Imagem ilustrativa. (Foto: Freepik.com)

A Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro abre na segunda-feira (11) inscrições para o curso gratuito de boas práticas de manipulação de alimentos, realizado pela Vigilância Sanitária Municipal. Com aulas no período da manhã (das 8 às 12 horas), o curso tem 40 vagas e será realizado nos dias 3, 4 e 5 de outubro, no auditório do Senai. As inscrições serão recebidas pelo telefone 3522-1419, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. “Os cursos presenciais são importantes para capacitar os manipuladores de alimentos e vêm sendo realizados periodicamente”, observa Agnaldo Pedro da Silva, que coordena a Vigilância Sanitária de Rio Claro.

O curso é direcionado principalmente a trabalhadores que manipulam alimentos em suas atividades, seja no comércio ou na indústria. Os participantes receberão orientações a respeito de prevenção à contaminação dos alimentos, armazenamento, temperaturas e boas práticas para manipular os alimentos.

As aulas também incluem participação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que dará orientações sobre as doenças transmitidas por alimentos e sobre o selo de inspeção municipal. O Corpo de Bombeiros de Rio Claro irá orientar quanto ao correto uso do botijão P13 e acidentes que podem ocorrer numa cozinha.

Maria Fernanda da Silva, chefe de fiscalização da Visa, destaca que além das fiscalizações rotineiras, o curso faz parte da educação em saúde, que é uma das atividades também desenvolvidas pela Vigilância Sanitária. “O curso, além da capacitação, abre portas para vagas de emprego aos participantes”, acrescenta Maria Fernanda.

As chamadas boas práticas na alimentação estão definidas em resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que estabelece regulamento técnico englobando procedimentos que devem ser adotados por serviços de alimentação a fim de garantir a qualidade higiênico-sanitária e a adequação de alimentos comercializados à legislação sanitária. A atividade tem o apoio da Seção de Educação em Saúde, Treinamento e Desenvolvimento (Sestd) da Fundação de Saúde.