEO da NTICS Projetos, responsável pela ação na cidade.

Sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Os ODS indicam como as nações podem alcançar um desenvolvimento social, econômico e ambientalmente sustentável, tendo como foco um mundo melhor para todos. Os 17 Objetivos e suas 169 metas para melhorar os indicadores em várias áreas foram definidos em 2015, em continuidade e aprimoramento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), por 193 países durante a Assembleia Geral da ONU. O Brasil foi um desses países a assinar compromisso de melhorar seus indicadores até o ano de 2030.

Cada um dos objetivos trata de uma área diferente, mas estão interligados. São eles:

1 – Erradicação da Pobreza.

2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável.

3 – Saúde e Bem-Estar.

4 – Educação de Qualidade.

5 – Igualdade de Gênero.

6 – Água Potável e Saneamento.

7 – Energia Acessível e Limpa. 

8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico. 

9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura. 

10 – Redução das Desigualdades. 

11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis.

12 – Consumo e Produção Responsáveis. 

13 – Ação contra a Mudança Global do Clima. 

14 – Vida na Água.

15 – Vida Terrestre. 

16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes. 

17 – Parcerias e Meios de Implementação. 

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.