Considerada um dos bairros mais agradáveis para se viver na Cidade Azul, a Vila Paulista tem muita história! De acordo com uma agenda publicada pelo Arquivo Público e Histórico de Rio Claro, reunindo depoimentos de moradores de diversos bairros da cidade, a Vila Paulista nasceu em 1887, após a linha férrea.

Ainda segundo a publicação, que possui informações dadas por José Paoli, Sylvio Andreozzy, Roberto Copriva e José Antônio, o loteamento do local foi feito pela Companhia Paulista, daí o nome Vila Paulista. As ruas do bairro não eram calçadas, mal demarcadas, com muitos eucaliptos. Seus primeiros moradores foram imigrantes alemães e italianos. A igreja de Santa Antônio sempre foi referência.

Seu comércio era formado por empórios que vendiam de tudo um pouco para a população que ali vivia. O bairro recebeu o apelido de “Vila das Cabras”, por conta de diversas criações do animal nos sítios ali localizados. A única interligação da Vila Paulista com o restante da cidade era a Rua P-7, onde se encontrava também a antiga portaria do então Horto Florestal.

O bairro cresceu com a chegada de uma grande fábrica têxtil. Chegou também a luz elétrica e atraiu ainda mais indústrias que transformaram a vida daquela região.

Hoje o bairro ocupa uma posição privilegiada na cidade, além de estar ao lado da Floresta Estadual “Edmundo Navarro de Andrade”, tem sido morada de muitas novas famílias que encontraram na localidade muito espaço para ser feliz!

Moradora do bairro há cerca de 30 anos, Lucimeire Aparecida da Silva fala um pouco sobre sua relação com a Vila Paulista.

“A gente gosta muito daqui, é um bairro gostoso para morar. Eu vim de São Paulo quando minha filha tinha sete anos e foram todos criados aqui. Recentemente mais comércios estão chegando por aqui, antigamente não tinha nada, agora temos mais praticidade com mercado, padaria, agropecuária, melhorou bastante na minha opinião”, diz.

A moradora Lucimeire Silva ao lado de sua filha Leila Silva, também moradora do bairro

Ivo De Domênico é empresário na Cidade Azul, mora na Vila Paulista há poucos anos, mas sua história com a região é antiga.

“Minha relação com a Vila Paulista vem há bastante tempo, minha família foi praticamente estabelecida lá, meu avô tinha cerâmica no bairro. Agora estou morando por lá faz cerca de seis meses, em um dos empreendimentos lançados, e é muito bom”, relata o empresário.

Para Domênico, a Vila Paulista é um bairro que vem sendo redescoberto pelo rio-clarense.

“É um bairro supertradicional, pacífico e muito bem localizado. Estamos conectados a uma das principais vias de acesso da cidade, a Avenida 29, e é praticamente na região central, temos o Shopping também no bairro, sem falar dos privilégios de poder morar próximo a uma floresta estadual. É um bairro que vem recebendo novos empreendimentos, mudanças, chegada de novos comércios e precisa ser reestilizada, é uma localidade com um grande futuro”, pontua.

Ivo De Domênico é morador do bairro há cerca de seis meses, mas sempre teve uma ligação muito forte com a Vila Paulista

Enxergando um grande potencial na região, Ricardo Ferrari, diretor da Rino Imóveis, explica que há alguns anos os olhares estão voltados para o bairro, que cresce a cada dia.

“Há uns três anos mais ou menos, percebemos alguns vazios urbanos por aqui que poderiam receber investimentos. E temos um carinho especial pelo bairro, que é tradicional, um dos mais antigos de Rio Claro e percebemos a vocação dele para condomínios horizontais. Com isso, estamos indo para o quarto empreendimento, dois são lançamentos e temos dois entregues, percebemos uma transformação, novas casas, comércios vindos para essa região. E claro, a facilidade do bairro, estamos praticamente dentro da Feena, temos um ar puro, pela manhã chegamos a sentir o cheiro do eucalipto. Sem falar na locomoção, que se torna bastante ágil, já que estamos colados na Avenida 29 e praticamente a dois minutos do Shopping e cinco do Centro”, fala Ferrari.

blank
Ricardo Ferrari é diretor da Rino Imóveis e investe na Vila Paulista

Paulo Paoli, ex-vereador de Rio Claro e personalidade conhecida no município, mas ainda mais na Vila Paulista. Morando no local durante toda sua vida, o empresário fala sobre o que mais gosta no bairro que defende com tanto carinho e respeito.

“Nasci neste bairro e moro aqui até hoje, são dezenas de anos e fico muito feliz em ver praticamente 100% da minha família por aqui ainda. Morar aqui é uma tranquilidade, é um bairro de amigos, temos fácil acesso às pessoas, locais que frequentamos, onde chegamos encontramos amigos. Muito gostoso, quase não vemos notícias policiais, que agora começou a ganhar uma nova vida, mas é uma maravilha morar na Vila Paulista”, fala Paoli.

Sobre o progresso que toma conta do bairro, Paoli aponta diversas melhorias.

“Temos a creche “Francesco Paoli”, que foi uma obra minha, uma solicitação minha, concluída pelo atual prefeito na época. Temos também condomínios que chegaram há pouco tempo, assim como os novos que estão sendo feitos. Vemos o bairro crescer e crescer muito. Temos poucos terrenos grandes, e as melhorias continuam chegando, que felicidade poder acompanhar tudo isso”, finaliza o ex-vereador de Rio Claro e morador do bairro há décadas.

blank
Paulo Paoli foi vereador de Rio Claro e mora no bairro há décadas