Em meio à pandemia do novo coronavírus, dengue, chikungunya e zika também merecem atenção e preocupam, já que os casos neste ano de 2020 na cidade de Rio Claro já chegam a 692, de acordo com o balanço divulgado na última sexta-feira (15). Uma média de cinco casos por dia confirmados.

O Jornal Cidade solicitou um levantamento dos bairros que tiveram o maior número de casos positivos da doença até o momento e a Vila Alemã aparece no topo desta lista com 70 infectados.

Em segundo lugar aparece a Vila Indaiá com 41 casos positivos seguido de Vila Nova com 38 notificações positivas, Centro com 35 casos e Jardim São Paulo com 23 casos (veja tabela abaixo).

As outras notificações se dividem entre os demais bairros de Rio Claro. Por isso as ações de combate à dengue no município continuam sendo desenvolvidas em toda a cidade, incluindo visitas casa a casa durante a semana e mutirões aos sábados para recolher criadouros e orientar a comunidade.

Neste último final de semana as equipes estiveram nos bairros Consolação e Estádio.

O vírus da dengue é transmitido pela picada da fêmea do Aedes aegypti, um mosquito diurno que se multiplica em depósitos de água parada acumulada nos quintais e dentro das casas. A doença pode se assemelhar a uma gripe forte, mas há quadros que podem levar a óbito. Rio Claro já confirmou este ano uma morte.

Sintomas

Febre alta, dores musculares, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas avermelhadas pelo corpo são sintomas de que a pessoa possa estar com dengue.

Tags: , ,

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.