Unesp é um dos locais mais utilizados pela população para a prática de exercícios físicos ao ar livre

O câmpus da Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho” (Unesp) de Rio Claro, localizada na extensão entre os bairros Bela Vista, Vila Nova e São Miguel, é um dos locais mais utilizados pela população para a prática de exercícios físicos ao ar livre, como caminhada e corrida.

“Está aumentando cada vez mais a interação da Universidade com a comunidade. O número de pessoas que têm vindo aqui é grande, tanto pela manhã quanto à tarde. Isso começou a nos preocupar, pois muitas acabam andando fora da faixa, caminhando com fone de ouvido sem prestar atenção, pessoas com crianças, cadeirantes”, comenta o diretor do Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), o Prof. Dr. José Alexandre Perinotto.

Entenda – Para disciplinar a atividade, para que ela seja segura e saudável aos usuários e para a própria Unesp, em breve os frequentadores começarão a receber uma ficha cadastral com orientações e espaço para inclusão de dados pessoais.

“Nossa intenção é fazer uma campanha para que as pessoas caminhem no sentido do fluxo. Estamos fazendo calçadas para que caminhem por elas e evitem acidentes. Na ficha poderão ser informados nome, endereço, telefone para contato de algum conhecido. Num passado recente, tivemos uma pessoa que teve um mal súbito e estava sozinha”, explica Perinotto. O ideal será que o usuário porte essa ficha no momento da atividade.

Em um folder informativo, os frequentadores ficarão cientes das orientações, bem como horário autorizado para a atividade: de segunda a sexta-feira, das 6h às 21h. Aos sábados, domingos e feriados, das 6h às 18h.

 

Entrevista – Tire dúvidas com o Dr. Perinotto no programa Jornal da Manhã, da Rádio Excelsior Jovem Pan News 1410 AM, a partir das 8h, nesta segunda-feira (6).

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.