O Casarão da Cultura sedia a instalação de arte “A culpa é minha?”, que expõe a violência sofrida pela mulher na sociedade por meio de relatos reais de violência física, sexual e psicológica. A entrada é gratuita e a classificação indicativa é 16 anos.

“Para que a violência seja combatida, precisamos falar sobre ela, até como forma de incentivo às denúncias”, observa Daniela Ferraz, secretária da Cultura.

O objetivo é desconstruir a ideia equivocada de culpar a mulher pela violência sofrida, inclusive censurando trajes. Com os relatos estarão em exposição roupas similares às que as mulheres estavam usando quando sofreram as agressões. A mostra tem como base depoimentos fornecidos por vítimas.

A exposição poderá ser vista até o dia 29 de março, de segunda a sexta, das 8 às 16 horas. O Casarão da Cultura fica na Avenida 3 com a Rua 7, Centro. O evento é organizado pela Secretaria da Cultura, por meio da Assessoria de Direitos da Mulheres, vinculada à Diretoria de Políticas Especiais, em parceria com a Fundação de Saúde.

Nos últimos 12 meses, 1,6 milhão de mulheres foram espancadas ou sofreram tentativa de estrangulamento no Brasil, enquanto 22 milhões (37,1%) de brasileiras passaram por algum tipo de assédio, segundo o Datafolha.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.