Em junho do ano passado a prefeitura de Rio Claro reforçou a segurança do Cemitério Municipal “São João Batista” com vigilantes armados 24 horas. Quase um ano depois os casos de furtos diminuíram consideravelmente e as invasões praticamente zeraram. “Pelo menos 95% dos problemas foram resolvidos e a denúncias de furtos agora são esporádicas”, avalia o diretor municipal de Administração, Sérgio Christofoletti.

O local também se tornou mais seguro para os visitantes, já que a freqüência de pessoas estranhas que faziam mau uso do espaço também diminuiu. “Foi um investimento acertado porque a presença 24 horas dos vigilantes dá uma sensação de segurança muito maior para os visitantes”, observa o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

Para tornar o cemitério ainda mais seguro, a prefeitura estuda aumentar a altura do muro em cerca de um metro com o objetivo de dificultar as invasões. “Estamos verificando a possibilidade da obra e a disponibilidade de recursos financeiros”, explica o secretário municipal da Administração, Jean Scudeller.

O serviço de vigilância armada no cemitério é realizado por empresa contratada pela prefeitura, com investimento de aproximadamente R$ 240 mil por ano. A contratação de guarda armada é mais uma ação realizada pela prefeitura para melhorar o complexo funerário formado pelo cemitério, velório e funerária, que nos últimos meses receberam obras de reforma e manutenção.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.