Vivian Guilherme

A Vila Paulista pode ser listada como um dos maiores bairros de Rio Claro. São mais de 40 quarteirões margeados por dois grandes símbolos da Cidade Azul: o Horto Florestal e a linha férrea. Bastante arborizado, o bairro que começou a ser urbanizado na década de 30 abriga o Shopping Rio Claro e a Capela de Santo Antônio.

Maria Barbosa, que reside no local há nove anos, conta que gosta da Vila Paulista por ser bastante arborizada e por ter uma vizinhança muito boa. “Eu gosto do bairro, é sossegado, um lugar bastante tranquilo”, comenta a aposentada, enquanto passa a tarde de quarta-feira sentada em frente a sua residência com seu neto. “Daqui a pouco minhas vizinhas se sentam junto aqui comigo, a gente fica batendo um papinho.”

Antonio Carlos de Góes soma nada mais do que 45 anos de vivência na Vila Paulista e não esconde a paixão pelo bairro. “O que eu gosto é o sossego, agora não é como antes, antes era mais sossegado”, diz o morador que lembra a época em que a Avenida Conde Francisco Matarazzo ainda era conhecida como a antiga estrada para Santa Gertrudes. Ele frisa que sente a falta de cuidados nas imediações. “É preciso cuidar mais disso aqui, porque tem Shopping, tem tudo pertinho”, diz.

Daniela Cristina de Souza mora há alguns meses na região e também destaca a tranquilidade da vila. Assim como o senhor Antonio Carlos, Daniela também acredita que a manutenção na parte de parques e jardins deveria ser mais constante. “Aqui é muito mato, é perto do Horto, precisava cortar mais o mato.”

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.