O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Rio Claro (SINDMUNI) realizou nesta quinta-feira (24) uma assembleia para discutir junto aos servidores o reajuste salarial do funcionalismo público.

A reunião realizada pelo sindicato terminou em confusão, ameaça de agressão e empurra-empurra.

O tumultuo foi registrado em vídeo por pessoas que estavam na assembleia e teve início após representantes do sindicato serem questionados por alguns servidores que estavam presentes.

Nas imagens que circulam nas redes sociais é possível ver o momento em que um representante tenta apresentar as propostas de reajuste oferecidas pela prefeitura. Na sequência, ele é questionado, se irrita e parte para cima servidores, ameaçando “dar na orelha” de quem o questionou.

Procurado pela reportagem do JC, Ari Rios, Diretor de Políticas Sindicais do SINDMUNI, explicou que as duas propostas apresentadas aos servidores foram rejeitadas na assembleia.

Ari Rios também se pronunciou sobre a confusão: “São situações normais, pois os nervos naquele momento estão bem aflorados. Não teve nada que ocasionou agressões, apenas algum empurra-empurra”.

REAJUSTE

Há semanas que o SINDMUNI e os servidores públicos municipais vêm debatendo junto à Prefeitura de Rio Claro os valores para o acordo coletivo que venceu neste mês.

O pedido do sindicato foi por um reajuste de 15%, mas duas contrapropostas foram apresentadas pela municipalidade: uma é dar 6% de aumento no salário de março, mais 2% de aumento em setembro, além de cartão-alimentação de R$ 600,00. A segunda é 7,5% de aumento no salário do próximo mês mais cartão-alimentação de R$ 610,00.

As duas propostas feitas pela Prefeitura foram rejeitadas nesta quinta (24). Agora, o SINDMUNI convocará nova assembleia para retomar a discussão.

Os funcionários públicos estão há dois anos sem reajuste salarial. Isto porque no início da pandemia da Covid-19 o Governo Federal, através de uma lei complementar, congelou o aumento para os municípios que optassem por receber recursos financeiros para o enfrentamento do coronavírus.

Rio Claro foi um dos milhares de municípios que receberam os valores, diante disso, ficou impossibilitado legalmente de promover o reajuste até 31 de dezembro passado.

Na segunda-feira, a Câmara Municipal entrou no debate convocando os secretários de Justiça, Administração e Finanças para explicarem as propostas. Ainda, convidou o Sindmuni para também estar presente e debater a mudança. A reunião que ocorreria na noite desta quinta-feira, no plenário do Legislativo, foi cancelada após os secretários informarem não haver possibilidade de presença.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.