Vivian Guilherme

Foi em 1972 que a extinta Fepasa cedeu à Faculdade de Ciências e Letras de Rio Claro uma área pertencente ao então Horto Florestal Edmundo Navarro de Andrade. A Faculdade, em 1976, veio a dar origem à atual Unesp. O campus universitário Rio Claro está localizada na Vila Bela Vista.

Devido à proximidade com a universidade e o Horto Florestal, o Bela Vista é ocupado por muitos estudantes e também aposentados da antiga companhia ferroviária. Com uma paisagem privilegiada e muitas áreas verdes, o bairro deve ganhar ainda mais acessibilidade com a abertura do anel viário. Além da Unesp, o bairro conta com diversas praças e a Capela de Santa Luzia.

Bairro faz 'divisa' com a Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade, abriga a Unesp Rio Claro e a Capela de Santa Luzia
Bairro faz ‘divisa’ com a Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade, abriga a Unesp Rio Claro e a Capela de Santa Luzia

O morador Joel Carneiro de Castro comenta que o bairro é bastante tranquilo e bem desenvolvido, mas sugere um maior plantio de árvores. “Acho que falta mais arborização. Algumas áreas são bem ricas em árvores como a Unesp e o trecho do Horto, mas ainda falta”, diz.

Sebastiana Gonçalves dos Santos é só elogios para o bairro. Ela ressalta o desenvolvimento do local, com um grande comércio. “Gosto de tudo aqui, tem supermercado, papelaria, todas as coisas que a gente precisa”. Entretanto, a única coisa que diz sentir falta é de uma farmácia. “O que falta é uma farmácia, a mais próxima é na Vila Alemã, ou Cidade Nova.”

A estudante Marina Elisa de Oliveira diz que o bairro é bastante tranquilo durante o dia. “E fica perto da Unesp, eu estudo na Unesp então pra mim então é bom; as pessoas são amigáveis”, destaca.

Clique para ampliar:

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.