Antena da Vivo afixada nas laterais de postes de iluminação, além das caixas subterrâneas

Antonio Archangelo

Antena da Vivo afixada nas laterais de postes de iluminação, além das caixas subterrâneas
Antena da Vivo afixada nas laterais de postes de iluminação, além das caixas subterrâneas

Por meio de nota, a assessoria de imprensa da empresa Telefônica/Vivo confirmou a chegada do chamado sinal 4G às cidades de Rio Claro e Araras.

“A Telefônica Vivo acaba de ativar sua rede 4G em mais dezesseis cidades de sete estados (SP, RJ, RS, MG, MS, MT e GO) e agora atinge a marca de 127 municípios onde a tecnologia de quarta geração já pode ser usada pelos seus clientes. É a maior cobertura do Brasil, em localidades onde vivem um total de 77 milhões de pessoas”, revelou.

“Oito das novas cidades com 4G ficam em São Paulo: Americana, Araras, Jundiaí, Marília, Rio Claro, Santana de Parnaíba, São Vicente e Valinhos. A ativação inclui também Campos dos Goytacazes e Nova Friburgo (ambas no Rio de Janeiro), Passo Fundo e Santa Cruz do Sul (RS), além de Rio Verde (GO), Pouso Alegre (MG), Dourados (MS) e Rondonópolis (MT). A Vivo lidera o mercado de 4G, com participação de 38,5%.”

A empresa está lançando seu novo portfólio para o cliente pós-pago, agora com todos os planos compatíveis com 4G, franquia de dados de até 20 GB (quase sete vezes mais em relação a antigos planos 3G), ligações ilimitadas para Vivo fixo ou móvel no Brasil e SMS para todas as operadoras. O número de planos cai de 78 para seis, o que simplifica a escolha do cliente e permite entender melhor os serviços contratados.

Para o diretor comercial da Vivo, em São Paulo, João Truran, a chegada do sinal a Rio Claro é um avanço. “Positiva e esperada. Estamos completamos 42 cidades com 4G, o que vem colocando a gente numa posição privilegiada em relação aos nossos concorrentes. Os lançamentos de aparelhos 4G estão avançando a cada dia. Nós também lançamos nossos produtos para contemplar o 4G”, citou ao Jornal Cidade. “Com relação à expansão, não depende só da operadora. Depende das leis regulatórias e de leis municipais e estaduais. Estamos avançando, existe um investimento para esta área. E estamos procurando soluções sem agredir ou transgredir a lei. É um motivo de orgulho, já que traz qualidade e melhorias esperadas pelos nossos clientes”, completou.

QUARTA GERAÇÃO

O 4G, que também pode ser chamado de LTE (Long Term Evolution), é referente à quarta geração de telefonia móvel, tecnologia que transmite dados de forma mais eficiente, com velocidades bem superiores às disponíveis hoje em conexão móvel.

De acordo com a empresa, a chegada da 4G, contudo, vai muito além desses benefícios mais imediatamente percebidos pelos usuários. Por ser totalmente baseada na rede IP (Internet Protocol), permite a convergência entre as redes de dados a cabo e sem fio, abrangendo smartphones, tablets, notebooks, PCs e quaisquer outros dispositivos que operam com IP. Essa convergência traz para a conexão móvel. A tecnologia 4G prioriza o tráfego de dados em vez de voz, diferentemente do que ocorria nas gerações anteriores. Esta característica contribui para que a rede seja mais rápida e estável. Outra diferença diz respeito ao número de acessos simultâneos: até 200 em 5 mHz de espectro, praticamente o dobro das redes atuais.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.