Os moradores de Ajapi cobram do poder público providências quanto à coleta de lixo no trecho da estrada vicinal que liga o distrito a Ferraz. Segundo os munícipes, desde o mês e abril que caçambas instaladas próximas ao acostamento da pista foram retiradas do local. O que se vê hoje é a grande quantidade de lixo depositada na área.

Val de Andrade, que reside em Ajapi, lembra que, apesar de haver coleta do lixo três vezes por semana dentro do distrito, os resíduos estão se acumulando semanalmente na estrada. “Estamos abandonados sobre esse assunto. Tiraram as caçambas dizendo que um ecoponto seria feito, mas não fizeram”, disse.

A moradora acredita que a ação da comunidade de despejar o lixo na beira da pista é errada, no entanto a volta das caçambas seria uma alternativa viável para cessar o problema. “Pedimos à administração que as tragam de volta. E que os moradores colaborem também para que Ajapi seja um distrito melhor para todos”, comenta.

Prefeitura

Questionada sobre a possível volta das caçambas, a administração municipal informou em nota que o serviço de recolha de lixo domiciliar está sendo realizado normalmente no distrito. “Os moradores de Ajapi também contam com a operação cata-bagulho, na qual caminhão da prefeitura percorre mensalmente os bairros recolhendo móveis velhos e materiais inservíveis sem os moradores precisarem sair de casa”, diz a nota.

Sobre o ecoponto, a Prefeitura de Rio Claro informou que um dos locais estudados para criar um novo espaço fica em Ajapi, mas não comunicou prazos.

Ecoponto

A administração municipal ressalta, ainda, que os ecopontos existentes em Rio Claro não recebem lixo domiciliar, pois existe o serviço específico para sua coleta.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.