Adriel Arvolea

Volume de chuva em 2014 está 750 mm abaixo da média anual De janeiro a novembro de 2014, choveu apenas 704 milímetros em Rio Claro, sendo que a média anual é de 1.450 mm
Volume de chuva em 2014 está 750 mm abaixo da média anual
De janeiro a novembro de 2014, choveu apenas 704 milímetros em Rio Claro, sendo que a média anual é de 1.450 mm

Novembro fechou com apenas 150 milímetros de chuva, sendo que a média para o mês é de 160 mm. Apesar do registro em Rio Claro, o resultado mostra-se menos preocupante com relação a períodos anteriores.

Em outubro, por exemplo, choveu 25 mm, sendo que o estimado para o mês são 200 mm. Os dados são do Centro de Análise e Planejamento Ambiental (Ceapla) da Unesp Rio Claro e apontam para um cenário nada animador para dezembro.

“Em dezembro não deve chover muito. No ano passado, foram registrados 150 mm – abaixo dos 200/300 mm para o mês. Além disso, o acumulado de 2014 soma 704 mm. A média anual é de 1.450 mm de chuva”, comenta o técnico do Ceapla, Carlo Burigo.

O técnico reforça, ainda, que a população deve manter o controle sobre o consumo d’água. Mesmo que não haja sinal de racionamento para o município, é preciso economizar. “Basta chover para que alguns achem que não precisa mais economizar água. Muito pelo contrário, pois vai demorar para que os reservatórios se recuperem”, orienta.

Consumo

Segundo levantamento do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro, o consumo médio no município é de, aproximadamente, 1.160.000 metros cúbicos de água mensalmente. Por habitante, – é estimado entre cinco e seis m³/mês, ou seja, de cinco a seis mil litros. O número é alto, já que a Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza cem litros diários.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.