Burleson registra o treino. O técnico Léo Figueiró é o segundo, da esquerda para a direita (Divulgação/LNB)

Matheus Pezzotti

Durante a pausa das partidas da primeira etapa desta edição da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), que acontece no Praia Clube, em Uberlândia, os atletas e treinadores das 24 equipes que disputam a competição nacional Sub-22 tiveram a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos sobre o jogo com dois profissionais de franquias da NBA.

Os norte-americanos Bryan Gates, assistente técnico do New Orleans Pelicans, e Kevin Burleson, técnico de desenvolvimento do Houston Rockets e ex-jogador do Charlotte Bobcats, ministraram clínicas de fundamentos para os jogadores, em que os demais treinadores puderam interagir e aprender os métodos.

Burleson registra o treino. O técnico Léo Figueiró é o segundo, da esquerda para a direita (Divulgação/LNB)
Burleson registra o treino. O técnico Léo Figueiró é o segundo, da esquerda para a direita (Divulgação/LNB)

O Rio Claro Basquete é um dos times participantes e o técnico Leonardo Figueiró Alves comentou com a redação do JC sobre esta experiência.

“Foi uma iniciativa muito bacana da Liga Nacional. Com ensinamentos práticos, muito esclarecedores. Os técnicos são bastante acessíveis e compartilham muito conhecimento. É enriquecedor fazer parte deste projeto”, afirma.

Nos quatro jogos que disputou até agora, quatro vitórias do time rio-clarense e Léo também falou deste início e o plano de jogo, que vem dando certo.

“Eu esperava ver o time jogar o máximo para vencer as partidas, dar 100% nos jogos. Como somos debutantes, não sabia o que esperar do campeonato, que é muito difícil, e o nosso combinado era esse: de jogar o melhor em todos os jogos. Graças a Deus, conseguimos quatro vitórias, em partidas difíceis, embora os resultados, na maioria, tenham sido um tanto elásticos, não mostraram exatamente como foram os jogos. É uma competição extremamente qualificada e conseguimos começar bem”, acrescenta.

Na última partida, contra Macaé, o placar foi mais apertado (54 a 61) e um dos atletas comentou a respeito do cansaço físico pela maratona de jogos. Léo também destacou o desgaste, mas agora, nesta retomada, após três dias, espera que o time siga da mesma maneira.

“Esses jogos resultaram em muito cansaço, essa parada veio restabelecer a parte física e vamos com o mesmo propósito. Temos três adversários muito difíceis nesta sequência, mas são conhecidos, com jogadores que integram os times da categoria Adulto e vamos tentar fazer o nosso melhor mais uma vez em busca das vitórias e seguir com 100%”, finaliza o treinador.

O time rio-clarense volta a jogar nesta sexta-feira (31), contra Franca, depois encara Bauru no dia 1º e Limeira no domingo (2).

Segundo o regulamento, as 24 equipes se enfrentam em turno único na fase de classificação, dividida em cinco etapas e ao final da fase classificatória, os oito melhores avançarão à fase final, divididos em dois grupos e os dois melhores de cada chave passarão às semifinais, que, assim como a final, será disputada em partida única.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Esportes:

Velo Clube ganha do São José e avança para a semifinal

Alpinista rio-clarense vai ao Everest