Foto: Prefeitura Municipal de Rio Claro

Orientação e fiscalização aos estabelecimentos comerciais rio-clarenses são as principais atribuições da Vigilância Sanitária. As ações visam garantir a qualidade e segurança dos produtos e serviços que são ofertados à comunidade.

Todo estabelecimento que tenha relação com a área da saúde, incluindo o setor de alimentos, deve estar cadastrado na Vigilância, que periodicamente realiza as fiscalizações para renovação da licença de funcionamento.

Além disso, o trabalho inclui busca ativa a estabelecimentos que possam estar irregulares. Em nenhum dos casos é solicitada arrecadação de alimentos ou qualquer outro tipo de doação, e, no momento da abordagem, os proprietários dos estabelecimentos devem conferir a identificação do profissional, que obrigatoriamente estará munido de crachá.

A fiscalização segue protocolos específicos da Vigilância Sanitária Estadual, que são direcionados a cada tipo de atividade. Onde são comercializados alimentos, por exemplo, os manipuladores devem ter realizado curso para isso, também são verificadas ações de controle de pragas e o correto acondicionamento dos produtos.

O trabalho é amplo e inclui, além do setor de alimentos, consultórios, laboratórios, hospitais, farmácias, clínicas de estética, cozinhas industriais e área ambiental, entre outros. A ação beneficia a população, que ganha na qualidade do que é consumido, e também os empresários, que recebem todas as orientações e esclarecimentos para levar um produto ou serviço de qualidade para o seu público, dentro da legalidade.

Em tempos de pandemia, a fiscalização sobre o cumprimento das regras da quarentena também fica a cargo da Visa, ampliando ainda mais sua área de atuação. Se no momento da abordagem houver alguma dúvida sobre a identificação do fiscal, a Vigilância Sanitária deve ser acionada pelo telefone 3533-1275. 

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.