Vivian Guilherme

O Santa Cruz é considerado um dos bairros mais antigos da Cidade Azul, entretanto seu loteamento e expansão urbana começaram a acontecer apenas a partir da década de 50. A Igreja Matriz, que dá nome ao bairro, começou a ser erguida em 1853, sendo que sua torre foi construída a partir de 1914.

Um dos mais belos pontos do Santa Cruz é a Igreja que dá nome ao bairro, constam ainda o Grêmio da Paulista e o Espaço Livre
Um dos mais belos pontos do Santa Cruz é a Igreja que dá nome ao bairro, constam ainda o Grêmio da Paulista e o Espaço Livre

De acordo com informações disponíveis no site da paróquia, não se sabe ao certo a origem do nome da igreja, mas supõe-se que o nome adveio de uma pequena ‘santa cruz’ fincada “no meio do campo, de chão ralo e árvores tortas e esparsas, que alguma alma bondosa fez pelo irmão assassinado, nome esse permanecendo até os dias atuais”.

Além da igreja, outro ponto bastante antigo e característico é o Grêmio da Cia. Paulista, que neste mês comemorou 119 anos. Já no próximo mês, especificamente no dia 11, outra associação localizada no bairro também aniversaria, a Sociedade Veteranos, que completa 60 anos.

Clique para ampliar:

O bairro, que fica entre o Centro e o Jardim São Paulo, conta ainda com o Espaço Livre, uma escola municipal, além de um forte comércio.

Willian Rogério, que possui um comércio no local há 13 anos, diz gostar muito da vizinhança e elogia a iniciativa de cercar o jardim, fato que aconteceu há dois anos. “O bairro é bom, a vizinhança é boa. O jardim cercado ficou melhor, mas ainda falta um pouco de policiamento da região”, diz.

José Sarti, morador do bairro há 30 anos, aproveitava a tarde de quinta-feira para andar pelo bairro, ele diz que gosta da igreja e, especialmente, da praça.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.